Quando pensamos em esportes da mente, é praticamente impossível não relacionarmos esse segmento a duas clássicas modalidades que continuam a atravessar gerações e com o prestígio em alta na era digital: o poker e o xadrez.
Sendo que, além de serem reconhecidas oficialmente como esporte da mente pela IMSA (Associação Internacional de Esportes da Mente), ambas as modalidades possuem mais características em comum do que muitos imaginam.
A capacidade de se antecipar a movimentos de rivais através da rápida leitura de jogo e o alto nível concentração para cada movimento realizado na mesa, por exemplo, são duas das principais semelhanças entre o mundo das cartas e do tabuleiro.
Características essas que estão muito bem representadas em uma dupla de produções de tirar o fôlego no audiovisual, o filme de poker Cartas na Mesa (1998) e a minissérie de xadrez O Gambito da Rainha (2020).
Enquanto que no poker de “Cartas na Mesa” temos a perfeita execução de táticas e jogadas da modalidade com perfeição nas cenas, indo além de clichês hollywoodianos, em “O Gambito da Rainha” o público é convidado a imergir no desafiador mundo do xadrez de uma forma intimista e perspicaz.
Cartas na Mesa (Rounders)
Produção dirigida por John Dahl, Cartas na Mesa é daqueles clássicos que praticamente todo amante do poker prestigia. Já que, além de ter um enredo envolvente, o filme conta com elenco recheado de estrelas, como Matt Damon, Edward Norton, Gretchen Mol e John Malkovich.
Na trama, o talentoso competidor de poker Mike McDermott (Matt Damon) sofre um revés em uma partida de poker ao vivo, contra o fora da lei Teddy “KGB” (John Malkovich). E, após sofrer a derrota, Mike diz a sua namorada Jo (Gretchen Mol) que se aposentará das mesas.
Contudo, isso dura até que seu amigo Lester “Worm” Murphy (Edward Norton) reaparecer na sua vida. A dupla, então, se une para tentar derrotar Teddy em uma nova e eletrizante partida de poker.
A produção de Cartas na Mesa é tão marcante para a modalidade na indústria cinematográfica, que o movimento de “slowplay” (jogada no poker que os competidores aumentam a aposta quando têm uma mão forte) ficou eternizado para sempre em uma das cenas do filme.
Onde assistir: Cartas na Mesa está disponível para locação no Prime Video, na Apple TV, na Google Play Filmes e no YouTube.
O Gambito da Rainha
Considerada por muitos como uma das melhores minisséries com tema de xadrez em todos os tempos, O Gambito da Rainha é realmente uma obra-prima do audiovisual contemporâneo.
Criada por Scott Frank e Allan Scott, essa produção recebeu 18 indicações na 73 ª edição dos Prêmios Emmy do Primetime, levando 11 premiações — incluindo o prêmio de Melhor Minissérie.
Posto isso, a minissérie é baseada no romance homônimo do autor Walter Tevis e tem como a grande estrela do elenco a atriz Anya Taylor-Joy. Em uma das melhores atuações de sua grande carreira, Anya tem a missão de interpretar a talentosa jogadora de xadrez Beth Harmon.
Com sete episódios, a trama se passa nos anos 1960 e acompanha a trajetória de Beth Harmon na incessante busca de se tornar a número 1 global da modalidade. Além disso, o filme procura explorar temas que ultrapassam a barreira do xadrez e que deixam a minissérie ainda mais especial.
Onde assistir: o “Gambito da Rainha” está disponível apenas para assinantes da Netflix.
Vale a pena conferir
Após assistir todos os episódios de O Gambito da Rainha, uma ótima pedida é não perder tempo e conferir logo em seguida a série documental Nos Bastidores de O Gambito da Rainha.
Nessa produção de apenas 14 minutos, a Netflix explora a minissérie por meio de vídeos inéditos de bastidores, revelando como a história foi das páginas da obra literária homônima de Walter Tevis para o audiovisual de uma das maiores plataformas de streaming do mundo.
Por fim, no canal oficial da Netflix, no Youtube, há um compilado das melhoras jogadas da protagonista Beth Harmon na minissérie. Um prato cheio de entretenimento para todos os níveis de jogadores de xadrez!