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Lista: 7 duplas de filmes para ver

Sete duplas de histórias que se aproximam, mas não são iguais

Uma história nunca é igual à outra – e também por isso é bacana ver as diferenças, entre tantas semelhanças. Destaco alguns filmes do ano passado que merecem ser vistos (ou revistos!) também por seu diálogo com outras obras.

Tweet compara a dupla Aftersun - Um Lugar Qualquer
Calma, galera. Nem sempre é plágio | Twitter

1. Aftersun (2022), de Charlotte Wells, e Um Lugar Qualquer (2010), de Sofia Coppola

Trabalhos sublimes das duas diretoras, trazendo recortes de superficial tranquilidade entre pai e filha que vivem em distanciamento. Os dois pais estão com um braço engessado, mas seus caminhos são completamente diferentes.

Aftersun
Um Lugar Qualquer

2. Close (2022), de Lukas Dhont, e Frances Ha (2012), de Noah Baumbach

Embora proponham questões muito distintas, há em comum o pano de fundo: o fim de uma amizade estruturante em uma fase de transição. Atuações comoventes de protagonistas em busca de si mesmos.

Close
Frances Ha

3. Broker (2022) e Assunto de Família (2018), ambos de Hirokazu Kore-Eda

Nesta dupla, o mesmo diretor mostrando famílias em que a união não vem de laços de parentesco, mas de carências e de solidariedade. As narrativas têm vieses diferentes: do encontro e da separação.

Broker
Assunto de Família

4. Triângulo da Tristeza (2022), de Ruben Östlund, e O Discreto Charme da Burguesia (1972), de Luís Buñuel

Östlund já declarou que o filme de Buñuel é um de seus favoritos, e está em sua lista de eleitos como melhores de todos os tempos na votação do British Film Institute. É inevitável comparar os estilos da divertida ironia em cada uma das películas, especialmente pelos 50 anos de intervalo de lançamento entre elas.

Triângulo da Tristeza
O Discreto Charme da Burguesia

5. Marte Um (2022), de Gabriel Martins, e Era uma vez em Tóquio (2013), de Yōji Yamada

O retrato de duas famílias razoavelmente típicas, dentro de suas realidades, em um cenário de transformação social – com suas contradições, sonhos e vícios. Olhando para o passado mas mirando no futuro.

Marte Um
Uma Família em Tóquio (trailer em espanhol, porque o brasileiro tem spoilers demais)

6. Decisão de Partir (2022), de Park Chan-wook, e Um Corpo Que Cai, (1958), de Alfred Hitchcock

Um policial, outro ex-policial. Um com insônia, outro com acrofobia. Os dois obcecados com uma mulher envolvida em um crime. Todo mundo perde, menos o espectador.

Decisão de Partir
Um Corpo Que Cai

7. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert e Matrix (1999), de Lana Wachowski e Lilly Wachowski

A última dupla é certamente a comparação mais recorrente dos últimos meses: dois grandes vencedores da Academia, duas duplas na direção (os Daniels e as Irmãs Wachowski), realidades paralelas, efeitos especiais. Uma enquadra um contexto macro, e a outra se concentra no microcosmo familiar.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Matrix

E pra você que gosta de listas, veja uma com os filmes mais esperados de 2023!

Já fui um monte de coisas e gostei de quase nada. Mas gosto do fato de que nada se limita a apenas contar uma história. Minha escala personalíssima das resenhas: [ 1 - 1.5 ⭐: gostei não ] // [ 2 - 2.5 ⭐: nhé ] // [ 3 - 3.5 ⭐: gostei ] // [ 4 - 4.5 ⭐: gostei muito ] // [ 5 ⭐: carai! ]

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