Especial:Vale a pena assistir Naruto?

Todo mundo conhece, todo mundo já foi convidado a assistir, mas vale a pena ver Naruto?

270
Vale a pena assistir Naruto?
A Equipe 7

Um clássico, amado por multidões e parte da infância de muita gente, o mundo do garoto loiro extremamente simpático chama a atenção de qualquer um. Mas se você não sabe se deve dar uma chance a este mundo ou se será uma grande perda de tempo (afinal são mais de 700 episódios), eu mostro pra você todo o necessário para ir adiante ou parar por aqui mesmo. Lembrando que o texto visa apresentar a história, os personagens, poderes e estruturas, e não fazer críticas se é bom ou não. Isso é você que irá decidir. Mesmo assim, ao final eu deixo um parágrafo para opinião pessoal. Eai, vale a pena assistir Naruto?

Ficha
Nome: Naruto / Naruto ShippudenCriador: Masashi Kishimoto
Estúdio: PierrotEmissora: Tv Tokyo
Mangá
Data de publicação: 1999 – 2014Capítulo/Volumes: 700/72
Anime
Fase clássica
Data de exibição: 2002 – 2007Episódios: 220
Fase Shippuden
Data de exibição: 2007 – 2017Episódios: 500
Onde assistir?
– Netflix
– Crunchyroll

O mundo de Naruto

A história de Naruto é ambientada num mundo ninja. Assim, este mundo é dividido em países e estes países possuem aldeias. Naruto mora no país do fogo e vive na Aldeia da Folha (Konoha). Estas aldeias possuem líderes poderosos, responsáveis por governar e, por consequência, serem os maiores protetores das vilas. Estes líderes e protetores são nomeados de Kage (sombra) adicionando um prefixo específico para cada aldeia, no caso da Aldeia da Folha é o Hokage (Sombra do fogo). Sendo, portanto, este o maior cargo possível dentro do anime, o objetivo principal do protagonista é atingir este cargo.

Poderes

O anime possui poderes e estes são possíveis devido aos personagens possuírem uma energia corporal chamada Chakra. Através do treinamento, os ninjas aprendem a transformar esta energia em Jutsus (Técnicas), afim de criar clones, bolas de fogo. Assim também manipulando elementos da natureza, invocando animais, entre outros. Esta é a premissa básica dos poderes dos personagens.

As técnicas são divididas em: Taijutsu, que é a habilidade pura de luta, onde Rock Lee é o personagem mais desenvolvido, junto com seu professor, Maito Gai. Genjutsu, que é a técnica de criar ilusões, tendo o personagem Itachi Uchiha como melhor representante. E ainda o Ninjutsu, que é uma forma de definir todas as técnicas que utilizam chakra (desde que estas não sejam de ilusão).

Clãs

As famílias em Naruto, são, na verdade, clãs. Desse modo alguns destes clãs possuem habilidades únicas, exclusivas da família, ou seja, são de sangue. Estas habilidades são chamadas de Kekkei Genkai. Por exemplo, o Sharingan é um poder ocular que somente o clã dos Uchiha possui e ele da ao usuário diversas habilidades apresentadas ao longo do anime.

Hierarquia

Os personagens são divididos em Rank dependendo do seu nível de conhecimento, experiência e poder. Todavia isso não costuma ter muita relevância ao longo da história, com exceção de um dos arcos iniciais:

  • Genin: São ninjas de classe baixa, costumam cumprir missões de nível C e D. São aqueles formados na academia ninja. A princípio, Naruto e os demais personagens na infância são genins.
  • Chunin: É efeito um exame para testas as habilidades dos Genins, e quem passa neste exame ganha a alcunha de Chunin, que é um ninja médio. A saber, o exame chunin é um dos arcos de Naruto clássico.
  • Jonin: São a elite dos ninjas, os professores das equipes e líderes de missões na sua maioria de Rank A ou S. Kakashi, um dos protagonistas e professor de Naruto, é um Jonin.
  • Kage: Cargo mais alto de uma aldeia. Em primeiro lugar, O Kage administra a aldeia. Mas também é a maior autoridade e deve ser poderoso o suficiente para ser capaz de proteger sua aldeia, se necessário.

Equipes

Os genins recém formados na academia são divididos e formam times compostos por três pessoas. Eles são liderados por um Jonin que deve treina-los e leva-los a missões para adquirirem experiência. Naruto é membro do Time 7, que consequentemente é composto pelos personagens principais da história

Personagens

Como saber se vale a pena assistir Naruto? Acho que, acima de tudo, os personagens são um elemento importante. Inegavelmente, mais importantes do que todos elementos que citei acima. Então vamos conhecê-los.

Adoro não ter que colocar uma imagem pra cada personagem hahah

Naruto Uzumaki

A história gira em torno do protagonista Naruto (ora ora), que sonha em ser um Hokage e atingir o topo da aldeia. Este sonho vem da necessidade do garoto em se provar, já que sempre foi tratado como um monstro e rejeitado por todos em sua aldeia. O motivo da rejeição de todos é o fato do garoto possuir a raposa de nove caldas em seu corpo, um monstro que a muitos anos causou um desastre na vila. Para salvar todos, o 4° Hokage, selou o monstro dentro do corpo recém nascido de Naruto, morrendo no processo. Muitos olham para Naruto e veem a raposa e por isso o tratam mal. Ele é o tipico protagonista shonen: Burro, extrovertido, motivado, bondoso e extremamente fiel aos seus amigos.

Sasuke Uchiha

Em contraste com o protagonista, temos Sasuke. Último sobrevivente do seu clã que foi massacrado pelo seu irmão mais velho, Itachi Uchiha, que só deixou ele vivo. O objetivo de Sasuke é ficar forte para encontrar seu irmão e matá-lo, vingando assim a morte de sua família. Ele está no mesmo time de Naruto. Sua personalidade é daquelas do quieto e misterioso, que não se importa com ninguém, mas que acaba criando um certo laço com os demais personagens com o passar do tempo.

Sakura Haruno

Pode parecer que eu estou zoando com a personagem, mas juro que não: Sakura não possui qualquer objetivo ou participação relevante no background da história. Assim sendo, é só um interesse amoroso de Naruto. Isso não diminui a personagem, que aparece bastante e tem seus momentos, mas não é nem um pouco aprofundada como os demais do time. Desse modo é uma pessoal normal, com passado normal em meio a três personagens com uma grande história de vida e superação, cheios de problemas psicológicos. Sua personalidade também é padrão de personagem feminina secundaria, sendo brava, vivendo xingando o protagonista, mas que no fundo o respeita e admira.

Kakashi Hatake

Enfim, o ninja que copia, este é Kakashi. Jonin de alto nível e responsável por lidar com dois dos mais problemáticos genin, algo que não é aleatório e sim devido ao nível de força e vivência do personagem. Sua personalidade é calma e serena, se mostrando sempre preocupado com seus alunos. O passado de Kakashii na verdade é o que completa o personagem, mas por se tratar de algo apresentado muito a frente na história, não cabe ser abordado aqui.

Outros

O elenco de Naruto é composto, em suma, pelos antigos colegas de classe dele e seus professores. Todos são apresentados e desenvolvidos ao longo do clássico, com destaque maior para Shikamaru, Rock Lee e Neji. Além deles há os antagonistas. Zabuza Momochi é o primeiro e logo em seguida, no exame Chunin, temos a apresentação de Gaara. Há também o Terceiro Hokage, Hiruzen, que voltou ao cargo após a morte de seu sucessor. Temos ainda o trio que foi treinado por ele, chamados de Sannin lendários: Jiraya, um tarado que acaba treinando Naruto ao longo do anime. Tsunade, uma viciada em jogo e bebida. E Orochimaru, maior vilão do clássico que busca possuir todos os jutsus, sendo fascinado especificamente pelas habilidades do clã Uchiha.

Estrutura e História

O anime possui uma estrutura extremamente linear, com sua história seguindo naturalmente, e não sendo tão fácil dividi-la em sagas ou arcos, como é feito na maioria dos shounens. Ainda assim da para separar um pouco. A história conta com o clássico sendo a apresentação dos personagens e do mundo de Naruto. É onde todo o terreno é preparado para o desenvolvimento da fase Shippuden, em que os personagens estão dois anos mais velhos e Naruto vai atrás de seus objetivos e enfrenta inimigos que buscam caçar a ele e seus semelhantes, ou seja, outras pessoas que assim como ele possuem bestas de caudas dentro do seu corpo. Quem caça essas pessoas é a organização Akatsuki, composta por ninjas poderosos e procurados, que visa utilizar o poder destas bestas e para isso caça cada uma delas, inclusive Naruto.

Vale a pena assistir Naruto? Talvez depois de ler os parágrafos seguintes você fique com mais vontade ou simplesmente desista por levar spoilers demais. A seguir, farei resumos do anime e seus acontecimentos para você ter uma ideia dos rumos que a história segue. Leia por sua conta e risco. Se quiser pular, vá direto para “Opinião pessoal”.

Clássico

  • Naruto se forma na academia e entra no time sete, sua primeira missão é proteger um homem que tem como inimigo Zabuza Momochi, um ninja patife e poderoso;
  • Após retornarem da missão em que enfrentam Zabuza, o time 7 se prepara para o exame Chunin. Este exame é dividido em fases, a primeira é uma prova. A segunda é dentro de uma floresta onde as equipes devem roubar os pergaminhos das outras equipes e chegar ao final da floresta, e a terceira fase é uma eliminatória com lutas, onde ocorre o famoso Gaara x Rock Lee. A quarta fase também contém lutas, mas é interrompida por um ataque de Orochimaru e a Aldeia da Areia. Aqui há lutas entre Naruto e Sasuke x Gaara e Orochimaru x Hiruzen para proteger a vila e se livrar da ameaça.
  • Após os eventos da invasão e vitória da aldeia da Folha, Naruto parte com Jiraya para continuar seu treinamento e encontrar um novo líder para a vila, Tsunade. Durante este evento, novamente eles enfrentam Orochimaru.
  • Se sentindo sem evolução, Sasuke começa a se revoltar após enfrentar Itachi e ser facilmente derrotado pelo irmão. Visando ficar mais poderoso, ele aceita o convite de Orochimaru de ser treinado por ele e Naruto vai em busca de Sasuke antes que ele fuja da vila, para isso uma equipe é montada com vários genins, que vão atrás de Sasuke e são atrapalhados por homens de Orochimaru. Uma grande batalha acontece entre Naruto e Sasuke ao final e Sasuke consegue ir embora da aldeia. Por não ter conseguido impedir seu amigo, Naruto resolve treinar e sai com Jiraya durante dois anos para ser treinado por ele.

Shippuden

Aqui começam as buscas pelas bestas de caldas por parte da organização akatsuki. Na fase Shippuden acompanhamos a história efetivamente através de dois pontos de vista, Naruto e Sasuke, e os dois protagonistas fazem a história ir pra frente enfrentando os membros da Akatsuki e ficando mais fortes no processo. Temos o enfrentamento contra todos os membros da organização e principalmente o de Naruto contra seu líder, Pain e o de Sasuke contra seu irmão, Itachi.

No final do anime, restam apenas duas bijus para serem capturadas e como forma de impedir os planos da Akatsuki, as vilas concordam em se aliar para proteger Naruto e Killer Bee, uma guerra é declarada pela organização criminosa em busca de conseguir as últimas duas bijus e ao final dela se encerra a história do anime. A grande guerra traz quase todos os personagens de volta e conta com muitas reviravoltas e lutas inimagináveis no inicio do anime, mas principalmente com a presença do lendário Uchiha Madara, um dos fundadores da Vila da Folha.

Opinião Pessoal

Acredito que você já possui todas as informações prévias que alguém poderia. O resto você vai entender com o anime, sua trilha sonora, dublagem e animação, afinal, não da pra se apaixonar por um anime só lendo sobre ele. Mas ainda não se decidiu se vale a pena assistir Naruto? Vamos partir pra um lado mais pessoal de análise então:

Vale a pena assistir Naruto?

Tenho uma relação pessoal muito forte com Naruto. Na época que começou a passar no SBT tinha muita curiosidade em ver Dragon Ball, que na época não passava a alguns anos e eu lembravas de breves momentos já que era muito novo quando passou. E então veio Naruto, avassalador e super interessante, mas passava muito devagar, cortado e demorava a chegar episódios novos no Brasil. Toda essa nostalgia, me torna suspeito para falar, mas na minha opinião vale a pena sim.

Todavia, há alguns defeitos que você pode querer saber mais detalhado. Bora se aprofundar um pouco.

Fillers

Você provavelmente ouviu falar do defeito dos fillers, mas isso é facilmente remediável pulando eles, não é nada complicado, aqui tem uma lista destes episódios. A questão da reclamação toda em cima dos fillers é do pessoal que acompanhava semanalmente, como eu. E claro que isso tornava a coisa insuportável, mas você tem o anime completo ai já, então isso não deve ser problema.

Personagens mal aproveitados

No final do clássico você pode imaginar isso, mas ao dar as lutas individuais para os genins, Kishimoto encerra a saga de alguns. Muitos no Shippuden viram meros figurantes e toda a atenção fica em Naruto e Sasuke, com exceção de Shikamaru que recebe uma boa atenção. O autor então tenta compensar isso durante a guerra e comete grandes falhas ao trazer a tona personagens demais, por isso a guerra recebe tantas criticas, mas também tem outros motivos que listarei em outro post específico sobre o porque o final do anime foi ruim.

Final Ruim

Por falar nisso, a grande guerra contém algumas incoerências e reviravoltas forçadas, onde Kishimoto se perde um pouco e isso faz com que a história toda decaia muito no seu final. Apesar disso eu acho que toda a jornada vale a pena. Novamente, você tem tudo disponível, pode ver tudo de uma vez e com certeza fica mais aceitável dessa maneira, é diferente de acompanhar semanalmente, então não se prenda a essas críticas, mas também não espere nada genial do final, que com certeza pode até agradar alguns pelo seu efeito surpresa (este também rejeitado pelo fato de pra quem acompanhava semanalmente ter sido muito jogado, mas pra quem vê inteiro…).


Mas há também pontos positivos, antes que você fique com uma má impressão

As lutas

Mesmo que tenha exagerado um pouco ao final e os poderes tenham fugido um pouco a proporção apresentada no inicio, é inegável que as lutas de Naruto são incrivelmente divertidas. A variedade de golpes físicos (Taijutsu), aliado aos Ninjutsus e também Genjutsus, cria uma variedade enorme de táticas diferentes a cada embate e durante todo o anime isso chama a atenção. As lutas formam o ponto alto do anime.

Os personagens

Itachi, Jiraya, Pain, Naruto, Sasuke, Shikamaru, Gaara, Rock Lee, Neji… Todos estes personagens e muito mais possuem características únicas, diferentes e cada um passa uma mensagem pra você, que pode até se identificar com alguns deles e se inspirar. É muito interessante vê-los crescer e sem dúvidas isso acontece, a personalidade de cada é alterada aos poucos já no clássico e vemos sua evolução no Shippuden e isso é muito gratificante, algo que Oda não consegue fazer em One Piece com o bando, por exemplo, que parece o mesmo desde suas primeiras aparições no anime (não tô comparando os animes e sim esse critério em específico).

Conclusão

O anime Tinha muito potencial, e esse é na verdade seu maior defeito, poderia ser algo 10/10, mas decaiu com o tempo e isso, claro, não torna o anime ruim, longe disso. Portanto não confunda um “Poderia ter sido melhor” com um “É ruim”. O anime sofreu pela expectativa que ele mesmo criou, algo que aconteceu com Game Of Thrones também, que chegou a ser genial e terminou “Bom”, sendo crucificado exatamente baseado em seu próprio auge. E também pode acontecer com One Piece, Shingeki, entre outros. Terminar uma história é difícil, uma gigante como essa, mais difícil ainda e ninguém está livre de sofrer do mal que Kishimoto sofreu.

Vale a pena assistir Naruto? Espero que o ponto tenha ajudado e você tenha sua resposta e depois que assistir pode vir nos comentários respondê-la com mais convicção.

4 COMENTÁRIOS

  1. Aé, tinha até esquecido daquela “morte” idiota do Madara, ficaram TANTOS eps com poderes e boosts exagerados pra cá, lutas e plots twists forçados pra lá, pra no fim perder assim? E pra piorar que vilã final ridícula, teve tanta oportunidade pra fazer uma vilã feminina bem trabalhada antes, pra fazer uma com um desenvolvimento fraco? Vc escreve muito bem e tem um senso crítico muito alto, seria legal vc fazer um artigo falando exclusivamente desse arco (ou de todos os arcos como tá fzd com OP pq não?!) e de como ele foi falho, e que citasse inclusive a conveniência que foi o Sasuke encontrar o Itachi naquele momento na floresta, algo que ouço pouca gente falar. Parece até haterismo, mas é que até hoje não me conformo com uma obra que tava indo tão bem, virar isso.

    • Sim, foi tudo errado nessa questão do Madara e Kaguya. Quando aos arcos, eu faço de One Piece pq a obra está em andamento, no caso de obras finalizadas, como Naruto, eu faço esses especiais. Até estava no meus planos fazer uma série de posts falando sobre finais ruins em certas história – como GOT e Naruto -, mas ainda não sobrou tempo. Conveniencias como essa do Itachi e Sasuke não são tão absurdas, quando ocorrem vez ou outra, mas Naruto exagerou mesmo, a guerra parecia que tava acontecimento no quintal de alguém de tão fácil que os personagens se encontravam. Aliás, agradeço os elogios.

  2. Eu tenho um carinho muito grande com naruto, lembro dos dvds que eu comprava e tudo mais, as lutas sao muito boas, e os personagens sao muito carismaticos, mas… tantos foram MUITO mal aproveitados no Shippuden (Rock Lee, Neji, Tenten, Kiba, Shino etc), e toda aquela saga da guerra foi um desastre, aquela declaração do Kishimoto dizendo “nâo sei o que fazer pra derrotar o Madara”, como vc cria um personagem e não sabe como o derrotar? Ai agente ja ve que ele nâo tinha mais controle da sua obra, e acho que foi a Jump tambem que o pressionou pra aumentar a escala de poder que foi absurda. Seria tâo bom se tivesse acabado no arco do Pain, essa sua comparação com GOT foi precisa, e o duro é que pra muita gente, a ultima impressão é a que mais marca, e a das duas series foi bem negativa, infelizmente. Por isso acho que tem obras shonens mais bem redondinhas mas, ai ja é outra conversa.

    • A questão do desperdicio dos personagens era um problema a se resolver na guerra, assim como foi no arco final do clássico, onde todos os genins receberam suas lutas. Entretanto, metade do anime quase é só a guerra e mesmo assim eles conseguiram ser subaproveitados pelo Kishimoto, boa parte dos problemas da guerra seriam resolvidos distribuindo melhor o tempo de tela e as lutas. No fim, tudo soa como um grande desperdício de tempo, principalmente pelo plot final onde Madara é derrotado de forma vergonhosa. Acho que o final seria melhor se o Madara cumprisse seu desejo e todos vivessem para sempre em um sonho, é um sonho meu também rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here