Home Anime e Mangá Ijiranaide, Nagatoro-san: Masoquismo ou bullying?

Ijiranaide, Nagatoro-san: Masoquismo ou bullying?

Sadismo e romance, nagatoro e a polêmica do bullying

Ijiranaide, Nagatoro-san

Ijiranaide, Nagatoro-san: Masoquismo ou bullying?

Ijiranaide, Nagatoro-san é um anime lançado na temporada de abril de 2021, com a adaptação ficando a cargo do estúdio Telecom Animation, e disponível via Crunchyroll. O mangá já dispunha de grande popularidade, o que tornava obvio a sua versão em série de anime, e embora muitos o considerem uma obra polêmicapor tratar de assuntos como o bullying. Contudo, Ijiranaide, Nagatoro-san se mostrou um anime mais bobo do que imaginávamos.

Seus momentos engraçados, são realmente engraçados, o anime não tenta forçar isso, as coisas fluem tranquilamente conforme a história, mas assim como uzaki chan, nagatoro também é repetitivo, a uma grande variedade de momentos e situações que são completamente iguais. Para aqueles que almejam deslumbrar uma boa comédia romântica, acompanhar nagatoro pode ser interessante.

Pois, o anime se preocupa em avançar essa questão, mesmo que a passos de tartaruga, desconstruindo o conceito da garota sádica que importuna o garoto tímido e introvertido, para explorar um pouco o sentimento desses personagens, embora ainda peque no enredo e construção da trama, sendo muito genérico.  Antes de prosseguirmos no que achamos sobre o anime, válido lembrar que já trouxemos uma publicação relacionada: Os Personagens de Ijiranaide, Nagatoro-san!

Nagatoro perturbando o sepai

Ficha técnica de Ijiranaide, Nagatoro-san

Baseado no mangá escrito e ilustrado por Nanashi
Produção: King Records
Direção: Hirokazu Hanai
Roteiro: Taku Kishimoto
Música: Gin
Estúdio de animação: Telecom Animation Film
Demografia: shounen
Disponível via Crunchyroll

História do anime

Nagatoro é uma garota exageradamente extrovertida, e digo exagerada, porque de fato ela extrapola, encontrar alguém assim na vida real, seria um tanto quanto assustador, no outro lado, temos o aluno do segundo ano, Hachiouji Naoto, que aparenta ter fobia social, sendo muito tímido e introvertido. Ambos se encontram na biblioteca da escola, quando Naoto derruba alguns de seus mangas.

Hayase então, a partir desse momento, passa a perseguir o protagonista, de modo a fazer piadas com ele, abusando da sua insegurança e fobia, a ponto de levá-lo a chorar, sempre ridicularizando sua condição, o chamando de virjão e coisas do tipo. É muito claro, desde o começo, que hayase se sentiu atraída por Naoto, essa seria uma forma de demonstrar seus sentimentos.

Nagatoro e Naoto

Aparentemente, essas ações são tomadas de maneira inocente! Ou seja, é como se ela não tivesse a intenção de machucar ou magoar Naoto, e o fizesse para se mostrar descolada e agradar suas amigas. Ou então até mesmo por incapacidade de lidar com suas emoções, de modo que precise usar tal elemento para reprimir seus sentimentos.

Porém, com o tempo, as atitudes sádicas de Nagatoro diminuem, a ponto dela se desculpar ou sentir ciúmes do protagonista, contudo isso não impede dela demonstrar certos traços de uma pessoa possessiva.

Naoto

Naoto é o virjão, digo, é o protagonista sensível e fraco da obra, no início ele é incapaz de efetuar alguma reação contra nagatoro, seja com palavras ou gestos, sua postura insegura e passiva é deprimente. Porém, com o decorrer do anime, gradualmente ele vai se soltando, e tomando mais atitude; ele gosta da companhia de Nagatoro, o que pode provavelmente significar que ele possui tendencias ao masoquismo, gostando de ser humilhado; o que não chega a ser um problema, desde que o autor explore essa relação sadomasoquista de verdade, e saia do loop infinito das mesmas cenas engraçadas.

Vale a pena assistir Ijiranaide, Nagatoro-san??

Ijiranaide, Nagatoro-san pode ser interessante com o decorrer do anime, mas é preciso entender que não se trata de uma obra preocupa em explorar a história, os personagens e suas relações. Ele vai querer te fazer rir, seja pela personalidade exagerada de cada um deles, ou seja pelos momentos de interação entre eles. 

Por mais que, isso tudo que eu disse seja verdade, vale muito apena ver a mudança gradativa da nagatoro, vendo o sentimento dela sucumbir aos poucos, mudando sua forma de agir. Ao mesmo tempo, que também me agrada o efeito colateral das ações dela sobre Naoto, que por mais que sejam desagradáveis, acabam ajudando o protagonista a vencer seus medos e inseguranças, isso não justifica, claro, mas é inegável que ela tem influência em tal feito.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile