Kuzu no Honkai (Scum’s Wish) nos mostra a verdade nua e crua, sobre o amor como ele realmente é.
Exibição Original: 13 de Janeiro de 2017 à 31 de Março de 2017 |
Título Original: クズの本懐 / Kuzu no Honkai / Scum’s Wish |
Estúdio: Lerche | Nº de Episódios: 12 |
Avaliação: ★★★★★ (Excelente) |
Kuzu no Honkai (Scum’s Wish) é uma adaptação do mangá homônimo da autora Mengo Yokoryari. O anime adaptou todo o mangá. A adaptação foi ao ar na temporada de Inverno de 2017 (janeiro). A obra parte de uma premissa bem interessante e até mesmo talvez, um pouco polêmica. E por conta disso dividiu (e divide) opiniões até hoje. Bem leitores do Meta Galáxia, agora vamos a resenha de Kuzu no Honkai, que na minha sincera e humilde opinião foi um dos grandes animes dos últimos anos. E uma dica é que todos os episódios estão disponíveis na Amazon Prime Vídeo.
Pois bem, a premissa de Kuzu no Honkai parte de dois adolescentes por volta dos 17 anos que são Hanabi e Mugi. Hanabi é uma jovem normal, mas esconde uma paixão de longa data pelo seu vizinho e “irmão mais velho” e que hoje virou professor na sua escola. Mugi tem algo semelhante, ele é apaixonado por uma mulher mais velha. Ela era sua professora particular e agora também está lecionando na escola deles. Ambos nutrem paixões quase impossíveis e platônicas por seus hoje professores. Eles nunca se declararam para eles.
Logo, certo dia Mugi e Hanabi se esbarram nos corredores da escola e ambos percebem um no outro que estão no mesmo barco. Passam pela mesma situação de não serem correspondidos por seus amores. Ao se reconhecerem como semelhantes, eles fazem um acordo: Enquanto não conseguem se declarar e ficar com seu verdadeiro amor, eles irão fingir namorar para que ambos possam se ajudar nesse momento de carência. Porém com uma observação: essa relação não deve envolver sentimentos. Bem, a partir daí é que o anime realmente começa.
É claro que ao olhar a premissa já vamos de certa forma moldando o que achamos o que virá a acontecer com esses personagens. Mas já dá para adiantar sem dar spoilers, que Kuzu no Honkai é um anime que foge um pouco da curva das obras mais comuns. Ele pode ser classificado como um slice of life, drama , romance e seinen. Aqui veremos um desenrolar desses personagens citados (e mais alguns são adicionados mais para frente) que é tratado de uma maneira muito séria e densa. Então, não espere por um anime de romance com alguns momentos engraçados, ou cenas de uma comédia romântica. Em Kuzu no Honkai os temas são pesados e crus (ele é mais direcionado a um público mais maduro) pois ele tende a mostrar algo bem mais próximo da realidade. O anime toca na ferida do ser humano.
Kuzu no Honkai acerta em cheio ao ter essa abordagem mais séria. Através desses personagens vamos vendo o quanto o ser humano é suscetível aos seus desejos. Muitas vezes achamos que estamos no controle da situação, mas na verdade somos reféns de nós mesmos sem perceber. O anime mostra com muita coragem as verdades sobre o amor e relacionamentos que muitas vezes nos negamos a ver. E isso pode chocar as pessoas mais “puristas”, tanto que o anime dividi opiniões muito por conta disso. Então assuntos como sexo, desejo, paixão, amor, traição são postos à prova quase o tempo todo. Kuzu no Honkai tem ferramentas incríveis de questionamentos. Por exemplo: devemos seguir nossos desejos e fazer o que estamos com vontade ou vamos nos censurar e seguir as regras e rótulos da sociedade? A obra tem a capacidade de expor isso de uma maneira corajosa. O tempo inteiro somos questionados.
O anime não conta com muitos personagens, porém todos eles tem papeis e desenvolvimentos fundamentais. A maneira como Kuzu no Honkai expõe os sentimentos humanos é algo digno de palmas. Imagine que aqui você vai ver o amor sendo tratado não apenas como uma coisa linda que ele é. Mas também como é difícil lidar com isso quando as coisas não saem como planejado. Aqui temos um lado do amor sem máscaras. É o sentimento em sua essência. Quanto a parte técnica, o estúdio Lerche fez um trabalho incrível. O diretor do anime soube explorar bem os recursos visuais entre os diálogos e monólogos dos personagens. As tomadas de câmera, aquelas cenas dos quadros irem aparecendo e recortando na tela são muito bons. A trilha sonora é linda e casa perfeitamente, dando assim ainda mais impacto e peso as cenas.
Por fim, Kuzu no Honkai é um anime diferente do convencional. É uma obra de romance e drama muito bem conduzido e desenvolvido. Não estranhe se algumas lágrimas caírem pelo caminho, pois é normal. Kuzu no Honkai tem uma sinceridade absurda quanto aos sentimentos de seus personagens. Há frases no decorrer dos episódios que nos fazem parar para refletir. Será que estamos sendo sinceros conosco? Será que estamos fazendo um “papel” só para conquistar/agradar a pessoa amada? Será que conhecemos nós mesmos? Essas são apenas algumas das questões que podem ficar na sua cabeça. Kuzu no Honkai mostra o amor como ele é, mas que muitas pessoas tendem a não querer enxergar e acabar com o seu conto de fadas.
Bem, ficamos por aqui! Espero que tenham gostado da resenha e da nossa indicação desse anime sensacional que é Kuzu no Honkai. Fique ligado que em breve teremos mais resenhas e outras matérias de anime/mangá por aqui. E também fique por dentro dos animes da próxima temporada com o nosso guia! Até mais e grande abraço!
Que anime, meu velho! Não conhecia o site e fui conhecer este anime na semana passada, ele é realmente tocante, uma das melhores obras que já assisti. Me lembra um pouco de Nana (segue a recomendação se vc ainda não assistiu). Um abraço, continue firme com o trabalho que está muito bem escrito e até a próxima!
Olá Gabriel, tudo bem?
Que legal que você chegou ao nosso site, e que gostou da nossa resenha de Kuzu no Honkai. É realmente um anime não tão conhecido, porém que tem uma qualidade incrível, ainda mais por abordar o tema do amor de uma maneira mais realista e não tão romântica. Obrigado pela visita e pelo elogio. Espero que você se torne um frequentador da nossa Galáxia! Grande abraço!