Quadrinhos para conhecer São Paulo

Reprodução de Encruzilhada, quadrinho de Marcelo D'Salete
Reprodução de Encruzilhada, quadrinho de Marcelo D’Salete

Quadrinhos para conhecer São Paulo

E aí? Você gosta de uma boa leitura? Se sim, então você irá gostar de conferir aqui a nossa lista com nossas sugestões de Quadrinhos para conhecer a cidade de São Paulo, SP. De obras realistas à obras de terror, você poderá encontrar quadrinhos de vários gêneros aqui, todos envolvendo a mesma cidade!

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil. Além disso, também temos 5 quadrinhos franceses para conhecer e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips!

São Paulo Dos Mortos

São Paulo Dos Mortos: Templo

Autor: Daniel Esteves
Ilustradores: Al Stefano, Alex Rodrigues, Samuel Bono, Sueli Mendes, Omar Viñle, Ibraim Robersom
Editora: Skript Distribuição
Data de publicação: 15 de novembro de 2021
VENCEDOR do HQMIX de melhor publicação independente de grupo. 
Disponível à venda via Amazon (Clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse:

Os mortos voltaram as ruas da cidade em histórias inéditas, apresentando novos personagens e contando com o retorno do Mortoboy. As histórias são ambientadas no Brás, Paulista, Luz e no Zoológico paulistano, com todos esses lugares tomados por zumbis numa tentativa de refletir certos conservadorismos do presente através destas narrativas ficcionais.

Quais

Quais

Autor: Roger Cruz
Ilustradores: Davi Calil
Data de publicação: 2 de setembro de 2021
Vencedor do prêmio HQMIX (Melhor Publicação Independente)
Pintado em aquarela e guache
Quais está disponível à venda via Amazon na versão em inglês (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse:


Criado e escrito por Roger Cruz (X-Men, Robin) e ilustrado por Davi Calil (One Night at L’Enfer), QUAIS apresenta contos baseados em letras de samba de Adoniran Barbosa, um dos maiores sambistas e compositores brasileiros.
QUAIS vem de ‘Quaisqualigundum’, o título original do livro em português, que também é um verso de uma das canções mais conhecidas e populares de Adoniran.
Histórias de drama misturadas com comédia, o livro mostra o cotidiano de personagens de São Paulo, a maior cidade da América do Sul.

Raul

Raul

Autor: Alexandre De Maio
Editora: Elefante
Data de publicação: 1 de março de 2018
Um livro-reportagem em quadrinhos como existem poucos no Brasil.
Nós temos uma resenha da HQ em nosso portal: Raul (HQ nacional, 2018) – Resenha
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse:

Rafa cresceu na Baixada Glicério, região central de São Paulo, e desde criança teve contato com o crime. Gostou do que viu nas ruas e becos do bairro, e abraçou a correria. Depois de cometer alguns assaltos e quase ser morto pela polícia, porém, resolveu correr menos riscos e ganhar mais dinheiro. Tornou-se, então, um “raul” ― gíria da quebrada para se referir aos criminosos que aplicam golpes de cartão dentro das agências bancárias. Enquanto enganava clientes na fila do caixa eletrônico, aprimorando suas técnicas conforme os bancos reforçavam os mecanismos de segurança, Rafa acompanhou o surgimento de vários rappers e cantou cada novo hit internacional na frente da tevê, sem nunca perder a vontade de subir no palco. Um a um, Mc Hammer, 2Pac, Snoop Dogg e Dr. Dree estouraram nas paradas de sucesso; depois de ser preso várias vezes, casar e ter um filho, Rafa passou a cantar em rodas de samba. Então vieram as composições. Ao contrário de canções denunciando a realidade da periferia e a desigualdade social do país, tônica dos raps brasileiros até então, as letras de Rafa falavam de festas, mulheres, riqueza, sonhos, vida boa. Pegou gosto pelo microfone. Com a ajuda do amigo de um conhecido, Rafa gravou um disco. Surgiram oportunidades de se apresentar aqui e ali. E o criminoso foi pouco a pouco trocando os golpes bancários pela música. Quando já havia abandonado os cartões magnéticos, que naquele tempo ainda nem tinham chip, a estrela ascendente do rap nacional foi confrontada com alguns desafios da indústria fonográfica e do showbusiness. Então, tudo mudou. A partir de longas entrevistas com Rafa, que aqui aparece com nome fictício, Alexandre De Maio reconstrói a trajetória de um garoto humilde que escolheu viver a vida loka do crime sem jamais abandonar o sonho de ser famoso. Mas Raul não trata apenas da ascensão e queda de um artista. Ao longo da narrativa, ficamos conhecendo várias modalidades de golpes de cartão praticadas no país ― um tipo de crime quase invisível ― e sua evolução ao longo do tempo.

Avenida Paulista

Avenida Paulista

Autor: Luiz Gê
Editora: Quadrinhos na Cia
Data de publicação: 27 de fevereiro de 2012
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse:

Concebida originalmente com o título Fragmentos completos, foi publicada em 1991 em uma edição especial da Revista Goodyear, de circulação restrita. Ao longo dos últimos vinte anos, tornou-se objeto cultuado e cobiçado entre colecionadores e marcou o início de um longo período de afastamento das HQs de um dos maiores quadrinistas brasileiros. Mesclando pesquisa histórica e iconográfica e o cenário de delírio e fantasia característico dos trabalhos de Luiz Gê, o álbum narra cem anos de transformações ocorridas na avenida que simboliza como nenhum outro lugar o desenvolvimento acelerado e caótico de São Paulo – da idealização de um boulevard em estilo europeu pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, passando pela construção dos grandes casarões, o início da verticalização da cidade e os ambiciosos projetos urbanísticos que nunca saíram do papel até chegar ao cenário atual de engarrafamentos e grandes arranha-céus envidraçados.

Encruzilhada

Encruzilhada

Autor: Marcelo D’Salete
Editora: Veneta
Data de publicação: 1 de maio de 2016
As obras de Marcelo D’Salete também estão em nossa lista Quadrinhos sobre a História do Brasil
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse:

Duas crianças abandonadas nas ruas da cidade grande, uma garota de programa, um usuário de drogas, vendedores de DVDs piratas, um ladrão de carros: os personagens de Encruzilhada revelam a São Paulo, por trás dos anúncios de celulares, por trás das fachadas luminosas, para além da segurança dos shopping centers. Marcelo D’Salete é autor do aclamado graphic novel Cumbe, considerada uma das melhores HQs brasileiras dos últimos anos. Cumbe foi lançado na França, Portugal, Itália. Nos EUA, será lançado pela Fantagraphics, a mais importante editora norte-americana de quadrinhos.

O que você achou de nossas sugestões de quadrinhos de hoje? Já conhecia alguma dessas obras? Se sim, então quais suas favoritas?

Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here