O documentário da A&E, Secrets of Playboy, propõe explorar as verdades ocultas da filosofia e dos mitos da marca, tudo isso através de uma lente moderna. A série mergulha no mundo complexo criado por Hugh Hefner e examina as consequências de suas visões sobre poder e sexualidade. Além de explorar os lados sombrios da Mansão das Coelhinhas.
A vida de Hugh Hefner
Hugh Hefner, sempre lembrado em seus tecidos caros, pijamas exóticos de seda, sua excêntrica mansão, cachimbo e rodeado por bonitas e jovens mulheres, criou um verdadeiro império na indústria de entretenimento adulto.
Além disso, teve papel ativo na revolução sexual dos anos de 1960, movimento no qual pregava que o erótico não deveria ser reprimido pelas famílias, religião ou Estado, mas sim, normalizado e celebrado.
Assim, Hefner criou sua persona. Em certas ocasiões chegou a se comparar com Walt Disney, dizendo que queria construir na indústria adulta, uma Disneylândia para adultos.
Hefner e a marca Playboy são inseparáveis, ambos se vendiam como um escapismo do puritanismo estadunidense e das intolerâncias sexuais. Na sua primeira edição, a Playboy trouxe ninguém mais e ninguém menos que Marilyn Monroe, se expandindo posteriormente em uma empresa multimilionária nos anos seguintes.
O empresário também ficou conhecido pelo seu ativismo cívico, com o sucesso da marca, Hefner construiu uma grande rede de clubes, boates, hotéis, agências de modelo e outros empreendimentos que mesmo em um período de segregação institucionalizada, era inclusivo racialmente. Isso até o levou à indicação da NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor).
Hefner faleceu em Setembro de 2017, aos 91 anos na sua mansão em ILlinois em meio a polêmicas do movimento #Metoo, que incentivava mulheres e homens a se posicionarem contra o assédio sexual.
O legado revisitado por Secrets of Playboy
O documentário Secrets of Playboy, revisita o legado de Hefner e sua gigantesca marca. Sempre blindado de um suposto prisma de “liberdade sexual” e um progressismo, a série da A&E faz algumas sombrias revelações sobre o empresário, a mansão, a revista e os bastidores da Playboy. Atrás das “cortinas” e glamour, existiram escândalos sobre abusos, drogas e traumas psicológicos.
Secrets of Playboy, apresenta os depoimentos das ex-namoradas, modelos e funcionários da mansão que abriram para as câmeras pela primeira vez suas experiências com Hefner.
Uma das ex-namoradas que se colocam contra Hefner no documentário é Holly Madison, alegando que sentia uma Síndrome de Estocolmo pelo empresário. Tinha medo de deixar a mansão e lidar com “revenge porn”,represálias e abusos.
Madison, relatou ainda que na Mansão havia uma atmosfera de “um culto” a Hefner, as garotas sofriam gaslight para que vissem o fundador da Playboy como um “cara legal e bom”. As modelos tinham um “toque de recolher” às 21h, eram incentivadas a não ter amigos e nem a visitar a família se não fosse feriado.
Além das modelos, outros funcionários da mansão alegam um ambiente tóxico de trabalho, acusações de abusos físicos e até sexuais por parte de Hefner e os seus associados, não só ocorridos na Mansão mas também em festas e ambientes corporativos.
O documentário traz acusações fortíssimas, como uma funcionária que relatou que a atriz Linda Lovelace, foi drogada e obrigada a ter relações sexuais com um cachorro. Algumas outras acusações é que o próprio Hefner supostamente teria atos sexuais com seu prórpio cachorro.
As acusações trazidas no Secrets of Playboy renderam fortes reações do filho de Hefner que veio a público defender seu pai, dizendo que os relatos são infundados e sem provas. A revista People também publicou uma carta com centenas de assinaturas de outros ex-funcionários e modelos que denunciam o documentário como mentiroso.
Assim, no final de todos os episódios pode-se ver uma nota do documentário dizendo: “a maioria das alegações contra Hefner e seus associados, não foram investigados nem levados a análises criminológicas, e não constituem culpa”.
Onde assistir Secrets of Playboy?
O documentário com 10 episódios e mais 2 extras, foi ao ar no dia 24 de Janeiro. Pode ser assistido diretamente no site da A&E, no canal oficial, caso possua TV por assinatura ou também pode ser encontrado no Youtube.
Confira mais análises sobre séries e documentários!