Hanebado! (2018) – Resenha

0
66

Hanebado! – Resenha do anime de 2018

hanebado-resenha-poster.jpg

Exibição Original: 02 de Julho a 01 de Outubro de 2018
Título Original: Hanebado! / The Badminton play of Ayano Hanesaki! /はねバド!
Estúdio: Liden| Nº de Episódios: 13 | Criação: Kosuke Hamada
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Hanebado! é mais um caprichado e envolvente anime de esporte, uma obra do estúdio Liden (Killing Bites, Terra Formars) que adapta o mangá de mesmo nome, criado por Kosuke Hamada.

Trata-se de uma produção sobre badminton – um esporte pouco popular, é verdade, e até mesmo por isso pode causar estranheza no princípio. Conscientemente ou não, há uma demanda no Japão por animações sobre diferentes modalidades esportivas, possivelmente visando maior popularidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

No caso de Hanebado!, foi uma surpreendente e acertada aposta. Temos aqui um dos melhores animes esportivos dos últimos tempos, com uma boa estória, personagens cativantes e ação desenfreada.

hanebado-resenha-01

A trama nos apresenta a duas protagonistas: Nagisa Aragaki, uma atleta nata que conta com porte físico avançado e longos anos de treino e dedicação ao badminton; e Ayano Hanesaki, uma garota supertalentosa e prodígio que respira badminton desde a infância, treinada por sua mãe, que é considerada uma das maiores jogadoras de todos os tempos da modalidade.

Nagisa e Ayano se enfrentam em um torneio colegial, no qual a segunda acaba com sua adversária sem que ela sequer pontue. Um ano mais tarde, elas se reencontram no colégio, onde acabam, devido a algumas circunstâncias, fazendo parte da mesma equipe.

E aí se dá o ponto de partida da trama: enquanto Nagisa busca superar sua rival e agora colega, Ayano tenta encontrar motivação para seguir no esporte, uma vez que sua mãe e mentora a abandonou.

hanebado-resenha-02.png

Hanebado! conta não somente com estas duas protagonistas incríveis, mas um verdadeiro time de coadjuvantes importantes que possuem, além de uma função colaborativa na estória, também seus próprios desafios e propósitos, recebendo o devido destaque no anime e enriquecendo sua narrativa.

E, como todo bom anime de esporte, não deixa de mostrar a questão da superação, o trabalho árduo e o espírito esportivo acima de tudo, ainda que uma modalidade de jogo principalmente individual exija uma competitividade absurda. Além disso, também valoriza o esporte feminino, ainda pouco explorado pelos diversos formatos de mídia narrativa (não somente nos animes).

hanebado-resenha-03.jpg

Vale ressaltar a qualidade da animação e a dinâmica com que as partidas de badminton são conduzidas: as cenas são de tirar o fôlego e o primor da direção fica notório quando nos damos conta de que parecemos assistir a uma partida real, transmitida na TV. O character design também é incrível e as feições dos personagens expressam todo o sentimento envolvido em uma competição.

hanebado-resenha-05.jpg

Um dos únicos defeitos de Hanebado! é a ausência de maiores explicações sobre o funcionamento do badminton; o anime parte da premissa de que o expectador já possui certa ciência sobre a modalidade. Isto poderia ser facilmente resolvido com alguns letterings ou inserções no intervalo dos episódios, como já foi feito em Slam Dunk e Eyeshield 21, por exemplo.

Isto, no entanto, não é suficiente para estragar a experiência e fazer com que deixemos de aprender sobre este esporte, que, como mencionado anteriormente, é uma modalidade olímpica e se assemelha bastante ao tênis, que possui maior adesão popular.

hanebado-resenha-04.png

Hanebado! é uma ótima animação dramática esportiva, com direção impecável e que se torna mais envolvente a cada episódio. Está disponível na Crunchyroll.

Confira outras resenhas de animes e mangás aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais e se inscreva no nosso canal!

ASSINATURA

Análise Crítica
Data
Título Original
Hanebado!
Nota do Autor
41star1star1star1stargray