Home Cultura Público infantil é o que mais lê no Brasil: crianças de 5...

Público infantil é o que mais lê no Brasil: crianças de 5 a 10 anos consomem livros com frequência

A iniciativa mostra que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não cultivam esse hábito

Imagem de lil_foot_ por Pixabay
Público infantil é o que mais lê no Brasil: crianças de 5 a 10 anos consomem livros com frequência / Imagem de lil_foot_ por Pixabay

Público infantil é o que mais lê no Brasil: crianças de 5 a 10 anos consomem livros com frequência

Exatamente: O Público infantil é o que mais lê no Brasil! A prática da leitura é uma experiência enriquecedora para todos os seres humanos. Especialmente para as crianças, os livros representam uma oportunidade única de explorar territórios desconhecidos, alimentar a imaginação, bem como auxiliar no processo de aprendizado e no desenvolvimento pessoal.

De acordo com um recente estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), no Brasil, o público infantil é o que mais se dedica à leitura. Os dados revelam que crianças entre 5 e 10 anos de idade são ávidas leitoras, compondo 23% da população, e leem diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.

Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil, enfatiza que os livros desempenham um papel fundamental no bom desenvolvimento das crianças e na formação de hábitos saudáveis para o futuro.

Muitas pessoas não sabem, mas os livros quando inseridos desde cedo na vida das crianças, eles ajudam a aprender a identificar coisas, socializar, criar o senso crítico e ampliar sua compreensão.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Ohio revela que crianças incentivadas a ler entram na escola com uma exposição a cerca de 1,4 milhão de palavras a mais do que aquelas que não cultivam esse hábito.

Natália Reis Morandi, psicóloga na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, destaca que a leitura é uma prática que estimula a criatividade infantil, ao mesmo tempo em que promove a paciência e a compreensão ao acompanhar as histórias dos livros. Além disso, desempenha um papel essencial no desenvolvimento e na alfabetização das crianças, principalmente quando realizada em voz alta pela própria criança.

Decifrar, compreender, generalizar, sintetizar e até mesmo formular hipóteses são funções cognitivas avançadas ativadas durante a leitura. Por esse motivo, pesquisas científicas conduzidas nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford, e na França, pela Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias), confirmam os benefícios da leitura para o cérebro.

Dentre os diversos benefícios que a prática oferece as crianças, também é por meio dela que as crianças:

  • Desenvolvem a concentração;
  • Estimulam a memória;
  • Trabalham o raciocínio e compreensão;
  • Estimulam a linguagem oral;
  • Ampliam a capacidade criativa. 

Os benefícios se estendem também para o fortalecimento de vínculos afetivos e habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.

Acesse o site oficial do Instituto: Instituto Pró-Livro (prolivro.org.br)

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Cultura, Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile