
O retorno mais inesperado de Jurassic World Dominion [Spoiler]
Jurassic World Dominion habilmente traz um retorno inesperado de um dos personagens mais esquecidos da franquia Jurassic Park, que é Lewis Dodgson. Ele é o sujeito de aparência curiosa que dá a Dennis Nedry a lata Barbasol no primeiro filme, trabalhando para a empresa rival de John Hammond, Biosyn. No entanto, também traz de volta aquela mesma lata de Barbasol, que todos pensavam estar perdida para sempre.

Em Jurassic Park, Dennis Nedry planeja roubar embriões de dinossauros da InGen para dar ao rival de John Hammond, Biosyn. Nos primeiros minutos do filme, ele é visto conhecendo Dodgson, que lhe dá uma lata de creme de barbear Barbasol, que pode armazenar embriões de Dino por 36 horas. No entanto, durante o processo de roubo, Nedry acaba sendo morto por um Dilophosaurus e perdendo os embriões. A lata se perde na lama, presumivelmente para sempre. Ao longo dos anos, portanto, seu destino tem sido objeto de especulação.

Em Jurassic Park: The Game, lançado em 2011, a caixinha é um dos principais pontos-chave da história. Nima, um contrabandista contratado para encontrar a lata, se infiltra na Ilha Nublar durante os eventos do primeiro filme, mas a ilha está sendo evacuada devido à forte tempestade. Ela enfrenta os dinossauros liberados e encontra a lata de Barbosol. Entretanto, perto do fim, o jogador decide se Nima salva a lata ou outro personagem. O jogo nunca foi considerado canônico, então o verdadeiro destino da vasilha permaneceu um mistério para os fãs. Pelo menos até o último lançamento da franquia.
Jurassic World Dominion traz de volta Biosyn e Lewis Dodgson, agora interpretados por Campbell Scott. Dodgson é agora uma figura proeminente no trabalho para proteger os dinossauros, que agora vagam livremente pelo mundo após os eventos de Fallen Kingdom. Mas a Biosyn esconde um lado mais sombrio de seus objetivos, querendo controlar a agricultura do planeta liberando gafanhotos geneticamente modificados que foram extintos há muitas eras. O filme também revela que Dodgson tem trabalhado com o Dr. Henry Wu, que tem a oportunidade de se redimir mais tarde no filme.

Quando as coisas vão mal, como sempre acontecem, Dodgson tenta escapar, e ele é visto recuperando alguns itens de sua coleção de recordações. Um desses itens é a lata Barbasol, que além de provocar nostalgia em muitos fãs da franquia, encerra o debate sobre seu destino. Dominion não é claro sobre como a lata foi encontrada, mas é um objeto de extrema relevância para Dodgson, tratando-a com tanto cuidado, sem falar em sua importância geral no fechamento do arco da história da franquia.
O trailer da última temporada de Jurassic World: Camp Cretaceous oferece um vislumbre da lata de Barbosol. Então pode-se supor que ela explicará como ela foi encontrada e chegou à coleção de Dodgson. Entre isso e Dominion, os fãs podem finalmente acabar com esse mistério.
Para assistir ao último capítulo da franquia, Jurassic World Dominion está atualmente nos cinemas. Jurassic World: Camp Cretaceous terá a sua transmissão na Netflix em 21 de julho.