Home Anime e Mangá Quem é o homem da cicatriz de chamas em One Piece?

Quem é o homem da cicatriz de chamas em One Piece?

Já em meio a tantos mistérios que One Piece possui, Oda introduziu, lá no Capítulo 1056 mais um, e daqueles bastante relevantes: Quem é o homem da cicatriz de chamas? Vamos debater a importância deste personagem, dar alguns palpites e discutir seu impacto para a história.

Afinal é uma Cicatriz de fogo ou de queimadura?

A primeira vez que vemos falar sobre o Homem da Cicatriz de fogo, temos uma observação sobre a expressão dita por Kid, que pode tanto se referir a uma queimadura, quanto a uma cicatriz em formato de chamas. Assim, devemos considerar que a causa da cicatriz não necessariamente precisa ter sido o fogo. Pode se tratar de uma cicatriz feita até mesmo por lâminas, porém com o “formato de chamas”, por mais genérico que isso seja.

Um questionamento que eu faço sobre esta questão é o quão específico isso precisa ser. Veja bem, em One Piece, cicatrizes são coisas bem comuns. O próprio Aokiji no capítulo 1081 menciona que ele mesmo possui cicatrizes de queimaduras. O Luffy possui uma no peito. O tal homem, além de suas cicatrizes, ainda possuí uma barco totalmente negro e cria redemoinhos. Por qual motivo ele é mais conhecido por sua cicatriz do que por seu barco ou poderes diferenciados? Me parece que essa cicatriz precisa ter algo bem especial para que ele seja caracterizado por ela, caso contrário, se trata de um elemento muito genérico para ser a principal característica de alguém tão importante.

Seria então uma cicatriz única?

Perguntei ao ChatGPT quais eram os kanjis referentes a “chama” e “queimadura”. Note como ele me informou um kanji especifico sobre cicatrizes, mesmo eu não tendo mencionado esta questão. Porém, se trata de um kanji grande demais. Mas quando vamos para “chama”, podemos ver que se trata de um kanji bem simples. E se a dita cicatriz na verdade não seja feita por fogo ou sequer possua “formato de fogo”, mas sim lembre o kanji de chamas? Isso explica o porquê dele ser tão lembrado por isso. Além disso, um elemento tão genérico como uma cicatriz ganha um significado único a partir desta premissa.

Esta ideia, todavia, não casa com a definição dada para a fala de Kid que eu trouxe na imagem. Também, no capítulo 1081, Aokiji interpreta como sendo uma cicatriz causada por queimadura, indicando que se trata disso mesmo. Há poucos elementos para acreditarmos nessa minha teoria do kanji, mas eu gosto dela, pois corrigiria este “defeito” de um personagem tão importante ser lembrado por algo tão genérico.

Qual a função do homem da Cicatriz de Chamas para a história?

Temos como função obvia para o personagem proteger o último Road Poneglyph. O que não quer dizer, necessariamente, que ele está com a pedra em si. É bem possível que o homem carregue consigo somente uma cópia do Poneglyph. Onde estaria a pedra então? Bem, é mais fácil proteger um pedaço de papel, então o mais seguro é guardar algo tão chamativo em um lugar que ninguém seja capaz de encontrar. No fundo do mar? Na própria Laugh Tale, quem sabe?

Como o Poneglyph faltante estava na Ilha dos Tritões que era território do Barba Branca. Podemos considerar que ele retirou de lá para si? Pode ter sido um pedido do próprio Roger que Newgate protegesse o Poneglyph. Assim, o tal Homem da Cicatriz de Chamas pode ser, na verdade, um dos homens do falecido Yonkou. Mas assim, com Ace e Oden mortos, me parece que essa missão facilmente ficaria para o Marco e, se fosse o caso, ele teria entregue a cópia para o Luffy ao fim de Wano.

Mas, pelo que pudemos ver até agora, assim como Oda fez com os Seraphins, que foram introduzidos para logo em seguida encontrar Luffy, é possível que o mesmo ocorra com este homem. Assim, Luffy precisa encontrar o último Poneglyph, então com certeza ele chegará ao homem primeiro, mesmo sem ter informações sobre ele. Ou será que o homem é que escolhe quem encontra? Seria muito melhor narrativamente falando.

Quem é o Homem com Cicatriz de Chamas?

Agora vamos ao que interessa: Apostas! Algumas mais furadas, outras mais embasadas, mas o certo é: alguma deve tá certa! (eu espero, se não essa lista vai ser um fiasco). Na análise do capítulo 1081 eu fiz alguns palpites e vou repeti-los aqui:

1 – SAUL

Meu primeiro palpite se trata, ainda, do próprio Saul. Ele se encaixa na questão das queimaduras e também de se tratar de um antigo membro do governo, algo mencionado por Shyriu no capítulo 1081. Ainda, sobre os redemoinhos e navio, não há qualquer referência anterior a estas duas questões, então elas poderiam se aplicar a literalmente qualquer personagem novo ou pouco mencionado. Por que Saul, sendo um ex-vice-almirante, assim como era Aokiji, não pode ter tal poder e força para proteger o último poneglyph?

Podemos aliar a possibilidade de ser Saul pela forma como Aokiji desconversou sobre o assunto neste capítulo. É possível que ele tenha feito a relação entre o tal homem e seu antigo amigo e tenha tentado fingir não entender nada. Ainda, ser Saul a fornecer o último Poneglyph para Luffy, proporcionaria o reencontro entre Robin e o personagem, algo emocionante, sem dúvidas.

2 – DRAGON E SHIKI

Somente como uma menção especial, Dragon não me parece alguém provável. Primeiro de tudo, que ele não anda por aí em um navio criando redemoinhos. Se trata de um personagem que estabelece bases, territórios, e age discretamente. Toda a emblemática envolve o tal homem, não combina com o pai de Luffy. Além disso, não há porque o personagem não ser nomeado diretamente e ele sequer possui uma cicatriz exposta.

Já Shiki, além de ser um personagem que possui habilidades diferentes, ainda era um antigo adversário de Roger e um pirata comum. Por qual motivo ele ficaria vagando enquanto protege a pedra vermelha? Shiki possui uma cicatriz, é poderoso suficiente para proteger o Poneglyph, mas não parece ter qualquer razão para tal feito.

3. SCOPPER GABAN

Ai você me pergunta… Por qual motivo eu citei Shiki anteriormente? Bem, existe uma História de Capa em que alguém muito parecido com Shiki aparece bebendo com Crocus e Laboon e daí o personagem e uma possível aparição permanecem em foco para os fãs. Porém, ainda existe um personagem importante da tripulação de Roger totalmente desaparecido: Scopper Gaban! E, é bem possível que o personagem que vemos nesta História de Capa seja ele e não Shiki. Ver este personagem bebendo com Crocus, seu antigo companheiro, como se estivesse de passagem, indica que ele é um viajante, o que casa perfeitamente com o que o homem da cicatriz parece ser.

Além disso, quem mais além de um dos Piratas do Roger seria melhor para proteger o último Poneglyph? Lembrando que “Gold” Roger lembra Ouro, “Silvers” Rayleigh lembra a prata e “Scopper” lembra o cobre, ou o bronze. O que temos aí? 1°, 2° e 3° do bando! Quantos membros do bando de Roger Luffy encontrou? O 1° (que obviamente não pode ser o Roger) foi Crocus. O 2°, Rayleigh, e sendo Gaban o 3°, casaria perfeitamente.

Existe uma teoria que traça paralelos para tentar adivinhar muitas coisas do futuro do anime. Uma delas envolve a aparição dos Piratas do Roger. Vejamos: Crocus apareceu logo antes de Luffy entrar definitivamente na Grand Line. Rayleigh apareceu logo antes de Luffy passar para o Novo Mundo. Ambos apareceram ao final do próximo passo de nosso protagonista. Então, não é difícil imaginar que teremos mais um dos Piratas Roger aparecendo agora que entramos no final do Novo Mundo e nos encaminhamos para o fim da história. E sendo Gaban o responsável por proteger o último Poneglyph de mãos ruins e do governo, ele precisaria encontrar Luffy.

4. UM PERSONAGEM NOVO

Gaban não possui nenhuma cicatriz que tenhamos visto até agora, mas cicatrizes são comuns quando Oda atualiza a aparência de seus personagens ou cria alguns novos. Como dito antes, o navio negro e os redemoinhos abrem a possibilidade de ser qualquer um. Não sabemos os poderes de Gaban, ou que rumo ele tomou após se separar de seu bando. Sendo assim, tudo que Oda nos mostrou pode se tratar, na verdade, de um personagem totalmente novo.

A tal cicatriz de queimadura é mencionada por muitos como um possível sinal de escravidão. Todavia, me parece algo muito genérico para que alguém seja tão lembrado por isso. Assim sendo, provavelmente este personagem teria uma cicatriz bem característica, talvez com um Kanji que lembre a palavra queimadura, chama, ou fogo, inclusive. Este personagem poderia, provavelmente, ser um tritão, visto que o Poneglyph faltante se encontrava na Ilha dos Tritões e eles possuem a capacidade de criar redemoinhos, como vimos Jinbe fazendo várias e várias vezes. Pode ser, inclusive, que o navio negro esteja vazio, vagando com a pedra vermelha e somente sendo protegido pelos Rei dos Mares que impedem, através dos redemoinhos, que qualquer um chegue perto.

Além disso, ainda temos a possibilidade desse personagem novo ser da Marinha. Alguém da S.W.O.R.D que roubou um Poneglyph para manter longe tanto dos piratas, quanto do Governo Mundial e não algum guardião especial que esta esperando pela pessoa certa. Um ex-almirante, talvez? Seria incrível!

5 – Oden

Sim, Oden está morto. Mas aqui, entre nós, no cantinho do ouvido… É One Piece! Mortes não costumam ser definitivas por aqui. Seria ruim se fosse? Sim, estragaria todo o sacrificio do personagem. Por que ele não voltou para Wano? Não sei! Mas então por que citar o personagem? Bem, Oden deve ser o personagem com mais cicatrizes de queimadura da história. Ele poderia ter sido salvo de algumas maneiras, como a própria Toki tendo enviado ele para o futuro de alguma forma.

Sobre Oden não ter retornado para Wano, ele pode ter seguido aquilo que vemos diversos personagens fazer ao longo do anime, que é entregar o futuro nas mãos da próxima geração. Seria uma justificativa boa? Não tanto, mas não seria uma novidade. Além disso, Oden se encaixa na descrição de homem do Barba Branca e do Roger, algo único na história e poderia ter pedido ao antigo capitão para ser o guarda da última pedra, ou recebido essa ordem. Particularmente, me agrade mais Gaban do que Oden, mas eu não descartaria totalmente esta possibilidade. Outra coisa é que isso justificaria o fato de Barba Branca não ter ido até Wano, o que pode ter sido um pedido do próprio Oden.

6 – Membros do Barba Branca

Não sabemos exatamente o paradeiro dos homens de Newgate, além de Marco e Izo. Neste tópico, quero falar mais especificamente de Jozu. Apesar de seu poder não envolver redemoinhos, ele poderia ser um rte adversário para qualquer um que tentasse pegar o Poneglyph pertencente ao seu pai. Neste caso, ainda estaríamos naquela premissa de que BB retirou a pedra da Ilha dos Tritões para si. Acho a menor possibilidade da lista, mas não descartaria ele ou Vista (ou os dois), tendo esta função. Lembrando que Jozu foi congelado por Aokiji em Marineford.

O Homem que Roger Espera

Antes de morrer, Barba Branca diz que Barba Negra não era o homem que Roger espera. A partir desta fala, podemos considerar que Roger sabia de algo sobre o futuro. Além de explicar que Oden possa estar vivo e passivo ao que acontecia em seu país, esta fala também explica que qualquer um de seu bando seja o responsável por proteger a pedra. Quem quer que seja o homem da cicatriz de fogo, ele tem a função de garantir que a pessoa certa chegue ao One Piece e a motivação dele para isso deve ser relevante e coerente.

Gaban? Oden? Dragon? Davy Jones? Um ex-Almirante? Qualquer um que seja, Oda adicionou um mistério bem em cima da hora e precisa tomar cuidado ao abordá-lo. Afinal, seria terrível se Luffy, mesmo sem saber da existência de tal personagem, desse a “sorte” de passar por ele enquanto ninguém mais consegue isso. Já se o homem for atrás dele, bom ai a conversa é outra!

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile