Chainsaw Man: Por que Denji é movido pela perversão?
O Denji de Chainsaw Man parece não possuir quaisquer aspirações de longo prazo para o futuro ou propósito significativo na vida. Dessa forma, ele é muito diferente do típico herói protagonista como Naruto, cujo sonho é ser Hokage, ou Monkey D Luffy de One Piece, e sua busca para se tornar o Rei dos Piratas. Isso piora se compararmos com Edward, de Fullmetal Alchemist, cuja maior motivação é devolver o corpo de seu irmão. Denji não se motiva facilmente por nada além do potencial de ter intimidade física com mulheres. Até mesmo seus companheiros de equipe e alguns oponentes percebem suas motivações como superficiais e questionarem por que Denji é movido pela perversão!
O mais intrigante é que ele colocará sua vida em perigo pelos mesmos motivos. Ok, não é como se ele objetificasse completamente as mulheres. Tanto que Denji mostrou uma forte simpatia pelos sentimentos de Power em relação ao Miauzinho. Ele era capaz de simpatizar com Power, comparando seu amado Miauzinho com Pochita. Denji é mais do que capaz de ter outras razões para lutar, mas nada supera o objetivo principal de Denji: suas necessidades primordiais. Por que Denji é movido pela perversão? Esse é o questionamento de muitos fãs da obra originalmente escrita e ilustrada por Tatsuki Fujimoto!
O texto a seguir pode conter spoilers dos episódios Chainsaw Man, agora disponível via Crunchyroll. Se você é novo por aqui, então confira nosso Guia Chainsaw Man: tudo sobre o anime e o mangá, teorias, resenhas e muito mais!
Denji lutou por anos – e agora tem suas necessidades atendidas
O protagonista teve uma infância atroz, mal capaz de atender às suas necessidades básicas, como comida e abrigo. Seu pai estava em dívida com a Yakuza e acabou se enforcando quando Denji era criança. A Yakuza repassou dívida de seu pai para Denji. Quando a obra comela, ele ainda está sendo forçado a trabalhar para saldá-los. Denji vendeu seu próprio olho, rim e um de seus órgãos reprodutivos por essa dívida. Em termos de necessidades básicas, ele mora em um barraco, e dorme em um colchão sem colchas ou cobertores. E dá para notarmos que ele comeu pão simples a vida toda, pois só agora ouviu falar que outras pessoas colocam geleia no pão. Havia também um indício de que Denji tinha uma doença cardíaca e que ele também estava condenado a morrer jovem.
Como resultado, ele sempre falava sobre uma vida normal para Pochita como se fosse apenas um sonho impossível. É claro que ele desistiu de qualquer chance de uma vida normal neste momento. Além disso, essa dívida compreensivelmente o colocou em um estado de desamparo aprendido. Isso significa que ele havia desistido de tentar mudar sua situação ou sair dela. Em um estado como este, é difícil pensar que a situação mudará e, portanto, ele nunca pensou em realmente ter um futuro além da dívida.
Esse tipo de pensamento negativo não dá espaço para ambição ou metas significativas de longo prazo. Então, uma vez que Makima o aceita e cumpre com suas necessidades fisiológicas básicas e sentimentos de segurança, as coisas ele lutou para alcançar dia a dia, a única coisa que ele consegue pensar em obter é o próximo estágio – amor e pertencimento. Isso algo que ele nunca experimentou antes, exceto em Pochita. Por que Denji é movido pela perversão? Porque ele não compreende que o que ele sempre desejou inconscientemente é intimidade com alguém, um senso de conexão com os outros e relacionamentos significativos.
Denji frequentemente sonhava em ter uma namorada
Isso se tornou uma obsessão, mas há quem diga que não é tão absurda ou estranha. No episódio 1 do anime, Denji sempre fala sobre querer flertar com uma garota e desejar uma namorada. Ele fala com Pochita sobre coisas como trazer uma garota para casa, não ter dinheiro para trazê-la para encontros, jogar videogame com ela e adormecer abraçado a ela. Ele até diz que o único sonho que queria realizar era namorar uma garota antes de morrer. É da natureza humana querer desfrutar da companhia dos outros.
Denji fez um acordo para mostrar seus sonhos a Pochita
No final do primeiro episódio, Pochita decidiu dar a Denji seu coração em troca de Denji realizar e mostrar seus sonhos para Pochita. Depois que Makima o levou para o Departamento de Segurança Pública, ele mostrou a Pochita todos os sonhos de que falou, exceto marcar com uma mulher. Esta pode ser uma das razões pelas quais ele instintivamente lutou tanto para derrubar os demônios Morcego e Sanguessuga, especialmente depois que o último zombou de seu sonho.
Onde ler Chainsaw Man, mangá escrito e ilustrado por Tatsuki Fujimoto?
A série em mangá Chainsaw Man, escrita e ilustrada Tatsuki Fujimoto, está disponível à venda via Shopee (clique aqui para acessar a loja e garantir os seus exemplares)!
Seja você um leitor ávido de mangá ou alguém que está apenas começando a explorar esse mundo, o Box Chainsaw Man é uma adição imperdível à sua coleção. Adquira o seu box diretamente na Shopee. Clique aqui para acessar a loja e garantir o seu!
Denji ainda está preso em uma dívida de vida da qual não pode escapar
O protagonista se libertou da dívida da Yakuza, contudo agora está preso a uma dívida vitalícia com Makima e o Departamento de Segurança Pública. Ele não pode se comportar sozinho, deixar de ser um Caçador de Demônios ou fugir do Departamento de Segurança Pública, ou eles o matarão. Denji deve seguir todas as ordens do Departamento de Segurança Pública e fazer tudo o que eles dizem, ou ele está morto.
É discutível se ele tinha mais ou menos liberdade do que quando devia à Yakuza. Realmente não há muita razão para ter ambição ou planos futuros se ele está preso em outra dívida de vida, não é mesmo? Dessa forma, perseguir o prazer e o amor é uma motivação melhor para fazer as coisas do que nenhuma motivação para viver. Ainda mais que seria incoerente o ódio pelos demônios, já que Pochita era a coisa mais próxima de sua família para ele.
Ele também nunca foi à escola e não parece ter nenhuma amiga – ou nenhum amigo antes do início da série. Como resultado, Denji provavelmente nunca conheceu nenhuma mulher em sua vida. Então, passar muito tempo com mulheres atraentes como Makima, Power e Himeno o coloca em uma situação em que ele pode experimentar algo novo.
A mentalidade de Denji é extremamente pervertida, é inegável. Só que mesmo eu gostando muito mais do Aki Hayakawa, há detalhes que não posso negar. Se mover unicamente pelo desejo de experimentar o amor é superficial, mas talvez menos absurdo quanto se pode acreditar.