Em um passado não tão distante, embora às vezes pareça o contrário, quando não passavam na televisão (seguidos de muitos anúncios), os filmes eram assistidos no cinema ou alugados em uma locadora. E era preciso rebobinar as fitas antes de devolvê-las – coisa literalmente do século passado.
Atualmente, contudo, é fácil ter ao toque dos dedos conteúdo online por meio de plataformas de streaming, com produções milionárias que entregam efeitos fantásticos. Não é de surpreender que os pequenos estejam acostumados a toda essa qualidade, afinal, trata-se de uma geração nascida e inserida no contexto da tecnologia avançada. Ainda assim, quem hoje está na faixa dos 30-40 anos pode ter a oportunidade de apresentar às novas gerações clássicos que, mesmo com efeitos especiais menos evoluídos, são tão divertidos quanto os atuais.
De frente para a tela
Grande parte das crianças de hoje possuem conhecimento informático e acesso à internet desde muito cedo. Por isso, é crucial que pais e responsáveis estejam atentos às atividades dos pequenos. Segundo dados publicados no blog da ExpressVPN, uma pesquisa realizada com 2 mil crianças revelou que, mesmo quando há monitoramento de adultos, algumas desobedecem às regras e fazem uso das redes sociais às escondidas.
Sendo assim, para além de monitorar, é necessário orientar. E envolver-se também pode ser uma maneira de chamar a atenção dos pequenos para outros conteúdos. Começar por filmes que marcaram uma geração inteira nas décadas de 80 e 90 pode ser, além de nostálgico, uma ótima forma de conexão e diversão em família.
Os Goonies
Esqueça Os Vingadores ou o último filme do Homem-Aranha. Lançado em 1985, Os Goonies é um filme de ação e aventura que promete prender a atenção do início ao fim: um grupo de jovens encara uma verdadeira caça ao tesouro para salvar suas casas de uma infeliz hipoteca, que os fará mudar de cidade. Entre piratas, perigos e momentos engraçados, pode ser que os pequenos reconheçam o Sam de O Senhor dos Anéis, que atua no longa como personagem principal. E Cindy Lauper cantando ao fundo não esconde que estamos nos anos 80.
Esqueceram de Mim
Figurinha repetida das sessões da tarde, Esqueceram de Mim é a certeza de que toda criança dos anos 90 sonhava com um Natal como o da família McCallister. A influência desse clássico rendeu vários outros títulos que seguem a mesma linha. Contudo, nenhum deles supera as façanhas de Macaulay Culkin na pele de Kevin, que é esquecido pela família às vésperas do Natal e precisa defender a casa de bandidos. Há não muito tempo, graças ao sucesso do filme, essa casa foi vendida por uma grande quantia.
Matilda
Com um toque de doçura e fantasia, Matilda conta a história de uma menina muito especial, que tem superpoderes e ama ler. Porém, seus pais não são exatamente os melhores. Na nova escola, ela faz amigos queridos, ganha uma professora incrível e, diante da malvada diretora, mostra que tamanho não é documento. Trata-se de um filme inocente e com muito encantamento. A atriz Mara Wilson, que interpretou Matilda, também fez parte de outro clássico imperdível: Uma Babá Quase Perfeita, ao lado de Robbie Williams.
A lista é longa, incluindo também Dr. Dolittle; Querida, Encolhi as Crianças; Beethoven; A Princesinha e muitos outros. Além de nostálgico, mostrar aos pequenos que para garantir a diversão os filmes não precisam ser atuais é também uma oportunidade de lhes apresentar outros horizontes – passados, mas igualmente interessantes.