Home Filmes Saruman forjou seu próprio Anel de Poder

Saruman forjou seu próprio Anel de Poder

Sauron era o mestre fabricante de anéis em Senhor dos Anéis, mas Saruman também forjou um anel de poder para que ele pudesse eventualmente desafiar o Lorde das Trevas.

Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis
Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis

Saruman forjou seu próprio Anel de Poder

E aí? Você sabia que Saruman forjou seu próprio Anel de Poder durante a trilogia O Senhor dos Anéis, do autor britânico JRR Tolkien? Toda a premissa de O Senhor dos Anéis era manter o Um Anel (que existiu por muito tempo) longe do Lorde das Trevas Sauron. Se ele conseguisse, ele teria se tornado uma força tremenda, praticamente imparável. Então, Frodo e o resto da Sociedade empreenderam uma longa e árdua busca para tentar destruir o Anel nas chamas da Montanha da Perdição. Ao longo do caminho, eles encontraram todos os tipos de monstros, guerreiros e obstáculos, mas a missão de Frodo foi um sucesso no final.

Embora o Um Anel de Sauron fosse facilmente o mais poderoso, havia vários anéis de poder. Além do anel Nazgûl, havia três anéis élficos bastante influentes que apareceram na obra: Vilya, pertencendo a Elrond, Nenya, pertencendo a Galadriel e Narya, pertencendo a Gandalf. No entanto, os fãs casuais do LOTR podem não saber que Saruman, o Branco, também tinha secretamente um anel de poder.

Quem era Saruman, o branco no LOTR?

Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis

Com Sauron em ascensão durante a Terceira Era, os Valar enviaram cinco Istari para a Terra-média. Sua missão era exortar os povos livres do mundo a se levantarem contra o mal. O principal deles era Saruman, o Branco, que originalmente era um vassalo dos Valar Aulë. Quando os Valar se preparavam para enviar os Istari para a Terra-média, Saruman foi o primeiro a se voluntariar. Quando chegou, era facilmente o mais poderoso.

Entretanto, Saruman não cumpriu sua missão. Em vez de combater sutilmente os males de Sauron, Saruman se juntou a eles. Ele jurou a lealdade de Isengard ao Lorde das Trevas e não olhou para trás. Além disso, ele ainda criou os Uruk-hai, que especularam-se ser o cruzamento de Orcs e Homens, e eles devastaram Rohan, quase destruindo todo o reino.

Saruman e seu anel secreto de poder

Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis

No entanto, o mal de Saruman era mais profundo do que se pensava. Antes da época de O Senhor dos Anéis, ele começou a desejar o Um Anel. Então, ele procurou por ele e encontrou os restos mortais de Isildur no processo. O irônico é que graças a Gollum, Saruman nunca encontrou o Um Anel. No entanto, o fracasso de Saruman apenas gerou um novo hobby: a fabricação de anéis. Já no período da trilogia, Saruman usou Radagast para levar Gandalf a Isengard. Quando Gandalf chegou, no romance O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, ele diz:

[Saruman] me encontrou e me levou até sua câmara alta. Ele usava um anel em seu dedo.

Foi quando Gandalf notou pela primeira vez o anel de Saruman. Certamente é possível que Saruman tenha encontrado um dos anéis menores que os Elfos de Eregion fizeram na Segunda Era. Também é possível que Sauron tenha presenteado o Mago Branco com um anel menor como uma demonstração de boa fé. No entanto, é mais provável que Saruman tenha feito o anel para si mesmo. Quando aprisionou Gandalf em Orthanc, ele disse o seguinte:

E aqui você ficará, Gandalf, o Cinzento, e descansará das viagens. Pois eu sou Saruman, o Sábio, Saruman Criador de Anéis, Saruman de Muitas Cores!

As habilidades de Saruman seriam severamente deficientes quando comparadas a Sauron, mas o fato de ele ter começado a investigar a fabricação de anéis poderia ter sido problemático. No prefácio de O Senhor dos Anéis, JRR Tolkien escreveu que se não fosse a derrota de Sauron, Saruman teria encontrado os segredos avançados da fabricação de anéis em Mordor. Com esse conhecimento, ele teria eventualmente “criado um Grande Anel próprio para desafiar o autointitulado Governante da Terra-média”. Então, seu anel pode não ter sido super poderoso, mas foi apenas o primeiro passo em seu próprio plano de dominação.

Atualmente, toda as adaptações cinematográficas dos livros de JRR Tolkien estão disponíveis pela Prime Video!

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile