Tudo existe por uma razão!!! Esse é o nome do capítulo de One Piece dessa semana. Não vou analisar os spoilers completos, somente a parte referente ao título. Recentemente, Oda anda entregando bastante, porém as revelações geram mais perguntas do que respostas. Vegapunk, o Século Perdido, Ohara e, agora, em One Piece 1069, uma revelação bombástica sobre a origem das Akuman no Mi. Temos muita coisa a falar sobre estas revelações.
A Revelação
A primeira coisa a se dizer sobre os spoilers de One Piece 1069 é que se tratam de traduções. É importante mencionar isso, pois alguns dos spoilers são interpretativos e inconclusivos. Conforme as traduções forem mudando – e elas sempre mudam -, as conclusões que chegamos podem ser refutadas ou reafirmadas. Enquanto as traduções oficiais ou mais informações não saem, vamos com o texto que temos na imagem acima.
A primeira informação que recebemos no capítulo sobre as frutas – que não está na imagem – é a de que a Gomu Gomu no Mi não está na “Enciclopédia de Akuma no Mi”. Não dá pra afirmar 100%, porém Oda praticamente responde as perguntas que surgiram quando a fruta de Nika foi revelada, sobre existir uma verdadeira Gomu Gomu em algum lugar. Me surpreende o Barba Negra, ou outros estudiosos das frutas nunca terem se tocado disso. Pior ainda é o Governo Mundial não ter forjado a Gomu Gomu nessas tais enciclopédias, pra evitar especulações.
A Origem é boa?
Falando agora especificamente sobre a origem das frutas, podemos dizer que ao se tratar de algo místico, Oda joga no seguro. Se tratam de poderes, então o fato delas possuírem uma origem não explicável em detalhes, bate com o que esperávamos. E cá entre nós, é muito melhor que uma árvore escondida em algum lugar como foi com Naruto.
Sobre o fato de serem resultado do desejo das pessoas de serem melhores, entramos um pouco na questão da tradução. Cada palavra na frase de Vegapunk, se for mudada na tradução oficial, pode tornar a informação dada menos “vaga”. Da forma como está nos spoilers, fica bem interpretativo e vazio. Mas, como é algo místico, não podemos levar cada fruta no sentido literal. Elas podem surgir, num geral, de desejos pessoais ou coletivos.
Faz sentido ou não faz?
O que estraga a origem de algumas frutas é a parte que diz “cada habilidade representa o desejo de alguém sobre o que ela pode se tornar”. Quando imaginamos a origem de alguns frutas como puros e simples desejos fortes, dá pra concluir que todas as frutas são possíveis. Mas quando tentamos olhar como este desejo poderia ajudar a pessoa a se tornar algo, ai complica.
Vamos lá: A maioria das frutas, principalmente as Logias, podem surgir da crença. A busca por uma resposta, principalmente dos “deuses”, levou a existência destas frutas. Num geral, as pessoas na antiguidade, enxergavam forças da natureza como deuses, o sol, a lua, o mar. O desejo de que estas forças correspondessem as orações, pode ter feitos tais frutas surgirem. Como o “mar” não gosta disso, daí a não existência de uma Logia da água.
De alguma forma, pode ser que o mar tenha sido a única força da natureza que se recusou a se manifestar em forma de fruta. Assim, podemos concluir que a luz, a eletricidade, a “floresta”, a areia, o fogo, o magma, o frio, etc, possuem alguma vontade própria. Pode não se tratar necessariamente de consciência como seres humanos.
No caso de consciências, poderíamos concluir que existem deuses em One Piece, o que particularmente não me agrada. Essa coisa das forças serem “conscientes”, porém não ao mesmo tempo, me agrada. Assim como o positivo e o negativo naturalmente se repelem na natureza e ela de forma “inconsciente” busca equilíbrio, podemos concluir que o mar recusar as Akuma no Mi, pode ser realmente algo natural.
Zoans
Diferente das Logias que possuem clara origem nas crenças populares, as Zoans possuem origens bem mais específicas. Frutas Míticas, como a do Luffy, Marco e Kaidou podem ter origens semelhantes as Logias. Mas as Zoans de animais comuns podem se basear no desejo de algumas pessoas de possuírem características dos animais. Desejar ter a força física de um Touro pode ter feito surgir o desejo da existência dessa fruta. Assim como a velocidade de um Leopardo, a liberdade de um pássaro, enfim.
A forma híbrida das Zoans pode ser, na verdade, a junção desse desejo. Ao utilizá-la, você adquiri as características desejadas do animal, mantendo outras características humanas. A fruta do humano, que está com Chopper, pode ter surgido do desejo dos tritões em serem humanos. As frutas ancestrais, que vimos em Wano, podem vir do desejo de estudiosos – como os arqueólogos de Ohara – de que estes animais ainda existissem para serem estudados em vida.
Paramecias
Lembram como Sanji adoraria ficar invisível para poder espiar mulheres? Ele com certeza não foi o primeiro a ter esse desejo. Pois é, se trata de um desejo bem obvio. Mas nem sempre é assim. Na categoria “Paramecia” das Akuma no Mi, temos exemplos bem bizarros acumulados ao longo dos anos. Dá pra chegar a fácil conclusão de que as Paramecias, diferentes das Logias e Zoans, se tratam de desejos “individuais” ao invés de coletivos e por essa razão, estão todas na mesma categoria.
A fruta de Law pode ter surgido do desejo de possuir poderes médicos de criar a vida eterna. A de Corazon, de ter silêncio e paz. A de Doflamingo, de tecer linhas para criar todo tipo de tecido em todo tipo de forma (ainda que ele não use assim). Há infinitos exemplos e, por mais bizarro que algumas frutas sejam, não dá pra subestimar a vontade das pessoas.
Mas então não deveriam existir muito mais Paramecias? Bem, podemos chegar a uma conclusão polêmica de que é preciso ter desejo muito forte para criar uma Akuma no Mi sozinho. Assim sendo, pode ser que somente um determinado povo possua essa capacidade: O clã dos D!!! As Paramecias, frutos de desejos individuais, podem ter surgido de uma única linhagem de pessoas com essa capacidade. Isso explicaria o porquê dos D. serem tão importantes e capazes de mudar o rumo do mundo. Basicamente, eles podem criar a solução para todos os problemas com sua capacidade de criar frutas específicas.
O mal e o Bem
Na tradução que coloquei aqui na matéria não está mais assim, mas li antes que o objetivo das frutas era que as pessoas se tornassem melhores. Porém, assim como existem “D” bons, como Luffy e Law, existem os ruins. Assim sendo, podemos concluir que o objetivo das frutas não tem uma régua moral e leva puramente a vontade das pessoas em consideração e não o objetivo delas. As forças da natureza não são boas ou ruins. Os animais, também não. Já as Paramecias, depende do D. que as criou, que pode ser ruim, como o Barba Negra, ou bom, como Luffy.
Isso justificaria frutas como a do Terremoto (que poderia facilmente entrar na categoria de força da natureza). A fruta da areia, do Crocodile, pode ter surgido do desejo de um povo de que outro povo fosse mergulhado em uma seca. Enfim, coisas ruins também podem ser desejadas, tanto a nível individual, quanto coletivo. As frutas, como eu mencionei antes, não parecem fazer essa diferenciação.
Por que se manifestar em frutas?
As frutas, como elas são, podem ter a razão de serem o “fruto” do desejo das pessoas. Costumamos chamar crianças como nosso “fruto”. Coisas que veem do nosso desejo são fruto das nossas escolhas. É uma força de expressão e ao mesmo tempo trocadilho. As frutas são fruto dos desejos da humanidade, assim sendo, a forma como se manifestam, possuem uma simbologia obvia.
Ah, já que estamos falando das Akuma no Mi de One Piece 1069, o que acha d euma lista das Frutas mais fortes? É só clicar aqui!
E se for mentira?
Ainda que pareça pouco provável, existe a possibilidade da história contada nos spoilers ser mentira. Não de Vegapunk, mas da história. Era comum tratar evoluções tecnológicas como coisas misticas. Assim como Vegapunk foi capaz de recriar uma Akuma no Mi artificial, é bem possível que todas elas tenham surgido no Reino Antigo. Acusar o Reino Antigo de “bruxaria”, pode ter sido uma desculpa para que ele fosse destruído pelos outros reinos que fundaram o Governo Mundial. As frutas, que foram criadas para ajudar a humanidade, então foram mistificadas, demonizadas, e dai a origem de seu nome.
Isso explicaria também o motivo de existir uma “Enciclopédia das Akuma no Mi”. Como foram criadas, todas foram catalogadas. Afinal, se as frutas surgem do desejo das pessoas, seria basicamente impossível catalogar todas, ainda mais se considerarmos que elas continuariam a ser criadas infinitamente. Um livro com todas as frutas indica que em algum momento elas pararam de ser criadas.
Porém, parece valer mais a pena criar várias logias do trovão, do que frutas aleatórias como a Fruta da Mola.
E se não for nem um e nem outro?
Agora entrarei na minha conclusão de tudo que li e escrevi aqui: As frutas possuem duas origens. Uma mística (as que representam forças da natureza, animais místicos ou que agregam habilidades sobre-humanas) e outra cientifica, que seriam criadas pelo Reino Antigo como forma de reproduzir as habilidades dadas pelas frutas “místicas” (não confunda com as zoans misticas), porém para fins específicos. Daí a existências de tantas Zoans “aleatórias”, parecendo não ter utilidade (como a da Girafa, de Kaku), que podem ter surgido artificialmente, assim como as Smiles.
As Paramecias que não forem forças da natureza (como a Gura Gura), podem ter sido tentativas de dar habilidades específicas: militares, como as que transformam as pessoas em armas; alimentícias, como as que permitem criar alimentos; médicas, como a Ope Ope. Até mesmo táticas, como a da porta, da invisibilidade. Enfim, não há limites para estas tentativas. Afinal, se Vegapunk conseguiu reproduzir uma Akuma no Mi artificial e o Reino Antigo era mais avançado, nada impede deles terem tido esse mesmo poder, mas ao invés de só copiar uma fruta, foram capazes de criar suas próprias. Nesse caso, o clã dos D. não teria poder para criar frutas somente pelo seu desejo, mas sim o povo do Reino Antigo possuía tal habilidade.
E você, o que achou da revelação de One Piece 1069? Esperava uma origem melhor ou diferente?