Hinamatsuri consegue o equilíbrio perfeito entre comédia e drama.
Exibição Original: 06 de Abril de 2018 à 22 de Junho de 2018 |
Título Original:ヒナまつり/ Hinamatsuri / Hina Festival |
Estúdio: feel.| Nº de Episódios: 12 |
Avaliação: ★★★☆ (Ótimo) |
De tempos em tempos surgem obras que simplesmente nos ganham nos primeiros minutos. E hoje vamos falar de um belo exemplo disso. Hinamatsuri é um anime de comédia, slice of life e sci-fi. É uma adaptação homônima do mangá do autor Masao Ohtake. Bom, chega de enrolação e vamos a resenha de Hinamatsuri, que é de certo um dos animes mais incríveis de 2018.
Hinamatsuri estreou na temporada de primavera /abril 2018. A trama começa quando Nitta, um membro da Yakuza está em seu apartamento e eis que surge uma menina em uma capsula (sim é isso mesmo). A menina saí de lá, e logo nota-se que ela tem poderes sobrenaturais como telecinese. Nitta não entende como aquilo pode estar acontecendo, por parecer tão insano. E outra pergunta, por que essa menina apareceu no seu apartamento? Por que logo no dele? Então sabemos que o nome da menina é Hina, e por meio do acaso e das circunstâncias, Nitta acaba “adotando” a menina até tentar entender o que está acontecendo.
O anime tem isso como ponto de partida e apesar de parecer até um pouco estranha no início, essa história acaba dando muito certo. Ao longo da trama e desse cotidiano, vão surgindo outros personagens tão ou mais insanos que deixam a trama ainda mais divertida. E esse é talvez um dos grandes pontos fortes de Hinamatsuri, pois o anime é extremamente divertido. As situações de comédia são muito bem elaboradas. Sejam por diálogos ou situações, o anime sabe o timing certo de entrar com uma boa piada. São diversas as cenas que podem te fazer chorar de rir. Mas Hinmatsuri não é uma simples comédia.
Conforme as situações de comédia nos são apresentadas, vamos também nos deparando com alguns dramas e reflexões simplesmente incríveis. Antes dissemos que você poderia chorar de rir, e o choro por drama e emoção também pode acontecer facilmente. Então não estranhe essa mudança, pois é normal e ela é muito bem executada. Exemplo disso é quando surge a personagem Anzu, que vem atrás de Hina. A menina também possui poderes e por meio de alguns acontecimentos ela acaba ficando sem um lugar para morar. E assim ela é acolhida por moradores de rua. É extremamente lindo e tocante como o anime mostra esse lado da vida dos sem teto, e inevitavelmente nos fazendo refletir sobre nossas ações. Nos fazendo enxergar o verdadeiro valor das coisas.
Outra boa personagem que aparece em Hinatsuri é a Hitomi. Ela é o que podemos chamar de coadjuvante de luxo, pois a menina rouba a cena com as suas caretas (sério, é impagável) nos fazendo rir com os absurdos em que ela se mete. Mas também é responsável por diversos momentos mais sérios, como o quanto damos valor demais ao trabalho e mal percebemos que não estamos fazendo mais nada da vida. E o mundo corporativo tem muito disso, mostrando que se deixarmos, seremos sugados até a alma. Enquanto isso, Hina tenta se adequar ao mundo humano. Ela não tem noção ou sensibilidade da vida em sociedade. Então cabe a Nitta tentar fazer com que a sua “filha” consiga se adequar ao mundo. A interação entre os dois é muito bem trabalhada e rende ótimos momentos que alternam entre o drama e comédia.
A animação de Hinamatsuri apesar de simples é muito bem feita. A trilha sonora e efeitos também ajudam bastante a dar aquele tempero nas cenas. Ainda mais em um anime que transita e alterna muito entre a comédia e o drama. Vale mencionar que tanto a opening quanto a ending são muito legais, e podem acabar gradando na sua cabeça. Os recursos visuais usados durante a obra são muito bem empregados, assim fazendo uma cena que em tese seria mais simplória ganhar mais impacto.
Hinamatsuri só não ganhou nota máxima por mero detalhe, já que em sua reta final acaba perdendo um pouco de fôlego, mas isso não é nada que vale se aprofundar. Pois não estraga em nada a experiência incrível que o anime proporciona. Hinamatsuri é um dos raros casos que contam com um equilíbrio perfeito entre comédia e drama. É um drama disfarçado de comédia. Ou seria o contrário? Bem, isso você vai ter que ver por conta própria para decidir. Mas uma coisa é certa: Hinamatsuri é um anime marcante e fica aqui nossa recomendação máxima. Não é todo dia que temos um anime que nos faz rir e chorar nas mesmas proporções e de maneira tão verdadeira.
Bem, vamos ficando por aqui e esperamos que tenham gostado da nossa postagem. E só para lembrar que Hinamasturi está disponível na plataforma da Crunchyroll. E também não se esqueça de ver o nosso guia de animes da nova temporada! Até mais pessoal, grande abraço e até a próxima aqui no Meta Galáxia.