As obras que inspiraram o Trio Sombrio Shounen
A cena atual do anime está experimentando um tremendo aumento em séries mais sombrias e sombrias, substituindo gradualmente a demografia shonen convencionalmente manso e adequado para crianças. Nomes como Bleach, One Piece e Naruto, os “Três Grandes” da geração anterior, foram inevitavelmente ultrapassados pelo chamado Trio Sombrio Shounen – Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen e Hell’s Paradise. Essas novas séries shounen são distintamente mais violentas e brutais do que seus antecessores. Contudo, podemos dizer que há obras sombrias do passado que inspiraram o atual Trio Sombrio Shounen. Vamos conhecê-las?
Quer compreender melhor sobre as demografias de animes? Se sim, então confira em em nosso portal:
- O que é Shoujo? E quais seus principais títulos?
- Top 15 animes Shoujo
- O que é Shounen? E quais seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes shounen conforme MyAnimeList
- Os Melhores Shounens dos anos 2000 segundo o IMDB
- O que é Seinen? E quais seus principais títulos?
- Top 15 animes Seinen
- O que é Josei? E quais são seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes Josei
- O que é Kodomo? E quais seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes Kodomo de todos os tempos
- Quais seriam os três grandes (Big Three) dos animes e mangás shoujo?
Claymore
Entre as obras sombrias do passado que inspiraram o atual Trio Sombrio Shounen, está a fantasia sombria criada por Norihiro Yagi e inspirada na Europa Medieval, uma das favoritas dos fãs de terror sobrenatural no início dos anos 2000. A trama dos horríveis monstros carnívoros Yoma, e seus matadores meio-humanos meio-Yoma chamados Claymores, revolucionou a cena da época.
Attack on Titan (Shingeki no Kyojin)
Anime disponível em: Crunchyroll
A tendência abrangente para os animes e mangás sombrios atuais começou com o mangá de Hajime Isayama em uma narrativa brutal e violenta. A série pode parecer que está lado a lado do trio sombrio shounen da Shonen Jump, mas Hajime Isayama estreou seu mangá em 2009. Ou seja, bons anos antes do trio sombrio shounen atual.
Fã de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin)? Se sim, então confira em nosso portal:
- Shingeki no Kyojin: Tudo sobre Attack on Titan!
- Attack On Titan (Shingeki no Kyojin) tem um Final Feliz?
- Attack on Titan (Shingeki No Kyojin) alcança o topo do MyAnimeList
- Por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não faz parte do atual Trio Sombrio Shounen
- Os Mangakas mais ricos do Japão
Death Note
Anime disponível em: Netflix
Com o quanto as pessoas elogiam a atual virada de Shonen Jump para o lado sombrio, muitos esquecem que uma das séries sombrias mais famosas do anime se originou na mesma revista. Originalmente, Death Note é uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata – e certamente uma de minhas obras favoritas da lista – e teve seu lançamento na virada do século para envolver toda a comunidade com seu enredo misterioso, onde cada herói poderia ser um vilão em outra história. Até hoje, há discussões e memes nas redes sociais, onde os fãs debatem se Kira é herói, anti-herói ou então um vilão.
E até os dias atuais, todas as gerações de fãs veem Death Note como referência para obras dark e até mesmo da subcultura gótica, graças à sua forma intrigante de trabalhar com o tema sobrenatural e com a morte.
Dorohedoro
Anime disponível em: Netflix
Uma das características notáveis do Trio Sombrio Shounen é mesclar horror e comédia em um cenário de fantasia sombria. Isso tornou-se mais comum no mundo dos mangás e animes graças a com Dorohedoro, um épico de fantasia sombria. É bem aqui onde o público nota os horrores mais grotescos podem coexistir com comédias extravagantes.
Gantz
A emoção exagerada se encontra perfeitamente em Gantz, a série definitiva de ação e aventura de ficção científica do início dos anos 2000. Os heróis trágicos de Gantz têm que realizar missões de assassinato espontâneo contra monstros místicos além de sua compreensão, apesar do medo constante da morte inevitável. Mistério, violência e drama se chocam em uma colisão feroz ao longo da história acelerada de Gantz.
Blade Of The Immortal
Anime disponível em: Prime Video
Enquanto Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man acontecem no Japão moderno, Hell’s Paradise se destaca como uma trama histórica, fazendo comparações com uma clássica fantasia histórica sombria, Blade of the Immortal. Como tal, esta narrativa sobre um criminoso endurecido e amaldiçoado expiando seus crimes em um mundo de tristeza e derramamento de sangue definitivamente inspirou várias obras sombrias atuais em aspectos separados de seu cenário.
Pandora Hearts
Conforme boa parte dos fãs, há poucas obras que podem se comparar aos baixos emocionais de Pandora Hearts, um show cujas calamidades devastadoras nunca deixam de fazer o público chorar. A adaptação para anime de Pandora Hearts nunca alcançou os episódios mais comoventes do mangá de Jun Mochizuki, mas muitas obras atuais definitivamente tomou notas sobre como escrever um drama humano sincero e angustiante.
D.Gray-man
Anime disponível em: Crunchyroll
Os fãs da velha escola lembram-se com carinho de D.Gray-man, série de mangá escrita e ilustrada por Katsura Hoshino, principalmente por mesclar tropos clássicos do gênero com imagens e temas existenciais sombrios, em uma trama de um exorcista adolescente lutando contra seres demoníacos conhecidos como Akuma.
Berserk
Embora seja uma obra seinen, Berserk inspirou uma boa parcela das fantasias sombrias da cultura pop. Válido para animes e mangás, mas também para os jogos eletrônicos. Alusões e homenagens à obra-prima de Kentarou Miura podem ser vistas em franquias diversas. A vastidão e a versatilidade do enredo e cenário violentos de Berserk certamente ajudaram diversos criadores a desenvolver seus próprios mundos de fantasia sombria.