Um misto de emoções! É assim que resumo não só a minha reação, mas a da fandom em geral sobre o que ocorreu em One Piece 1079. Não é um capítulo qualquer, sem dúvidas e é extremamente inteligente, inclusive, a pausa feita por Oda, dando brecha para discussões e repercussão. Ainda que seja uma análise de capítulo, estamos aqui obviamente para discutir a total humilhação que Kid, um dos personagens centrais do anime, sofreu para Shanks.
Você pode ler a análise dos outros capítulos aqui, e dos Capítulos do Arco Egg Head aqui.
A primeira parte do capítulo
Começamos One Piece 1079 com York e… ninguém liga. De relevante, temos a presença de um navio do Barba Negra nas proximidades de Egg Head. Isso quer dizer que, muito provavelmente, teremos Aokiji na ilha, já que o próprio Barba Negra está lutando com Law. Tudo dependerá de como Oda trabalhara seus saltos temporais. Há possibilidade do próprio capitão estar na ilha, mas acho improvável.
Porém, considerando a quantidade de personagens que estão em Egg Head ou se encaminhando pra ilha, mais os Seraphins, podemos dizer que a mensagem do capítulo passado de que algo grandioso irá ocorrer não é em vão. Podemos ter lutas de Almirantes, o assassinato do maior cientista do mundo ou até de um dos Anciãos. Com isso, toda trama da York e a enrolação na luta com os Seraphins incomoda bastante, pois não é necessária. Mas Oda tem esse costume, mesmo tendo conteúdo suficiente, ele prefere inserir conteúdo local, o problema é que eles costumam receber mais atenção do que aquilo que é realmente interessante.
A “Luta” entre Shanks e Kid
One Piece 1079 teria sido um capítulo comum, fosse somente uma luta entre eles. O resultados todos sabiam (assim como sabemos que Law será derrotado por Teach). Porém, Oda foi além. Na luta entre Luffy e Kaidou, é dito pelo Dragão que Haki é aquilo que vale no Novo Mundo e que assim Roger chegou ao topo. Apesar de eu não gostar a diminuição da relevância das frutas para a história, eu achei interessante essa abordagem na prática por aqui. Afinal, não fosse o Haki avançado de Shanks (que Kid não possui), ele teria sido incapaz de proteger seus companheiros do ataque de Kid.
Com isso, todo aquele processo que Luffy passou de ficar mais forte para proteger seus companheiros, faz sentido a partir desse exemplo que temos aqui. Além, claro, do efeito prático do Haki da Observação Avançado como diferencial em combate. Podemos notar também que Kid não foi desmerecido totalmente, afinal seu ataque causaria uma grande destruição, por mais que os personagens enfrentados fossem fracos. Porém, Oda podia ter uma moral colocando ao menos Yasoop tomando dano do ataque de Kid, já que ele não se concretizaria de qualquer maneira.
Com isso, o fato de Shanks ter ido direto ao ponto para finalizar a luta mostra que ele realmente sentiu o perigo que Kid ofereceria e não titubeou em proteger todos ao seu redor.
Kid foi desperdiçado?
O descarte de Kid tão rápido logo após termos saído de Wano gera uma certa estranheza. Oda já disse que a busca pelo One Piece seria um Battle Royale. Temos muitos personagens poderosos em ativa e eles precisam ser reduzidos, afunilar a briga pelo One Piece. Com isso, One Piece 1079 trás a tona aquilo que prometeu antes do time-skip: O Novo Mundo é cruel. Tínhamos visto isso com o exemplo de Kaidou derrotando vários Supernovas, além do próprio Luffy. Some isso ao fato de Kid ser alguém impulsivo e brigão com a moral lá em cima depois da derrota da Big Mom. Não tinha pra onde correr com o personagem, ele precisava, necessariamente, bater de frente com alguém e cair.
Podia ter dado um pouco mais de luta? Sim, com certeza, mas sabemos que Oda não costuma estender lutas que não fazem parte do arco principal. É um grande defeito do autor, que eu mencionei no parágrafo sobre a primeira parte do capítulo. Um personagem com recompensa de 3 bilhões, obrigatoriamente, precisava aguentar um dano de qualquer outro personagem da obra, até mesmo do próprio Roger se fosse o caso. Temos infinitos casos em One Piece de personagens conseguindo levantar depois de um suposto HK. Mas, é aquilo, Oda precisa enxugar a história e Kid, entre os Supernovas que restaram, era o mais descartável.
Oda dá sinais de cansaço
Não que One Piece seja um poço de reviravoltas mirabolantes. Com uma fórmula bastante batida já de como estrutura seus arcos, Oda é bem previsível. Mas em sua construção de mundo, ele costuma mandar bem e surpreender. A movimentação dos personagens, num geral, é inesperada e gera bastante hype. Um exemplo é a Cross Guild, uma união absolutamente inesperada para qualquer fã de One Piece. Todavia, me parece que Oda tá indo por um caminho um pouco “fácil”, tornando o universo de One Piece “pequeno’. Explico: a reunião de personagens em Egg Head, todos ao mesmo tempo, por exemplo, é conveniente demais. Shanks e Kid terem ido ao mesmo tempo para Elbaf também.
Dessa forma, Oda cria muitas situações empolgantes, mas sem dar tempo necessário para elas. Ele resolveu, de forma rápida e objetiva, Kid x Shanks. É bem provável que Law x Barba Negra siga o esmo caminho e tudo isso para que a gente perca tempo vendo quadros e mais quadros sendo gastos com uma trama sem sal a essa altura do campeonato sobre York. O próprio One Piece 1079 seria beneficiado se fosse totalmente dedicado a Shanks e Kid. Não só em questão de lutas, mas diálogos e relações. Kid sequer teve um diálogo de despedida e Killer então… nunca gostei do personagem, mas seu descarte chega ser ridículo.
Dessa forma, temos muitos momentos incríveis convergindo e temo por uma abordagem preguiçosa e simplista por parte do Oda. Muitos personagens devem dar adeus à obra sem sequer ter uma participação relevante, após diversos anos prometendo. Kid foi um deles, teve uma atuação fraca em Wano e rapidamente virou um a menos. Resta ver quem será a próxima vítima.
Em Conclusão
One Piece 1079 trás uma derrota surpreendentemente rápida para o trio principal de novatos do anime. Considerando que Oda menciona bastante a nova geração, incomoda que Luffy seja o único capaz de bater de frente com os mais antigos. Kid tinha potencial para entrar nessa briga, mas é página virada. Agora, Shanks entra definitivamente na briga por possuir os Poneglyphs necessários.
Ainda que Oda desenhe algumas expressões bem estranhas para o personagem, todas suas atitudes no capítulo são perfeitamente aceitáveis. Ele julga Kid como problemático e não dá brechas para que ele possa incomodar de novo. Além disso, quem destrói o navio e afunda Eustass no mar são os gigantes e não Shanks (sequer vemos uma ordem para isso). A “impiedade” que eu citei no título pode soar estranha, mas não chega a ser vilanesca. É um dos poucos momentos em todo o anime que vemos piratas bons… sendo piratas, apesar de tudo. Eu gosto, pena que Luffy nunca será assim!