Mas… Afinal, o que é cosplay?

94

Hey, geeks. Tudo bem? Então! Aqui no Meta Galáxia, temos algumas matérias relacionadas ao meio cosplay, e já realizamos até mesmo entrevistas com cosplayers, mas o que é o cosplay?

Afinal, o meio cosplay está crescendo cada vez mais, sempre tendo cosplayers nos diversos eventos relacionado à cultura geek e otaku, e até tendo alguns jobs cosplays.

A palavra cosplay surgiu da junção de outras duas em inglês: costume (fantasia) e play (brincar), dessa forma. a ideia é fazer com que as pessoas representem determinados personagem. É muito comum ver cosplayers usar o cosplay de personagens mais famosos, principalmente para trabalhos pagos, mas esses trajes podem variar bastante.

A chamada “cultura cosplay” surgiu devido aos eventos de cultura japonesa e animes e aos eventos de Star Trek nos Estados Unidos, e atualmente se tem trabalhos como cosplayer profissional e como cosmaker. Os trabalhos de cosplayers profissionais costumam ser em festas diversas, como aniversários, assim como também em eventos de shoppings, cinemas e eventos relacionados à cultura geek.

E o que é Cosmaker?

Da mesma forma que precisa-se de cosplayers profissionais em eventos diversos, precisa-se de cosmakers, que são as pessoas especialistas em criar as roupas e acessórios para o cosplay. É um processo trabalhoso e detalhista, que precisa ter muita criatividade, mas é um trabalho maravilhoso.

Dessa forma, muitas das pessoas que trabalham como cosmaker são costureiras, e muitas são especializados em adereços de teatro e aproveitam para montar cosplays – chapéus e armas são os principais exemplos.

A cosplayer Coelho listrado possui um canal no YouTube, e fez este vídeo maravilhoso: O que é cosplay?

#1 O que é cosplay?

Alguns cosplayers brasileiros já entrevistados para o Meta Galáxia:

1. A cosplayer Luise Monique, de São Paulo (acesse aqui).

Luise Monique com o cosplay de “a outra mãe”, personagem de Coraline.

2. A cosplayer e professora de química Thaiza Montine, de Goiás, Brasil (acesse aqui).

Thaiza Montine com o cosplay da personagem Violet Evergarden

Inclusive, posteriormente à nossa entrevista com a Thaiza, a cosplayer publicou o livro “Em uma galáxia não tão distante…” Química, Ludicidade e Quadrinhos e pode ser adquirido pela Amazon.

3. A advogada e cosplayer Maria Helena Pires, de Goiás (acesse aqui).

Maria Helena com o cosplay de Malévola
Maria Helena com o cosplay de Malévola

4. King Arthur, Engenheiro Civil e cosplayer do estado de Goiás, vencedor de concursos (acesse aqui).

King Arthur com o cosplay de Ezreal (League of Legends)
King Arthur como Ezreal (League of Legends)

5. Entrevistando Caio Gaona, o cosplayer e baterista que está ganhando mais visibilidade nacionalmente e internacionalmente.(acesse aqui).

Caio Gaona com o cosplay Soldado Invernal
Caio Gaona como Soldado Invernal

6. Graziela Maria, cosplayer e estudante de Ciência da Computação, conta sobre a cultura geek em Goiás e fala de seus cosplays na entrevista (acesse aqui).

Graziela Maria com o cosplay de Sakura Haruno
Graziela Maria com o cosplay de Sakura Haruno

Conforme termos mais entrevistas cosplays, o post poderá ser atualizado.

Enfim, contem para nós: o que acharam da matéria?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here