NOME ORIGINAL | 2001: A Space Odyssey |
DIREÇÃO | Stanley Kubrick |
ANO | 1968 |
Em 2001: Uma Odisseia no Espaço, uma equipe de astronautas vai em uma missão secreta a Jupiter, guiados pela inteligência artificial HAL 9000, que pode mudar o rumo do Planeta Terra, já que aparentemente a missão tem como intuito encontrar os primeiros sinais de vida extra-terrestre. Porém, a viagem que tinha tudo para ser um sucesso, acaba sendo uma verdadeira aventura pela sobrevivência em pleno espaço.
Um filme extremamente incrível, com uma trilha sonora envolvente, uma trama que é capaz de prender a atenção até o final, um suspense de “matar”, e uma visão sci-fi que com certeza encantou gerações e influenciou uma série de filmes que vieram a seguir.
O filme é contado quase que como uma grande obra de arte, passando pelos primatas (parte do filme sem falas, mas que envolve o telespectador), pelas evoluções tecnológicas do espaço (é incrível ver como muitas coisas do filme hoje existem em nosso dia a dia) e por fim, com um final misterioso, confuso, reflexivo e digno de uma obra de ficção científica.
Vale dizer que o suspense que acontece nas cenas em que os astronautas estão sendo estudados pelo computador de bordo, HAL 9000, é simplesmente incrível, de faltar o ar, assim como os personagens ficam e perfeitamente demonstram na situação.
De fato, como ponto fraco, fica o final, que precisa ser bastante entendido, compreendido e refletido, mas nada que estrague essa incrível obra.
2001: Uma Odisseia no Espaço é um filme obrigatório para os fãs de ficção científica.