Home Filmes Dia do Cinema Brasileiro: Há duas datas distintas?

Dia do Cinema Brasileiro: Há duas datas distintas?

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Dia do Cinema Brasileiro: Há duas datas distintas?

Você sabia que o Dia do Cinema Brasileiro é duplamente comemorado? Pois é! A comemoração ocorre nos dias 19 de junho e 5 de novembro. Para comemorarmos o dia 5 de novembro do ano passado, nós trouxemos uma lista de 20 nacionais filmes imperdíveis. Tal data indica que, no dia 5 de novembro de 1896, no Rio de Janeiro, foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada um. Foi um grande marco para o Brasil.

Entretanto, há quem prefira a escolha da data de comemoração dia 19 de junho, em homenagem ao cineasta Afonso Segreto, considerado pioneiro do cinema brasileiro. Em 1898, Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no país, filmando a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio Brésil. Essa filmagem ficou conhecida como “Os Beijos” e é considerada o marco inicial do cinema no Brasil.

Qual a importância de ambas as datas?

Imagem de OsloMetX por Pixabay

O Dia do Cinema Brasileiro é uma oportunidade de valorizar a produção cinematográfica nacional, promover debates sobre o cinema brasileiro e relembrar a importância cultural e artística dessa forma de expressão. Durante essa data, há muitas cidades que promovem, mostras de filmes nacionais, debates, premiações e outras atividades relacionadas ao cinema brasileiro.

O cinema brasileiro possui uma rica história e contribuições significativas para o cenário cinematográfico mundial. Ao longo dos anos, produções brasileiras ganharam destaque em festivais internacionais e conquistaram reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. Filmes como “Central do Brasil“, “Cidade de Deus“, “Tropa de Elite” e “O Auto da Compadecida” são exemplos de sucessos do cinema brasileiro. Quem não ama esses clássicos?

E certamente não podemos nos esquecer que muitos artistas brasileiros também estão recebendo uma grande visibilidade no exterior. Tanto que podemos citar Bruna Marquezine, atriz brasileira que está participando do filme “Besouro Azul” da DC. Além disso, nomes como Rodrigo Santoro e Wagner Moura já são bastante comuns no exterior, tanto que Rodrigo Santoro ficou mundialmente famoso com sua participação em 300. Já Wagner Moura tem sua importante participação em “Tropa de Elite“, obra mundialmente famosa. Posteriormente, o ator também ficou reconhecido por interpretar Pablo Escobar na série de TV Narcos.

A celebração é uma forma de incentivar a valorização e o apoio à produção cinematográfica nacional, além de estimular a reflexão sobre a identidade cultural do Brasil retratada nas telas. É uma oportunidade para os cineastas brasileiros apresentarem suas obras, promoverem o debate sobre o cinema nacional e reforçarem a importância dessa arte na sociedade.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile