Conheça Michelle Yeoh, vencedora do Oscar 2023 na categoria Melhor Atriz

Michelle Yeoh

Conheça Michelle Yeoh, vencedora do Oscar 2023 na categoria Melhor Atriz

Michelle Yeoh é o nome artístico de Yeoh Choo Kheng, atriz e modelo malaia e uma das maiores estrelas femininas do cinema de ação, famosa especialmente por realizar suas próprias acrobacias perigosas. Ela frequentemente recebe elogios por sua atuação, tanto que está em nossa publicação sobre Atuações marcantes do cinema em 2022. Dessa forma, que tal falarmos tudo que sabemos sobre Michelle Yeoh, vencedora do Oscar 2023 na categoria Melhor Atriz e fazendo história como a 1ª asiática a receber indicação como melhor atriz? Além disso, é uma das minhas artistas favoritas. Então, não demoraria para eu trazer uma breve biografia sobre ela!

Breve biografia de Michelle Yeoh

Michelle Yeoh nasceu em 6 de agosto de 1962, Ipoh, em uma família rica da Malásia. Desde tenra idade, ela se envolveu em várias atividades físicas, incluindo basquete e natação, embora se interessasse principalmente por balé. Quando adolescente, ela frequentou a Royal Academy of Dance em Londres. Inclusive, a meta dela era mexer mais com dança, mas em 1983 sua mãe a inscreveu no concurso de Miss Malásia, mesmo concurso que ela ganhou e mais tarde ela apareceu em um comercial com Jackie Chan, um anúncio que levou a um contrato de atuação com uma produtora de Hong Kong.

Estrela dos filmes de Hong Kong

Em 1984, a atriz fez sua estreia na tela grande, aparecendo então no drama de ação The Owl vs. Bumbo. Embora escolhida como o interesse amoroso, ela foi atraída pelas sequências de luta, observando que sua coreografia e ritmo lembravam a dança. Na esperança de se expressar fisicamente novamente, então ela começou um treinamento intenso e sua experiência em dança provou ser inestimável. Ela era flexível e rápida, assim como altamente tolerante à dor.

Em 1985, ela estrelou o filme de artes marciais Huang jia shi jie, mas ficou alguns anos sem atuar em filmes. Em 1992, ela retomou a carreira de atriz, mas mais precisamente quando estrelou em Police Story 3: Supercop, um filme de comédia de ação que apresentou uma série de acrobacias incríveis. Esse e os filmes subsequentes a estabeleceram como uma estrela em Hong Kong. Afinal, as suas acrobacias normalmente destacavam sua graça, precisão e destemor. No entanto, Yeoh sofreu vários ferimentos graves durante sua carreira.

Fama global

O Tigre e o Dragão
Michelle Yeoh em O Tigre e o Dragão

Em 1997, Michelle Yeoh tornou-se conhecida de um público mais amplo com Tomorrow Never Dies, um filme de James Bond no qual ela interpretou uma agente chinesa. Diferente da típica “Bond girl”, contudo, a sua personagem é tão inteligente e capaz quanto a espiã britânica. Além disso, muitos dizem que ela não usou dublês no filme e isso colaborou com seu sucesso. Contudo, um dos seus maiores sucessos foi o clássico filme de artes marciais O Tigre e o Dragão (2000). O filme foi aclamado pela crítica pois combinou cenas de ação espetaculares com uma história de amor sincera entre o guerreiro Yu Shu Lien, vivenciada por e o mestre das artes marciais Li Mu Bai, vivenciado por Chow Yun-Fat. Foi uma sensação de bilheteria e ganhou vários prêmios da Academia, assim como um dos seus trabalhos mais importantes.

Seguiu-se uma série de filmes asiáticos e filmes em inglês, como por exemplo Memórias de uma Gueixa de 2005. Além disso, ela interpretou uma antiga feiticeira no filme de ação e aventura A Múmia: Tumba do Imperador Dragão. Continuando a mostrar seu alcance como atriz, então ela estrelou The Lady (2011), uma cinebiografia sobre Aung San Suu Kyi, uma ativista aguerrida cujos esforços para trazer a democracia para a Birmânia (atual Mianmar). Inclusive, esses esforços renderam o Prêmio Nobel da Paz de 1991 para Aung San Suu Kyi. Certamente, uma obra incrível no currículo de Michelle Yeoh.

Maiores participações importantes de Michelle Yeoh nos cinemas e na TV

Michelle Yeoh em The Witcher A Origem da Netflix
Michelle Yeoh em The Witcher: A Origem, uma das mais novas minisséries da Netflix

Não demorou para que ela começasse a aparecer na Marvel, especialmente em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, e também teve um papel recorrente no programa Star Trek: Discovery. Um dos seus mais recentes trabalhos foi na minissérie The Witcher: A Origem, agora disponível plataforma de streaming Netflix, assim como o filme The School for Good and Evil para a mesma plataforma de streaming. Já foi o filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once) que lhe rendeu o Oscar e está disponível pela plataforma de streaming Prime Video! Certamente, são obras sensacionais e que não podemos perder!

Filmografia

Filmes

AnoTítuloPersonagem
1984The Owl vs BomboMiss Yeung
1985Twinkle, Twinkle, Lucky StarsJudo instructor
1985Yes, MadamInspector Ng
1986Royal WarriorsInspector Michelle Yip
1987Magnificent WarriorsFok Ming-Ming
1987Easy MoneyMichelle Yeung Ling
1992Police Story 3: Super CopInspectora “Jessica” Yang Chien-Hua
1993The Heroic TrioChing
1993Butterfly and SwordLady Ko
1993ExecutionersChing
1993Holy WeaponChing Sze
1993Supercop 2Inspectora “Jessica” Yang Chien-Hua
1993Tai Chi MasterSiu Lin / Qiu Xue
1994Shaolin Popey 2 – Messy TempleAh King
1994Wonder SevenFong Ying
1994Wing ChunYim Wing-Chun
1996The Stunt WomanAh Kam
1997The Soong SistersSoong Ai-ling
1997Tomorrow Never DiesWai Lin
1999Moonlight ExpressSis Michelle
2000Crouching Tiger, Hidden DragonYu Shu Lien
2002The TouchPak Yin Fay
2004Silver HawkLulu Wong
2005Memoirs of a GeishaMameha
2006FearlessMs. Yang
2007SunshineCorazon
2007Far NorthSaiva
2008The Children of Huang ShiMrs. Wang
2008Babylon A.D.Sister Rebeka
2008The Mummy: Tomb of the Dragon EmperorZi Yuan
2010True LegendSister Yu
2010Reign of AssassinsZeng Jing / Xi Yu
2011The LadyAung San Suu Kyi
2013Final RecipeJulia Lee
2016Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword of DestinyYu Shu Lien
2016Mechanic: ResurrectionMei
2016MorganDr. Lui Cheng
2017Guardians of the Galaxy Vol. 2Aleta Ogord
2018Crazy Rich AsiansEleanor Young
2018Master Z: Ip Man LegacyTso Ngan Kwan
2019Last ChristmasHuang Qing Shin
2021Boss LevelDai Feng
2021Gunpowder MilkshakeFlorence
2021Shang-Chi and the Legend of the Ten RingsYing Nan
2022Everything Everywhere All at OnceEvelyn Wang
2022Minions: The Rise of GruMaster ChowVoice
2022The School for Good and EvilProfessora Emma Anemone
2023The Tiger’s Apprentice

Televisão

AnoTítuloPersonagem
2015Strike Back: LegacyMei Foster
2016Marco PoloLotus
2017–2020Star Trek: DiscoveryCapitã Philippa Georgiou / Imperatriz Philippa Georgiou
2018Star Trek: Short TreksPhilippa Georgiou
2022The Witcher: Blood OriginScían

Documentários

AnoTítulo
2008Purple Mountain
2012Pad Yatra: A Green Odyssey

Vencedora do Oscar 2023 na categoria Melhor Atriz

Conforme dito anteriormente, a atriz e modelo Michelle Yeoh a história como a 1ª asiática a receber indicação como melhor atriz e vencendo o Oscar 2023 na categoria! A vitória foi graças ao filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once), que está disponível pela plataforma de streaming Prime Video! A obra chamou bastante a atenção do público e da crítica, pois mesmo não sendo obra da Marvel ou DC, também trás um tema que chama bastante atenção: o multiverso. Uma ruptura interdimensional bagunça a realidade e, dessa forma, uma heroína precisa usar seus novos poderes para colocar tudo no seu respectivo lugar.

Em conclusão, isso é tudo o que sabemos até o momento sobre a atriz e modelo Michelle Yeoh. Certamente, é uma publicação que atualizarei várias vezes. Conforme ela fizer novos trabalhos e tivermos novas curiosidades e informações, volto aqui para atualizar!

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here