Home Anime e Mangá Razões pelas quais One Piece está cada vez mais popular

Razões pelas quais One Piece está cada vez mais popular

Com uma base de fãs dedicada, histórias de aventura e animação aprimorada, One Piece tornou-se cada vez mais popular nas últimas duas décadas.

 One Piece

Razões pelas quais One Piece está cada vez mais popular

A cena dos animes e mangás shounen é conhecida por sua intensa competitividade e pela rápida mudança de tendências – programas que outrora dominavam a comunidade são rapidamente esquecidos quando perdem sua novidade. No entanto, há um pilar na revista Weekly Shonen Jump que conseguiu resistir ao teste do tempo, mantendo-se firmemente no topo de todas as pesquisas de popularidade desde sua estreia em 1997. “One Piece” de Eiichiro Oda rapidamente se tornou um favorito dos fãs, recebendo uma adaptação em anime apenas dois anos depois e ostentando o título de mangá mais vendido de 2008 a 2018.

As aventuras marítimas de Monkey D. Luffy e dos Piratas do Chapéu de Palha conquistaram uma quantidade impressionante de fãs, quebrando todos os recordes tanto no Japão quanto no exterior. Vários fatores contribuíram para o sucesso duradouro de “One Piece”, enquanto tantas outras séries falharam, e a série continua a ganhar mais popularidade mesmo após mais de 25 anos de sua estreia. “One Piece” está mais forte do que nunca, e diversos elementos asseguraram sua aclamação contínua.

Fã de One Piece, de Eiichiro Oda? Se sim, então confira também em nosso portal:

O apelo universal de uma grande aventura

A obra apresentou uma premissa excepcionalmente sólida desde o princípio – uma jornada gradual, porém constantemente emocionante, pelos perigosos mares de um mundo desconhecido em busca de um tesouro lendário. O objetivo central ficou estabelecido desde o início, inclusive refletido no próprio título da série, de forma que os novos fãs se apaixonaram facilmente pela empolgante aventura de Luffy.

Mesmo após 25 anos, o núcleo da história permanece inalterado – a busca pelo One Piece e o desejo de se tornar o Rei dos Piratas continuam sendo os objetivos centrais de Luffy. Sua motivação é igualmente clara e compreensível, sendo facilmente apreendida tanto por aqueles que começaram a acompanhar o mangá hoje quanto por aqueles que o fizeram em 1997. Universalmente cativante e facilmente explicável para os recém-chegados curiosos, “One Piece” continua a atrair novos fãs com o fascínio simples de seu conceito.

Nunca deixa de ser fresco


É surpreendente constatar que, após tantos anos de serialização, a franquia ainda seja capaz de trazer à tona novas ideias para explorar e introduzir conceitos frescos. A inigualável criatividade de Eiichiro Oda tem sido a força motriz por trás desta grande saga de aventura, abrindo constantemente novos caminhos. No início, muitos poderiam ter suspeitado que o mangá e o anime eventualmente perderia seu ímpeto.

No entanto, Eiichiro Oda continua a impressionar seus leitores a cada novo arco, apresentando novos cenários, locais desconhecidos e reviravoltas inéditas. O recém-concluído arco de Wano Country e os arcos em andamento, como Egghead, já são amplamente considerados como algumas das melhores partes narrativas na história do mangá. Esta tendência de inovação e aprimoramento provavelmente persistirá até o desfecho final.

O anúncio final da saga encorajou fãs curiosos a comprar o mangá

Em junho de 2022, após um breve hiato de um mês, Eiichiro Oda surpreendeu os fãs ao anunciar que a grandiosa jornada de Luffy estava prestes a entrar em seu capítulo final, logo após a conclusão do extenso arco de quatro anos em Wano Country. O arco Egghead marcou o ponto de partida na décima primeira e, provavelmente, última grande seção do mangá, que recebeu o nome de “Saga Final”.

O frenesi em torno da iminente conclusão da série de anime mais icônica fez a popularidade do mangá disparar. Afinal, não há momento melhor do que o presente para embarcar na aventura de Luffy e vivenciar seu épico desfecho em primeira mão, uma vez que é altamente improvável que a cena shounen nos presenteie com outro evento de magnitude semelhante em nossas vidas.

Filmes de alto orçamento ajudam na propagação da popularidade

A franquia sempre demonstrou uma notável consistência quando se trata de criar conteúdo adicional, abrangendo desde produtos de mercadoria e videogames até parques temáticos, mas, acima de tudo, destacam-se os seus filmes originais de grande orçamento. A cada poucos anos, uma nova aventura chega às telonas, gerando entusiasmo entre os fãs leais e atraindo novos espectadores, oferecendo uma entrada acessível na franquia.

Diferentemente da maioria dos filmes de anime, os filmes são renomados por seus generosos orçamentos, tramas envolventes e a aprovação crítica. Um exemplo recente é o sucesso estrondoso de “One Piece Film: Red“, que quebrou recordes ao arrecadar impressionantes US$ 246,5 milhões em todo o mundo, impulsionando ainda mais a já colossal popularidade da série. Atualmente, o filme está disponível via Prime Video.

A comunidade cresceu cada vez mais através do boca a boca


A base de fãs sempre foi conhecida por suas persistentes tentativas de atrair o maior número possível de pessoas para sua série favorita. Apesar dos inúmeros contra-argumentos sobre a extensão e complexidade extraordinárias do espetáculo, a gota d’água acabou cavando a pedra.

Na era das redes sociais, o boca a boca sobre os méritos de “One Piece” era particularmente fácil de disseminar, e a exposição inevitável ao conteúdo da série levou muitos novos fãs a conferirem o que ela tinha a oferecer. Como uma das comunidades de fãs mais dedicadas no mundo do anime, os admiradores de “One Piece” sabem como apresentar argumentos convincentes em favor de sua amada série.

One Piece fala para públicos diversos


O início da franquia é predominantemente moldado pelas preferências do núcleo demográfico que busca atrair – os fãs de shounen. Ele se apresenta como uma aventura que é ao mesmo tempo cômica e emocionante, repleta de personagens engraçados, poderes superexagerados e combates extravagantes.

Contudo, à medida que a obra evoluiu ao longo dos anos, desenvolveu elementos que atraíram grupos de fãs que, anteriormente, talvez não estivessem tão interessados. As personagens femininas incrivelmente bem desenvolvidas e complexas encontraram ressonância no público feminino. Outro detalhe? Os entusiastas de anime histórico e de alta fantasia foram cativados pela construção de seu mundo. Além disso, o público LGBTQ+ encontrou representações positivas em seus personagens.

A adaptação Live-Action da Netflix foi um grande sucesso

Iñaki Godoy como Monkey D Luffy em One Piece da Netflix

A abordagem da Netflix para One Piece superou todas as expectativas do público, tanto em termos de qualidade quanto de recepção por parte do público, batendo recordes na plataforma logo na primeira semana.

Recebendo elogios dos fãs por seu elenco excepcional, cenários impressionantes e evidente dedicação ao material original, a adaptação live-action conseguiu introduzir a série icônica a novos públicos internacionais. Esta produção quebrou a tendência desapontadora das tentativas anteriores da Netflix de adentrar o mercado de adaptações, finalmente apresentando a obra-prima de Eiichiro Oda para pessoas de fora das comunidades de anime e mangá.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile