Home J-Music O que é Visual Kei? Conheça a Revolução Estética da Música Japonesa!

O que é Visual Kei? Conheça a Revolução Estética da Música Japonesa!

O que é o gênero musical Visual Kei, quais os principais artistas do gênero musical e nossas sugestões de bandas.

Hideto Matsumoto

O que é Visual Kei? Conheça a Revolução Estética da Música Japonesa!

Hey, geeks! Desde a adolescência, o Visual Kei tem sido mais do que apenas um gênero musical para mim; é uma paixão, uma forma de expressão e uma janela para um mundo artístico repleto de cores, extravagância e profundidade. Hoje, decidi falar brevemente sobre o Visual Kei aqui no Meta Galáxia e sugerir algumas bandas legais do gênero. Sim, é uma expressão que ainda é estranha para muitas pessoas. Contudo, se você é fã de animes, possivelmente já ouviu alguma música do gênero musical nas aberturas de suas séries favoritas! Junte-se a mim nesta jornada enquanto desvendamos o mistério do Visual Kei e celebramos a sua relevância contínua na cena musical e cultural do Japão e além.

Conceito de Visual Kei

Visual Kei é um estilo musical exclusivamente japonês que mistura vários referenciais estéticos e ritmos musicais de uma forma única, além de dividir-se entre diversas tribos frequentadoras das ruas de Tóquio.

Visual Kei | O que é o gênero musical e os principais artistas

O Visual Kei surgiu no Japão, por volta dos anos de 1980, tendo seu auge com o surgimento bandas como Buck-Tick, Kamaitachi e Color estendendo-se até os dias atuais no meio musical japonês, afinal, a ideia era começar a compor músicas com um som completamente diferente do que existia na época.

Atualmente, o Visual Kei não está mais em seu auge no Japão, mas ainda possui muitos fãs pelo mundo inteiro. Artistas europeus como Yohio e Shoujy, são influenciados pelo estilo, assim como muitas bandas brasileiras.

Muitas vezes, o Visual Kei é resumido em um movimento entre músicos japoneses que envolve trajes elaborados, cabelos coloridos, maquiagens marcantes, penteados incomuns, performances extravagantes e uma estética andrógina.

Visual Kei: O que é o gênero musical e os principais artistas

Buck Tick, uma das maiores influências na música japonesa

Atsushi Sakurai, vocalista de Buck Tick

Eu gosto muito de falar sobre a banda Buck Tick, pois suas músicas são ótimas e é uma das grandes influências no Japão. Em síntese, a banda japonesa de rock e visual kei formou-se no final de 1985 em Fujioka, Gunma e, com mais de 30 anos de carreira, a banda continua a conquistar fãs pelo mundo, e algumas de suas músicas tornaram-se temas para animes, tais como: “Dress”, “Gessekai”, “Diabolo”, “Kagerou”, “Kuchizuke” e “Gekka Reijin”. Infelizmente, seu vocalista Atsushi Sakurai faleceu recentemente, 19 de outobro de 2023.

BUCK-TICK / 「ドレス」ミュージックビデオ
Buck-Tick – Gessekai
Buck-Tick – Kagerou

Sugestões de artistas do gênero no Japão

Kagrra,

kagrra, Uzu 

Malice Mizer

MALICE MIZER – Gardenia

Hideto Matsumoto

Leetspeak Monsters

Mucc

MUCC – Classic

Versailles

Versailles Serenade 

Alice Nine

The Gazette

the GazettE – Cassis

Sugestões de artistas do gênero no Ocidente

Shoujy

Shoujy「悲劇と幸運の花」HIGEKI TO KOUUN NO HANA (Official Music Video)

Yohio

YOHIO – My Nocturnal Serenade

Sh.U.Ra

Sh.U.Ra – Owari 

Obrigada por ler até aqui! Espero que você tenha conseguido compreender a paixão que sinto por esse gênero musical e artístico. O Visual Kei não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma experiência de imersão em um mundo de criatividade, expressão e individualidade.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile