Viajar costuma ser uma experiência única e emocionante para a qual muitos viajantes dedicam meses de preparação a fim de evitar que alguma coisa dê errado e gere transtornos.
Entretanto, há uma série de problemas que podem surgir durante todo o processo e saber como evitá-los, resolvê-los ou simplesmente conviver com eles é fundamental para tornar suas viagens agradáveis e criar memórias inesquecíveis.
Conheça os problemas mais comuns em viagens e como lidar com eles
No contexto de viagens de avião, segundo artigo publicado no Jusbrasil, empresa privada de tecnologia jurídica, os três problemas mais comuns que podem, inclusive, gerar indenização aérea envolvem: overbooking, extravio de bagagem e perda de conexão.
Overbooking
Overbooking é um termo para a prática de vender uma quantidade de passagens superior ao número de assentos disponíveis na aeronave. Como consequência dessa discrepância algumas pessoas podem ter seu embarque negado.
Enquanto passageiro, há algumas medidas que podem ser tomadas para impedir tal cenário, por exemplo: reservar os assentos imediatamente após a compra, realizar o check-in online e com antecedência, assim como chegar ao aeroporto na hora correta.
Extravio de bagagem
Para evitar a perda de sua bagagem, vale aplicar as dicas e métodos fornecidos pela Express VPN em sua próxima viagem. A primeira orientação é optar, sempre que possível, por viajar com bagagem de mão para que seus pertences essenciais permaneçam com você durante o voo.
Caso isso não seja possível, personalize suas malas para diferenciá-las das demais e, dessa forma, evitar que ela seja retirada por engano. Também é útil tirar fotografias de diversos ângulos da bagagem antes de embarcar, pois as imagens podem ser mostradas para um funcionário a fim de auxiliar na procura se ela for extraviada.
Outra recomendação é rastrear a própria bagagem com auxílio de rastreadores Bluetooth ou por GPS para acompanhar o paradeiro de suas malas em tempo real.
Perda de conexão
A perda de conexão entre voos é um perrengue comum que muitas vezes foge do controle do viajante, porque costuma ser causado pelo atraso do voo anterior.
Os voos podem atrasar por diversos motivos como falhas técnicas, erros na organização do cronograma de voos feitos pela companhia aérea, congestionamento aéreo, condições meteorológicas adversas, questões relacionadas à manutenção da aeronave, entre outros imprevistos.
Para evitar a perda da conexão, o que pode ser feito pelo passageiro é o seguinte: faça o check-in com antecedência, mantenha os documentos necessários para o voo em um local de fácil acesso e confira os dados da conexão (como portão, terminal etc.).
Confira 3 filmes e seriados bons sobre perrengues para se preparar para sua próxima viagem
Passar por maus bocados em viagens é um transtorno tão comum que já virou tema de numerosos seriados e filmes transmitidos em canais de televisão ou serviços de streaming que permeiam a cultura pop.
Conheça algumas dessas produções que abordam situações complicadas relacionadas a viagens às quais todos nós estamos vulneráveis, mas que podem proporcionar aprendizados valiosos para viagens futuras e para a vida em si.
A Batalha das Malas
O seriado americano une os gêneros documentário e reality show para contar o que acontece com as bagagens deixadas por seus donos em aeroportos movimentados de diversas cidades do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.
Com cinco temporadas transmitidas no Brasil pelo TCL (The Travel Channel), A Batalha das Malas ilustra como o perrengue de alguns pode se transformar no tesouro e lucro de outros, pois as malas extraviadas que não foram reclamadas por seus proprietários são vendidas em leilões nos quais compradores profissionais disputam por bagagens sem saber o conteúdo que elas carregam.
O aprendizado que pode ser retirado do programa é simples: após notar o extravio ou perda da sua bagagem, notifique os funcionários do aeroporto o quanto antes para acelerar as medidas necessárias para a devolução.
Nesse contexto, vale a pena seguir as orientações da Express VPN de rastrear a mala, afinal, como explicado pelo serviço de rede privada virtual, não há desvantagens em fazê-lo, pelo contrário, pois essa medida vai permitir que você viaje com tranquilidade, sabendo que seus pertences estão monitorados.
O Terminal
O filme de 2004 dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Hanks tem como trama as consequências de um impasse burocrático que força o personagem principal Viktor Navorski a morar no terminal do Aeroporto Internacional John F. Kennedy.
Devido ao golpe de estado sofrido por seu país, a fictícia Krakozhia, Viktor é impedido pelas autoridades do aeroporto de entrar nos Estados Unidos, uma vez que seu passaporte e dinheiro perderam a validade legal dada à delicada situação política da sua terra natal.
O perrengue do estrangeiro dura longos nove meses nos quais ele não se deixa abalar pela espera. Com sua atitude peculiar diante das adversidades, Viktor aprende sobre a cultura americana, cría preciosos vínculos com os funcionários e até encontra um interesse amoroso.
O filme inspirado em uma história real nos ensina que podemos transformar a espera relacionada a situações que fogem do nosso controle em algo positivo.
Assim, embora ter que esperar horas devido a um perrengue relacionado a documentação, por exemplo, seja muito desagradavel, com a atitude certa, o tempo a mais no aeroporto pode gerar boas experiências.
A Vida Secreta de Walter Mitty
O gestor de negativos de fotografias Walter Mitty, interpretado pelo ator e diretor do filme Ben Stiller, é um homem tímido com uma vida pacata da qual busca refúgio em seus devaneios onde vive aventuras incríveis, a sua “vida secreta”.
Um dia Mitty precisa recuperar um negativo importante que servirá de capa para a revista Life. A jornada para reaver o precioso registro, que Walter acredita estar sob posse do fotógrafo Sean O’Connell (papel de Sean Penn), conduz o protagonista a encarar uma série de perrengues e desencontros enquanto viaja.
A produção, baseada no conto de mesmo nome escrito por James Thurber, promove reflexões sobre a importância de se aventurar e viver a vida em vez de apenas sonhar com um mundo que só existe na nossa imaginação.
Pode-se argumentar que foram os perrengues enfrentados por Walter que tornaram sua viagem tão especial e emocionante, permitindo que ele vivesse experiências únicas e quase tão inacreditáveis quanto a vida que imaginava para si enquanto sonhava acordado.