Home Anime e Mangá One Piece 1081 – Aokiji confirmado no bando do Barba Negra!

One Piece 1081 – Aokiji confirmado no bando do Barba Negra!

Em meio a tantas pausas, One Piece segue firme e forte em seus plots secundários. Não que que eu não goste do nosso protagonista, mas One Piece precisava e muito de um respiro de Luffy e os enfadonhos meios de arco. Egg Head, a exemplo dos demais, estava arrastado já e, quando voltar, estará renovado. Mas, falando deste capítulo em específico, temos muito o que discutir. One Piece 1081 mudou tudo o que muitos pensavam sobre diversos personagens!

Você pode ler a análise dos outros capítulos aquie dos Capítulos do Arco Egg Head aqui.

Sanji terá Haki do Rei???

Ainda que o volume 100 de One Piece, intitulado “Haki do rei” já tenha deixado claro, Oda coloca mais uma dica sobre Sanji ter Haki do Rei nesta Capa colorida. Sobre este poder em específico, eu gostaria muito que Oda esclarecesse o critério: os personagens que possuem tal poder estão destinado ao topo, ou somente aqueles que alcançam o topo terão este poder? Sanji sendo o terceiro mais forte do futuro bando do Rei dos Piratas, partindo do segundo critério, seria obvio e necessário. Partindo do primeiro, eu não gosto da ideia de um personagem nascer destinado ao topo.

Sanji tendo Haki do Rei colocaria ele contra aquilo que seu flashback mostra, onde ele é humilhado por ser fraco e uma falha. Todo processo e esforço que o personagem passou, sendo ele destinado ao topo, fica meio sem graça. É um problema semelhante ao da fruta do Luffy. Porém, deixarei para desenvolver isso melhor quando o HDR dele for mostrado.

Aokiji está realmente do lado do Barba Negra?

Falarei de Garp quando eu for para a luta de Law e Barba Negra, vamos focar em Aokiji como personagem. Dado os acontecimentos deste capítulo, eu gostaria de falar alguns pontos. Primeiro de tudo é que, apesar de ainda ser possível que tudo se trate de atuação, eu gostaria muito que a aliança entre Aokiji e Barba Negra seja verdadeira. Aokiji mudará de lado em algum momento? É muito provável, mas eu não gostaria que fosse algo premeditado.

A derrota para Akainu foi algo bastante pesado para o personagem. O contexto em que ele encontrou com o BN, além do fato dele não ter iniciado a briga (algo relevante), mostra que o personagem estava sem rumo. Barba Negra possui uma habilidade semelhante a de Luffy, uma espécie de liberdade dada àqueles que o seguem, ainda que todos sejam fiéis a ele. É bem possível que, assim como todos do bando de Luffy, os de BN possuam seus próprios objetivos. É um lar para aqueles que se sentem sem rumo, sem casa. Todos enxergam nestes dois personagens a possibilidade de ir além.

Aokiji estando vulnerável e sem rumo, parece-me extremamente justificável que ele tenha enxergado em Barba Negra uma esperança, um rumo, um caminho. Algo em que se agarrar, uma forma de fazer aquilo que acha certo, agora que não mais poderia fazer isso como marinheiro. E, cá entre nós, isso aprofunda muito mais o personagem do que ser um simples infiltrado da S.W.O.R.D.

Mas e por que o Barba Negra e não o Luffy?

Podemos resumir tudo em destino. É bem provável que se Luffy tivesse aparecido e chamado Aokiji para seu bando antes, ele teria aceitado. Porém, quem apareceu foi o vilão do anime, então Aokiji seguiu um daqueles capazes de mudar esta geração. Lembremos que Oda desenvolve Barba Negra de forma semelhante ao que faz com Luffy. Ele é um personagem em ascensão, alguém admirado por muitos que o enxergam no topo, algo bastante trabalhado pelo autor com o bando do protagonista.

Além disso, ainda que para nós, leitores, seja obvio que se trata de um vilão, no universo da história, ele é só mais um pirata. Suas atuações não estão fora do que se espera de um, e Barba Negra não comete atrocidades gratuitamente. Ele faz aquilo que é necessário para seus planos somente, o que o coloca abaixo, em “nível de maldade”, de Doflamingo, por exemplo. Assim, é perfeitamente possível que Aokiji enxergue nele, ainda que erroneamente, aquilo que enxergamos em Luffy.

Este erro, já que em algum momento BN se mostrará com algum objetivo maligno, será notado pelo ex-almirante eventualmente, causando a reviravolta esperada na história. Até lá, ele seguirá ordens e ajudará o vilão a alcançar o topo, como uma forma de também seguir seus objetivos. Como aquele que segue a “justiça preguiçosa”, não devemos nos surpreender que ele tenha escolhido apostar em alguém, ao invés de fazer por si mesmo, depois de ter falhado em derrotar Akainu. Voltarei a Aokiji mais pra frente, One Piece 1081 ainda tem outros assuntos.

O homem da cicatriz de queimadura

Mencionado por Kid e dado quase como certo que se tratava de Saul, temos o tal homem mencionado novamente em One Piece 1081. A primeira coisa a se falar sobre este assunto é referente a constante menção a tal personagem. Fosse algo a ser revelado num futuro distante, Oda deixaria pra lá com a saída de Kid da história e lá pra frente traria este assunto de volta. Mas as constantes menções me levam a crer que este segredo será revelado em breve. Agora, sobre quem se trata, tenhos alguns palpites:

1 – Saul

Meu primeiro palpite se trata, ainda, do próprio Saul. Ele se encaixa na questão das queimaduras e também de se tratar de um antigo membro do governo, algo mencionado por Shyriu neste mesmo capítulo. Ainda, sobre os redemoinhos e navio, não há qualquer referência anterior a estas duas questões, então elas poderiam se aplicar a literalmente qualquer personagem novo ou pouco mencionado. Por que Saul, sendo um ex-vice-almirante, assim como era Aokiji, não pode ter tal poder e força para proteger o último poneglyph?

Podemos aliar a possibilidade de ser Saul pela forma como Aokiji desconversou sobre o assunto neste capítulo. É possível que ele tenha feito a relação entre o tal homem e seu antigo amigo e tenha tentado fingir não entender nada. Ainda, ser Saul a fornecer o último Poneglyph para Luffy, proporcionaria o reencontro entre Robin e o personagem, algo emocionante, sem dúvidas.

2. – Dragon e Shiki

Somente como uma menção especial, Dragon não me parece alguém provável. Primeiro de tudo, que ele não anda por aí em um navio criando redemoinhos. Se trata de um personagem que estabelece bases, territórios, e age discretamente. Toda a emblemática envolve o tal homem, não combina com o pai de Luffy. Além disso, não há porque o personagem não ser nomeado diretamente e ele sequer possui uma cicatriz exposta.

Já Shiki, além de ser um personagem que possui habilidades diferentes, ainda era um antigo adversário de Roger e um pirata comum. Por qual motivo ele ficaria vagando enquanto protege a pedra vermelha? Shiki possui uma cicatriz, é poderoso suficiente para proteger o Poneglyph, mas não parece ter qualquer razão para tal feito.

3. Scopper Gaban

Ai você me pergunta… Por qual motivo eu citei Shiki anteriormente? Bem, existe uma História de Capa em que alguém muito parecido com Shiki aparece bebendo com Crocus e Laboon e daí o personagem e uma possível aparição permanecem em foco para os fãs. Porém, ainda existe um personagem importante da tripulação de Roger totalmente desaparecido: Scopper Gaban! E, é bem possível que o personagem que vemos nesta História de Capa seja ele e não Shiki. Ver este personagem bebendo com Crocus, seu antigo companheiro, como se estivesse de passagem, indica que ele é um viajante, o que casa perfeitamente com o que o homem da cicatriz parece ser.

Além disso, quem mais além de um dos Piratas do Roger seria melhor para proteger o último Poneglyph? Lembrando que “Gold” Roger lembra Ouro, “Silvers” Rayleigh lembra a prata e “Scopper” lembra o cobre, ou o bronze. O que temos aí? 1°, 2° e 3° do bando! Quantos membros do bando de Roger Luffy encontrou? O 1° (que obviamente não pode ser o Roger) foi Crocus. O 2°, Rayleigh, e sendo Gaban o 3°, casaria perfeitamente.

Existe uma teoria que traça paralelos para tentar adivinhar muitas coisas do futuro do anime. Uma delas envolve a aparição dos Piratas do Roger. Vejamos: Crocus apareceu logo antes de Luffy entrar definitivamente na Grand Line. Rayleigh apareceu logo antes de Luffy passar para o Novo Mundo. Ambos apareceram ao final do próximo passo de nosso protagonista. Então, não é difícil imaginar que teremos mais um dos Piratas Roger aparecendo agora que entramos no final do Novo Mundo e nos encaminhamos para o fim da história. E sendo Gaban o responsável por proteger o último Poneglyph de mãos ruins e do governo, ele precisaria encontrar Luffy.

4. Um personagem novo

Gaban não possui nenhuma cicatriz que tenhamos visto até agora, mas cicatrizes são comuns quando Oda atualiza a aparência de seus personagens ou cria alguns novos. Como dito antes, o navio negro e os redemoinhos abrem a possibilidade de ser qualquer um. Não sabemos os poderes de Gaban, ou que rumo ele tomou após se separar de seu bando. Sendo assim, tudo que Oda nos mostrou pode se tratar, na verdade, de um personagem totalmente novo.

A tal cicatriz de queimadura é mencionada por muitos como um possível sinal de escravidão. Todavia, me parece algo muito genérico para que alguém seja tão lembrado por isso. Assim sendo, provavelmente este personagem teria uma cicatriz bem característica, talvez com um Kanji que lembre a palavra queimadura, chama, ou fogo, inclusive. Este personagem poderia, provavelmente, ser um tritão, visto que o Poneglyph faltante se encontrava na Ilha dos Tritões e eles possuem a capacidade de criar redemoinhos, como vimos Jinbe fazendo várias e várias vezes. Pode ser, inclusive, que o navio negro esteja vazio, vagando com a pedra vermelha e somente sendo protegido pelos Rei dos Mares que impedem, através dos redemoinhos, que qualquer um chegue perto.

Seguindo One Piece 1081, BN x Law!

Voltando ao capítulo, Trafalgar Law aparece já derrotado, assim como todo bando dele. É um pouco frustrante Oda pular a luta e mostrar só o resultado, parecido com o que fez com Ace. Todavia, acredito que exista, neste caso, um motivo plausível. Vamos lá: Barba Negra possui um segredo em seu corpo, algo que o torna diferente e estranho. Ainda não sabemos, mas é possível que este segredo seja relevante durante lutas e por essa razão Oda nunca o mostra derrotando ninguém. Já perceberam que Marco, Ace, Law e Shanks foram feridos em off? O que há com Barba Negra que o permitiu ferir Shanks?

É possível que Oda venha a responder este pergunta quando Law revelar as circunstâncias de sua derrota. E quando veremos isso? Assim que Bepo o levar até Luffy, que é o mais provável de acontecer neste momento. Diferentemente de Kid, não acredito que a derrota de Law seja definitiva, mas sim uma forma do personagem retornar ao Sunny e viajar com Luffy novamente. E com qual propósito, você me pergunta. Bem, seguindo o que foi estabelecido neste capítulo sobre Aokiji, alguém precisa enfrentá-lo do lado dos protagonistas.

Porém, Kuzan não se encaixa com nenhum mugiwara em batalha – o que é uma das razões de muitos acreditarem que ele é um espião. Se trata de um personagem forte demais para Zoro ou Sanji, que irão enfrentar Shyriu e Pizarro. Porém, ele casaria perfeitamente com Law, fazendo um paralelo com o que ocorreu em Wano, onde Luffy enfrentou Kaidou e Law a Big Mom. Todavia, desta vez num X1. A motivação já está obvia para Law ir com Luffy nesta batalha: vingança pelo que ocorreu neste capítulo!

A derrota dos Supernovas

Agora vamos falar da imediata queda de Law e Kid e voltar à luta de Garp e Kuzan. Primeiro de tudo, podemos ver que Oda gosta de hype. Ele pega personagens que guardou por muito tempo e esclarece superioridade. Garp e Shanks são exemplos recentes disso. Outra coisa que podemos voltar a esclarecer, é que o próprio autor avisou que a partir de agora se trataria de um battle royal, com a corrida pelo One Piece afunilando. Além disso, temos um excesso de personagens e plots, com o elenco do anime precisando de uma enxugada. Kid precisava cair, por uma questão de equilíbrio.

Pela construção da Cross Guild, não teremos uma batalha deles contra o bando, então provavelmente a guilda terá um papel importante em alguma luta, que deve ser aquela contra a Marinha, visto a ideia deles caçarem marinheiros. Agora analise a frota de Luffy, Law, Cross Guild, Wano e mais outras frentes que podem apoiar nosso protagonista e a Marinha: há um claro desiquilíbrio. Adicione os Revolucionários, Dragon e Sabo a essa luta e fica difícil imaginar confrontos suficientes para estes personagens.

Essa enxugada de elenco, além de necessária, passa a trazer consequências mais verdadeiras para as ações dos personagens. É como aquela velha frase “é hora de separar os homens dos meninos”. Obviamente Luffy e Barba Negra serão aqueles que seguirão em frente até o fim.

O que esperar de Law?

Ainda temos muitas questões a serem abordadas, como o papel de Bonnie, que pode entrar para o bando e Urouge, que segue desaparecido. Os Revolucionários. A Marinha será enfrentada junto do Governo Mundial ou serão arcos e lutas separadas? Não esqueçam daquele que nos observa e protege lá de cima, ele mesmo, Deus Enel! Qual será seu papel nisso tudo? Há muito o que acontecer e, como eu disse, o elenco precisa ser enxugado para que abra espaço para estes personagens participarem.

Law, como alguém importante para questão dos “D”, deve voltar a viajar com Luffy e enfrentar Aokiji e, minha aposta, é que ele enfrentará Fujitora também, que é outro personagem que não parece se encaixar nos confrontos do bando, nem mesmo com Jinbe. Caso Law tome outro rumo, fica mais fácil imaginar que Aokiji e Fujitora simplesmente não lutarão contra ninguém do bando, visto que são personagens do “bem”.

Enfim, One Piece 1081 é um capítulo enorme, em conteúdo, que abre muitas possibilidades e tudo isto longe do enfadonho plot dos Vegapunks. One Piece, como obra mesmo, tem muito potencial de criar diversos capítulos incríveis como este, mas Oda opta por se prender a seu protagonista excessivamente. Que venha mais trabalho de mundo por parte do autor e se a coisa seguir assim, o arco final será incrível!

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile