Violet Evergarden – Resenha completa do anime original Netflix
Título Original: ヴァイオレット・エヴァーガーデン, Vaioretto Evāgāden |
Ano: 2018 |
Estúdio: Kyoto Animation| Nº de Episódios: 13 |
Avaliação: ★★★★★ (Excelente) |
Violet Evergarden foi um dos animes mais esperados do primeiro trimestre de 2018 e, concluída a temporada, é fácil afirmar que se trata de um dos mais belos animes já feitos.
Algo raro entre as animações japonesas originais da Netflix, uma vez que a gigante do streaming ainda não se firmou neste ramo o mesmo em relação às suas séries. Com um roteiro feito na medida, o anime conduz o espectador suavemente ao ambiente da estória e suas mensagens.
Violet Evergarden fala sobre a guerra, do ponto de vista de uma garota que em toda sua vida soube apenas o que era lutar. Após um derradeiro conflito, ela perdeu os braços e a única pessoa em quem confiava, deparando-se com uma realidade na qual não se encaixa.
Violet começa a trabalhar como autômata de automemórias, incumbida de escrever cartas que traduzam os sentimentos das pessoas. Logo, se encontra em uma jornada onde precisa, essencialmente, aprender a entender os sentimentos – o que, para alguém que nunca soube de fato o que é o afeto, é um desafio sem precedentes.
Violet Evergarden é, acima de tudo, uma obra sobre pessoas, sonhos e sentimentos. Sobre as dores da guerra, suas consequências e reflexos muitas vezes incuráveis, transmitida por personagens simples, mas palpáveis.
Não são poucos os momentos em que segurar as lágrimas se torna um esforço tremendo. O anime consegue tocar o espectador em diversos aspectos, trazendo situações de dramas pessoais e tragédias do pós-guerra de partir o coração. Ao mesmo tempo, acompanhamos o crescimento da sensibilidade da personagem; sua evolução sentimental é a grande engrenagem que acompanha o desenrolar da estória.
E nunca é demais ressaltar o quanto a animação é primorosa. Com qualidade cinematográfica e paisagens e detalhes estonteantes, certamente é um dos animes mais belos já produzidos pela Kyoto Animation. Assistir Violet Evergarden é contemplar uma obra de arte sublime, tocante e cativante. Ponto máximo para a Netflix.
Confira outras resenhas de animes e mangás aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!