Vamos para as curiosidades! Em primeiro lugar, o cosplay no Japão se originou graças aos eventos de animes e mangás! Contudo, chegou depois de já existir o hobby no Ocidente!
O cosplay surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, graças às convenções de super-heróis e, principalmente, graças aos fãs de Star Wars e Star Trek.
Há relatos de cosplays no Brasil ainda na década de 1980, mas começou de forma lenta. O seu sucesso e relevância começou na década de 1990, quando teve mais convenções!
Não é regra, mas muitos cosplayers veem esse hobby como uma terapia para problemas como ansiedade e depressão. A pessoa pode esquecer um pouquinho os problemas e se divertir!
Um detalhe incrível sobre isso: há notícias de mulheres que usaram o cosplay para ajudar a superar traumas e relacionamentos abusivos e fazer novas amizades!
Com a popularização do cosplay e das convenções geeks e eventos de animes, também começou a ter vários concursos - e boas premiações.
Quem fala que tem uma cor de pele certa, peso ou idade ideal para fazer cosplay, está sendo bastante preconceituoso!
A ideia principal do cosplay é fazer uma homenagem aos nossos personagens favoritos. Não precisamos ser sósias desses personagens!
Você sabia que há cosplayers profissionais? Eles são contratados para se apresentarem em festas e eventos. Normalmente, o contratante quem pede um personagem específico.
Já se perguntou de onde tiram determinadas roupas? São os cosmakers que fazem! Normalmente, são costureiros especializados que atendem sob encomenda.
Há profissionais especializados em fazer fotografias de eventos e convenções, assim como dos cosplayers. Algumas das fotografias que usamos no Meta Galáxia é do Projeto Otaku.
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da palavra "cosplayer". E é uma expressão que se refere à pessoa que faz cosplays!