O poder de um jogo Mobile.

pokemon-go-2.jpg

É bem conhecido hoje, por todos, que games mobile é um mercado lucrativo, mas os recentes números para a The Pokemon Company colocam em evidência o quanto vale a pena um aplicativo que revolucione. Embora as empresas privadas geralmente não tenham que anunciar suas finanças, de acordo com Serkan Toto, a TPC fez isso através do boletim oficial do governo japonês.

 

Talvez sem surpresa para alguns, o lançamento do Pokemon GO no ano passado foi um grande impulso para seus ganhos. Mas o ponto a se levar em consideração é a magnitude desse.

Abaixo está o lucro líquido da Pokemon Company nos últimos cinco anos (todos os fiscais anteriores terminaram no último dia de fevereiro):

15 fiscal (para o ano que terminou em 28 de fevereiro de 2013): US $ 16,6 milhões
16º fiscal: US $ 10,6 milhões
17º fiscal: US $ 18,4 milhões
18 fiscal: US $ 5,6 milhões
19 fiscal: US $ 143,3 milhões
Nota: isso é lucro, não receita. Depois disso, todas as despesas e passivos existentes são contabilizados, e o pote se separa da Niantic Labs e da Nintendo. Embora o aplicativo móvel tenha marcado o início do início, o jogo ainda possui mais do dobro da população de usuários do Overwatch.

É muita gente comprando Pokebolas!

No entanto, não são apenas as microtransações diretas dentro do próprio aplicativo. O impacto dos jogos móveis amplificou todos os outros produtos sob a bandeira da The Pokemon Company. As vendas de jogos Pokemon 3DS duplicaram durante a versão inicial especificamente por causa da enorme ubiquidade de sua presença pública. Essa amplificação maciça provavelmente deu um grande “empurrão” em fazer o Pokemon Sun / Moon um dos mais bem sucedidos lançamentos da franquia.

Ah, isso não ajudou apenas os jogos de Pokemon, mas alavancou todas as vendas da Nintendo, bem como suas ações e contribuiu muito para a credibilidade no mercado, preparando o terreno para o lançamento do novo console Switch, outro sucesso de vendas, que vem se mantendo no topo desde o release.

O  Pokemon GO levou um crescimento de 2600% nos lucros da empresa Pokemon no ano passado. Decaiu depois, mas a manutenção dos usuários (principalmente fora do Brasil) tem sido satisfatória.

A partir disto e o sucesso de Fire Emblem Heroes, os jogos móveis da Nintendo parecem estar indo muito (com exceção do Miitomo, extremamente questionável). Próximo questão em vista: se um Zelda móvel manterá ou não a tendência, o que dependerá muito do estilo de jogo que a BIG-N vai produzir.

A centenária empresa japonesa está solida e com um futuro bem promissor, para os que duvidavam de sua capacidade de reinventar o mercado e sobreviver antes as concorrentes Sony e Microsoft.

assinatura

Matheus Moreira Mello
Publicitário e "marketeiro digital" de profissão, desenhista e ilustrador totalmente amador. Palmeirense, amante de basquete, admirador da cultura japonesa, viagens e Coca-Cola. Vale dizer que considero videogames a arte mais completa que existe.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here