Home HQ Visibilidade trans: cinco quadrinhos sobre o tema

Visibilidade trans: cinco quadrinhos sobre o tema

Pequenas Felicidades Trans de Alice Pereira
Reprodução: Pequenas Felicidades Trans de Alice Pereira

Visibilidade trans: cinco quadrinhos sobre o tema

E aí? Você gosta de uma boa leitura? Se sim, então você irá gostar de nossa lista com quadrinhos que trazem como tema a visibilidade trans. Janeiro é o Mês da Visibilidade Trans desde 2004, pois no dia 29 de janeiro daquele ano, um ato em Brasília marcava a luta do movimento contra a transfobia. Contudo, nós do Meta Galáxia acreditamos que essa é uma luta diária e há obras que merecem visibilidade em qualquer época do ano.

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil. Além disso, também temos 5 quadrinhos franceses para conhecer e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips!

Minha Adolescência Trans

Autoria: Fumettibrutti
Ilustração: FUMETTIBRUTTI
Editora: Skript Editora
Data de publicação: 21 de março de 2022
Na leitura dessa marcante HQ, somos capazes de sentir dor, medo e, acima de tudo, determinação.
HQ disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Divertido, triste e sexy. Assim como a vida. Finalmente no Brasil, a aclamada quadrinista Italiana Josephine Signorelli, conhecida por FUMETTIBRUTTI. Nas palavras da Rolling Stone Italiana, MINHA ADOLESCÊNCIA TRANS “é uma autobiografia crua e nua, violenta e doce, suja e livre”. Na HQ, temos corpos muito brancos sobre um fundo amarelo brilhante e o roxo escuro da memória com o preto mais escuro que existe. Com essa paleta de cores, FUMETTIBRUTTI nos leva em sua história mais pessoal e humana, quando ainda era P. Uma época de disforia, transfobia e automutilação, misturada com uso desenfreado de drogas, sexo mais explícito e bullying da puberdade. O traço de YOLE é cada vez mais violento, no sentido da verdade, enquanto no plano narrativo há um passo ainda mais decisivo para um realismo feroz, construindo cenas e personagens da vida da autora que se tornam fundamentais para a compreensão do seu percurso. Um dos mais comoventes momentos é quando P., ainda biologicamente um homem, diz à sua católica mãe siciliana que se sente como uma mulher. MINHA ADOLESCÊNCIA TRANS é uma overdose de extremos. É pop, mas com uma atitude punk. Nos faz viver diversas emoções a cada virada de página. É impressionante acompanhar um caminho tão pessoal como o que P. Percorreu para se tornar YOLE, para chegar a FUMETTIBRUTTI.

Degenerado

Prêmio da edição 2014 do Festival de Angoulême na categoria Melhor Álbum Grande Prêmio da Associação de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos francesa, em 2013
Baseado no livro La Garçonne et l’assassin, de Fabrice Virgili e Danièle Voldman.
Autoria: Chloé Cruchaudet
Tradução: Renata Silveira
Editora: Nemo
Data de publicação: 26 de outubro de 2020
HQ disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Paris, 1911. Paul e Louise se conhecem, se apaixonam e logo se casam. Paul está servindo o exército, quando a Primeira Guerra Mundial estoura e os separa. Ele quer escapar do inferno das trincheiras a todo custo e acaba se tornando um desertor, reencontrando Louise em Paris. Ele está são e salvo, mas condenado a permanecer escondido em um quarto de hotel. Para dar fim a sua clandestinidade, Paul imagina uma solução: mudar de identidade. A partir de agora ele se chamará Suzanne. Entre a confusão de gênero e o trauma da guerra, o casal terá um destino extraordinário. Inspirado em eventos reais, Degenerado é a história surpreendente de Louise e de seu marido travesti, que se apaixonaram e se separaram na Paris dos loucos anos 1920.

Pequenas Felicidades Trans 

Autoria e Ilustração: Alice Pereira
Data de publicação: 22 de junho de 2019
HQ disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Pequenas Felicidades Trans é um relato autobiográfico em quadrinhos sobre as dificuldades e alegrias vivenciadas por uma mulher trans antes, durante e depois de seu processo de transição de gênero.

Justin

Autoria: Gauthier
Ilustração e tradução: Fernando Scheibe
Editora: Nemo
Data de publicação: 27 de fevereiro de 2018
HQ disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais.
Ao longo de sua vida como criança, adolescente e jovem adulta, muitas vezes maltratada e incompreendida, Justine, por fim, compromete-se a viver como quem ele sempre foi, isto é, Justin.

Euforia de Gênero: Quadrinhos trans e queer por Sophie Labelle

Autoria: Sophie Labelle
Data de publicação: 10 de janeiro de 2021
HQ disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir o seu exemplar)

Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile