A primeira drag queen, um negro e ex escravo
Você sabia? William Dorsey Swann foi a primeira pessoa a se autointitular como drag queen. Nascido escravizado em Maryland, nos Estados Unidos, ele se tornou a primeira drag da história após conquistar a liberdade. Por achar a sua respectiva história bastante interessante, então decidi trazer um pouco sobre ela aqui no Meta Galáxia!
Conheça a história de William Dorsey Swann
William Dorsey Swann foi um ativista e figura de destaque na luta pelos direitos das pessoas LGBTQ+ nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. Nascido em 1858 em Hancock, Maryland, Swann foi um dos primeiros ativistas afro-americanos e queer reconhecidos na história americana.
Swann foi escravo durante a infância, mas após a Guerra Civil Americana, mudou-se para Washington, DC, onde trabalhou como mordomo e zelador. Ele também foi uma figura-chave na cena social e queer da cidade. Ele organizou bailes e eventos para a comunidade LGBTQ+ e, além disso, se tornou uma espécie de líder e protetor para pessoas queer, especialmente pessoas de cor.
Na década de 1880, Swann ficou conhecido por hospedar bailes “sodomitas” (um termo da época para gays) em Washington, DC. Esses eventos foram clandestinos devido a leis e atitudes hostis em relação às pessoas LGBTQ+. Swann também formou uma organização conhecida como “The House of Swann”, que era uma espécie de rede social e de apoio a pessoas queer.
Em 1888, Swann e alguns de seus seguidores foram presos em uma batida policial em um de seus bailes. Foi um dos primeiros casos documentados de prisão e perseguição visando especificamente pessoas queer nos Estados Unidos. Apesar das dificuldades, Swann defendeu abertamente sua identidade e lutou contra a criminalização da homossexualidade.
Embora a história de Swann ainda seja subestimada, seu corajoso ativismo e luta pela igualdade estão começando a ser mais reconhecidos hoje. William Dorsey Swann representa a resiliência e a força de pessoas queer e afro-americanas em uma época em que enfrentavam dupla discriminação. Seu legado contribuiu para a luta contínua pela igualdade de direitos LGBTQ+ na América, e sua história foi recuperada e celebrada como uma importante precursora na luta por justiça e inclusão.
Onde posso saber mais sobre William Dorsey Swann?
Para conferir toda a história da primeira drag queen do mundo, você poderá ler no portal da Revista Aventuras na História: William Dorsey Swann, o ex-escravo que se tornou a primeira drag queen autointitulada.
A drag queen Selma Light fez um vídeo sobre William Dorsey Swann em seu canal do YouTube. Confira abaixo:
Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! Além disso, estamos trazendo muito conteúdo sobre cultura e cosplay!