Resenha da 1ª temporada de Kaiju No. 8: Muita hype para o control c + control v de Attack on Titan

Soichiro Hoshina

Resenha da 1ª temporada de Kaiju No. 8: Muita hype para o control c + control v de Attack on Titan

Baseado no mangá de sucesso de Naoya Matsumoto, a 1ª temporada de Kaiju No. 8 ganha vida através da animação da Production I.G, com supervisão artística do Studio Khara. Os diretores da série, Shigeyuki Miya e Tomomi Kamiya, trazem a história para a tela sob a composição e roteiro habilidosos de Ichiro Okouchi. Sobre o que é a 1ª temporada de Kaiju No. 8? Será que realmente compensa começar a acompanhar? Confira tudo aqui! Evitarei grandes spoilers.

A equipe inclui talentos como Tetsuya Nishio, responsável pela direção de animação e design de personagens, Mahiro Maeda, criador dos impressionantes kaiju, Shinji Kimura na supervisão da direção de arte, Eiji Arai cuidando da cinematografia, Aya Hida na edição, e Yuta Bandoh na composição musical. Com a empolgante música de abertura “Abyss”, interpretada por YUNGBLUD, e a melódica “Nobody”, por OneRepublic, Kaiju No. 8 promete uma mistura de ação, intriga e espetáculo visual para os espectadores.

Fã de  Kaiju No. 8, de Naoya Matsumoto, ou desejando conhecer melhor? Se sim, então confira mais conteúdos relacionados em nosso portal:

Kaiju No.8

Ficha técnica

Adaptado do mangá de Naoya Matsumoto
Estúdio Production I.G em parceria com o Studio Khara
Direção conjunta de Shigeyuki Miya e Tomomi Kamiya
Roteiro de Ichiro Okouchi
Gêneros: Fantasia e aventura
Demografia: Shounen
Disponível pela plataforma de streaming Crunchyroll

Sinopse:

Em um mundo assolado por criaturas ameaçadoras conhecidas como “Kaiju”, Kafka Hibino sempre sonhou em se alistar na Força de Defesa do Japão para derrotá-los. Kafka prometeu à sua amiga de infância, Mina Ashiro, que eles derrotariam esses monstros juntos. Com o tempo, circunstâncias da vida os forçaram a seguir caminhos diferentes, fazendo com que Kafka abandonasse sua ambição. Ele conseguiu um emprego na Monster Sweeper, Inc., uma empresa de limpeza profissional especializada em lidar com as consequências das batalhas contra Kaiju. Por outro lado, Mina Ashiro agora é a capitã da 3ª Divisão da Força de Defesa. No momento, ele não é considerado digno de lutar contra os Kaiju ao lado dela. No trabalho, Kafka acaba conhecendo o altamente motivado Reno Ichikawa. A determinação incansável de Reno de se juntar à Força de Defesa não deixa espaço para o fracasso. Sua perseverança reacende a ambição de Kafka de estar ao lado de Mina enquanto protegem a humanidade dos Kaiju juntos! Um sonho congelado pelo tempo, descongelado por uma promessa ardente!

 Crunchyroll

Enredo da 1ª temporada de Kaiju No. 8

Kaiju No. 8

Na série em anime, não demora para sermos apresentados ao nosso protagonista: Kafka Hibino, um sujeito que trabalha como faxineiro, descartando carcaças de kaiju após sua eliminação pela Força de Defesa Anti-Kaiju, uma organização militar que protege o Japão dos kaiju. Originalmente, o protagonista desejava fazer parte das Forças de Defesa. Contudo, Kafka desistiu depois de não conseguir passar no exame antes de ficar velho demais. Felizmente, depois ele descobre que as Forças de Defesa irão aumentar a idade de recrutamento para 32 anos, tornando-o elegível novamente.

Bom, o episódio mostra logo de cara uma das equipes militares derrotando um gigantesco kaiju. Aí que entra a equipe de limpeza, removendo tudo da região para que pudesse tornar habitável novamente. O grupo de limpeza levou dois dias para limpar o local – e até aí tudo bem. Entretanto, após um longo dia de trabalho, Kafka e seu novo colega de trabalho e aspirante a membro das Forças de Defesa, Reno Ichikawa, estavam conversando de boa antes de irem embora… até que são atacados por um monstro no trabalho. Após muitro problema com o monstrão, a dupla é salva pela Terceira Divisão das Forças de Defesa liderada pela capitã Mina Ashiro, amiga de infância de Kafka, com quem ele fez a promessa de lutarem juntos contra kaiju. A dupla de faxineiros saiu com alguns machucados, mas fora isto, estavam tudo bem.

Bom, mas os problemas nunca acabam. Sempre pode piorar – e sempre está piorando em Kaiju No. 8. Já viram monstros o suficiente por vários meses. Mais tarde, enquanto estavam no hospital para tratarem seus machucados, por incentivo de Reno, Kafka decide tentar ingressar nas Forças de Defesa pela última vez. No entanto, Kafka é atacado por um kaiju parasita que entra em seu corpo pela boca e o transforma em um híbrido humano-kaiju. Um paciente relata a posição de Kafka, forçando ele e Reno a fugir. E para melhorar? Mina é chamada para reunir seu esquadrão e eliminar o kaiju que estaria no hospital – sem saberem que é nosso protagonista faxineiro.

Enquanto a dupla foge, com medo de terem problemas com as Forças de Defesa, Kafka detecta que um monstrão emerge do subsolo e ataca uma casa próxima, prendendo uma mulher e sua filha, uma garota que não deve ter mais de 6 anos de idade. Kafka intervém e mata o monstro, salvando a mãe e a filha. A criança agradece pela ajuda, o que fortalece sua decisão de ingressar nas Forças de Defesa. Claro, Reno chama a abulância também, antes de fugirem de mais um local – mas desta vez, alguém consegue retornar à sua forma humana. Nisto, Kafka e Reno escapam dali e voltam ao hospital com o discurso de que “estávamos fugindo do kaiju que apareceu”. Se alguém acreditou ou se alguém percebeu que o protagonista era o kaiju, não sabemos.

From enemy to lovers – ops, to friends

Kaiju No. 8

De maneira rápida, a gente vê que a dupla de protagonistas Reno e Kafka pareciam aqueles caras que não se dariam muito bem, mas só parecia mesmo. Foi rápida a parte de inimigos para amigos. Uma das poucas partes engraçadas do anime, na real, entre várias piadas ruins. E não para por aí! Quando somos direcionados a três meses depois no enredo, onde vemos que tanto o protagonista quanto Reno passaram na primeira parte do teste para fazerem parte das Forças de Defesa, a dupla segue para o campo de testes para a segunda parte do teste. Ali, eles conhecem Kikoru Shinomiya, outra estagiária, que cria uma encrenca gigantesca – além de perceber que Kafka cheira a kaiju.

Mais uma vez, vemos que de inimigos vão para grandes amigos. Assim como Reno, acontece alguns eventos onde Kikoru Shinomiya acaba sendo salva por Kafka. Embora ela seja nitidamente a mais fodona entre os novatos, tem inimigos que são poderosos demais até para a garota. Como humano comum, Kafka é um completo otário e fracote, mas quando transformado, ele é imbativel. Não tem um mísero kaiju ou outros mostrengos que consigam o derrotar. Graças a isto, a Kikoru aceita esconder este segredo – afinal, se souberem que o Kafka é um kaiju, provavelmente ele é morto na hora. Só que ela aceita com uma condição: se Kafka tornar-se um perigo, ela mesma o matará. E assim começa o nosso novo trio shounen.

É engraçado. Eles acabaram sendo unidos pelo segredo de Kafka, e cada um tendo uma idade e uma personalidade completamente distinto. Sou obrigada a admitir que, ao menos isso, foi bastante original em Kaiju No. 8. É um ótimo trio shounen. Agora… Acho o novo anime um control c + control v de Attack on Titan por um motivo específico: Kafka odeia kaijus e, de repente, se transforma em um. Não é exatamente assim em Attack on Titan? Essa coisa de odiar um monstrão gigante que mata humanos e, de repente, você se transformar em um deles não é mais algo original. Acaba que Kaiju No. 8 acabou virando uma versão engraçada de Attack on Titan, que tem um tom extremamente mais sombrio.

Compensa assistir a 1ª temporada de Kaiju No. 8?

Soichiro Hoshina

Kaiju No. 8 apresenta uma premissa divertida e interessante, porém, apesar de suas qualidades, não consegue escapar das comparações com Attack on Titan. A animação é sólida e os personagens têm carisma, mas a narrativa às vezes parece familiar demais, o que pode decepcionar quem esperava algo mais inovador. No entanto, para os fãs de ação e comédia no estilo kaiju, ainda há muito para aproveitar neste anime. Acabei continuando a assistir apenas porque gostei MUITO do vice-capitão Soichiro Hoshina (meu novo husbando dos animes). Além, claro, a gente acabar gostando do novo trio shounen e também há alguns outros personagens secundários que a gente acaba gostando bastante.

Trailer oficial

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha da 1ª temporada de Solo Leveling, a fantasia sombria do momentoResenha de Unnamed Memory (2024): Quando a Pressa Ofusca a Magia e o Potencial e Resenha da 1ª temporada de A Sign of Affection: Compensou acompanhar?? Nós também temos em nosso portal: Resenha da 1ª temporada de BARTENDER Glass of God (2024): a arte da coquetelaria como foco e  Resenha da 1ª temporada de The Unwanted Undead Adventurer (2024): Compensa assistir essa fantasia sombria?? Curte mangás? Se sim, vai gostar da última resenha: Resenha de Showa Volume 01, mangá de Shigeru Mizuki. E se você procura por mangás legais, pode conferir: Resenha de Vênus Invisível: Coleção de Histórias Curtas, com o Melhor de Junji ItoResenha de GoGo Monster, mangá de Taiyo Matsumoto e Resenha de Hitler, mangá de Shigeru Mizuki publicado pela Editora Devir!! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
1ª temporada de Kaiju No. 8
Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕
resenha-da-1a-temporada-de-kaiju-no-8-muita-hype-para-o-control-c-control-v-de-attack-on-titanKaiju No. 8 apresenta uma premissa divertida e interessante, porém, apesar de suas qualidades, não consegue escapar das comparações com Attack on Titan. A animação é sólida e os personagens têm carisma, mas a narrativa às vezes parece familiar demais, o que pode decepcionar quem esperava algo mais inovador. No entanto, para os fãs de ação e comédia no estilo kaiju, ainda há muito para aproveitar neste anime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here