Home HQ Raul (HQ) – Resenha

Raul (HQ) – Resenha

Raul – Resenha da HQ jornalística criada por Alexandre De Maio

raul-resenha-poster.png

Ano: 2018
Título Original: Raul
Roteiro e Arte: Alexandre De Maio
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Raul é uma HQ brasileira pertencente ao gênero de jornalismo em quadrinhos, uma das vertentes mais interessantes da nona arte e, por aqui, infelizmente ainda pouco explorada.

Entre os principais nomes do gênero no cenário nacional está Alexandre De Maio, jornalista e quadrinista de grande talento, criador da revista Rap Brasil e ainda hoje uma das figuras mais influentes do rap no país. De Maio é autor do livro Desterro, que ganhou inclusive uma versão francesa.

Raul é o primeiro trabalho totalmente solo do autor e narra a história real de um golpista, Rafa (nome fictício), cujo sonho era se tornar uma estrela do hip hop e viver da música. A obra se dá como o relato do próprio Rafa, narrado em primeira pessoa, em entrevista a De Maio, apresentando toda sua trajetória em forma de flashbacks.

 O personagem conta desde sua origem na baixada do Glicério, na periferia da região central da cidade de São Paulo, até sua breve ascensão e queda no cenário musical. E, durante toda narrativa, Rafa conta como foi viver, desde o princípio, como um “Raul” – um golpista especializado no roubo via golpes de cartão de crédito.

A história de Rafa por si só já é um impressionante enredo – a vida violenta na periferia, o crescimento precoce no crime, a evolução financeira meteórica em virtude dos golpes e a introdução na carreira musical; uma jornada repleta de reviravoltas como as que só a vida proporciona. O grande ponto de Raul é a forma de contar esta história.

Unindo o faro jornalístico, com a precisão de detalhes e curiosidades, e um storytelling que prende o espectador em torno do universo do personagem e todos os desdobramentos de suas ações, Raul apresenta o que há de melhor neste gênero quadrinístico. Reforça-se a isto a arte preciosa de De Maio, ao melhor estilo Sin City, onde os detalhes e grafismos prevalecem sob os efeitos de luz e sombra.

A HQ ainda traz diversas referências locais e datadas da cidade de São Paulo (e mesmo outras localidades); há, por exemplo, um grande quadro que apresenta o Mappin, referência no centro da capital paulista nas décadas de 80 e 90. Há também as referências musicais que permeiam a inspiração do protagonista e são apresentadas de uma maneira bastante dinâmica e visualmente impactante.

Raul é uma excelente pedida para quem adora narrativas jornalísticas  e histórias urbanas. É uma HQ com uma arte incrível, leitura fluída e muita criatividade em sua construção.

Confira outras resenhas de HQs. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

Análise Crítica
Data
Título Original
Raul (HQ)
Nota do Autor
5

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile