Home Anime e Mangá One Piece: Filme Red – Um (ótimo) Musical de Shounen | Análise

One Piece: Filme Red – Um (ótimo) Musical de Shounen | Análise

Oda nos prometeu, ainda em 2022, que o ano passado seria aquele em que Shanks se moveria. Muitos aguardaram este momento no mangá, porém ele veio muito mais em forma de filme, com One Piece: Filme Red. Vendido e sustentado em cima do nome do Ruivo, o filme gerou expectativa nos fãs por trazer mais do misterioso (e ausente) personagem. Havia poucas aparições de Shanks no manga e mesmo no anime. A promessa de vê-lo em ação moveu todo fã de One Piece a ver o Filme Red. Mas será que ele se resume a Shanks?

O Efeito Dr. Estranho em One Piece: Filme Red

Antes de irmos para o filme em si de forma a ignorar qualquer externalidade, queria abordar um tema importante que se fez presente no cinema ano passado. Se tornou comum em qualquer mídia os vazamentos. Hoje não vivemos mais de trailers, mas a ansiosa sociedade Geek se alimenta de rumores, que muitas vezes se tratam de ideias dos produtores (que acabam não conseguindo as colocar em prática).

Tal movimento se tornou perigoso, pois alimenta expectativas antes irreais, mas que com os rumores ganham vida. Mesmo que somente por alguns dias. One Piece sofre isso toda semana com os vazamentos dos capítulos, com coisas absurdas que se provam mentira, gerando uma montanha russa de sentimentos nos fãs e feverosas discussões antes mesmo do lançamento do capítulo. Enfim, esta necessidade intensa por informações antes da hora começou a culminar em decepções tremendas por parte dos fãs. O maior exemplo disso se trata de Dr. Estranho: No Multiverso da Loucura.

Homem Aranha e Dr. Estranho

O Grande culpado pelo excesso de críticas ao filme do Mago Supremo da Marvel é seu maior herói: o Homem-Aranha. Sim, se criou uma expectativa gigante sobre o terceiro filme do Teioso. Tal expectativa foi correspondida pela Marvel, com os três Aranhas em tela e um momento mágico para os fãs do herói. Com isso, no lançamento de Dr. Estranho, muitos acreditavam que os vazamentos se comprovariam reais em sua maioria absoluta. Quando isso não ocorreu, muitos desceram o cacete no filme. De forma injusta? Sim, se trata de um filmaço!

Mas o que One Piece: Filme Red tem a ver com isso? Bom, o filme sofreu com diversos vazamentos também, com uma expectativa gritante da fandom em cima de Shanks e uma possível participação mais ativa do personagem. Porém, assim como Dr. Estranho no Multiverso da Loucura, Filme Red é muito mais contido em sua própria história e focada na loucura de sua vilã. Devido a essa quebra de expectativas por causa dos vazamentos, ambos os filmes se tornaram injustiçados e receberam olhares tortos por parte da fandom que não quer mais assistir uma obra, quer assistir aquilo que espera. Ser surpreendido, a magia do cinema, ver uma história ser contada deixou de ser importante. Fanservice e ver exatamente aquilo que você esperava antes de sair de casa é o objetivo agora.

Essa textão todo é pra dizer que não vou dar uma nota ruim pro filme, pois, assim como Dr. Estranho, se trata de um ótimo filme, não só de One Piece, não só de anime, mas como filme isolado mesmo. Agora sim, vamos a análise de One Piece: Filme Red.

Um Filme Diferente, com uma missão diferente

Diferente do que vemos em Stamped, que se trata de um fanservice gigante do início ao fim e uma porradaria descontrolada, aqui temos um filme mais contido em si. Sem precisar de conexões com o resto do mundo e com o passado (somente o que é mostrado no filme), o longa consegue ser bem fechado dentro de si. Com o lançamento do filme no Brasil pela primeira vez, este é o roteiro perfeito pro telespectador não ficar confuso (como fincaria em Stamped). Acredito que o filme cumpriu bem sua missão de situar quem o assistiu com os temas abordados no anime, com as diferentes frentes e como existem pessoas boas e más de ambos os lados.

Este é um ponto bastante legal de One Piece, que o leva além de uma constante briga por quem é o mais forte e sobre salvar o mundo. A corrupção do mundo, os piratas, a liberdade. Tudo faz parte do cotidiano das pessoas desse universo e é bem explorado no filme, passando exatamente sobre o que se trata a história de One Piece. Confesso que a necessidade de tornar Uta uma ameaça global não combina bem com esse tema que podia ser mais aprofundado e acabou esquecido, mas não estraga totalmente o mérito do filme em apresentá-lo.

Madara 2.0 no Filme Red

Cá entre nós que o plano de Uta e consequentemente o plot principal do filme não são nenhuma novidade. Sendo assim, não se trata de um pano de fundo dos mais inovadores. Ainda assim, a personagem de Uta, suas músicas e a forma pessoal que sua relação com Shanks e Luffy é trabalhada nos aproxima do roteiro. Por mais incrível que se pareça, em um filme de Shounen, a relação explorada entre os personagens é o destaque. Como se trata de uma obra pequena e rápida, é comum que tudo seja somente uma desculpa pros personagens fortes saírem na porrada. Já aqui não, temos uma tentativa de criar uma personagem viva, com seus complexos e com suas relações.

Ainda que a clássica redenção e sacrifício da personagem para salvar os demais também seja manjado, ele é bem trabalhado. Muito disso pela atenção bem distribuída no drama de Uta, deixando, por incrível que pareça, Luffy e seu bando no papel de coadjuvantes. Aqui faço um paralelo com o filme do Dr. Estranho, que escolhe um gênero e o trabalha bem (Lá o terror e em One Piece o musical), mas sem deixar de usá-lo como forma de demonstrar o drama da protagonista.

As letras da música de Uta, além de bem cantadas, encaixam bem com cada momento que aparecem. Os efeitos visuais e sua utilização é bem feita, sem momentos galhofas e exageradamente bobos. Há peso, há drama e há desenvolvimento. O filme nunca para, nunca estagna, apesar de maior do que o normal, se trata de uma frenética história, com aprofundamento e com um belíssimo encerramento para Uta, Shanks e Luffy. Uma bela animação e conseguindo deixa a luta em segundo plano, One Piece Filme Red é uma obra rara, diferente e eficiente, ainda que não perfeita. E vamos aos defeitos…

Show de luzes em um cenário cheio

O filme anterior, Stamped, já contava com um número gigante de personagens. Todavia, ali, o roteiro justificava tal situação, de forma que sequer soava problemático. Muito pelo contrário, muitos foram introduzidos de forma orgânica, até mesmo pela premissa do filme permitir isso. Já o Filme Red abraça uma premissa que permite uns exageros, mas podia evitá-los. Law e cia têm uma participação interessante ao longo do filme. O retorno de Blueno e sua fruta da porta são bem-vindos. A presença de Coby representando a Marinha também.

Porém, a partir do momento que começam a acumular personagens em tela fica difícil não só pra quem conhece o anime, mas especialmente pra quem não o conhece saber o que está acontecendo. Menções, nomes, relações. Nada disso tem tempo suficiente para ser explicado e a coisa foge um pouco do controle. A presença de Katakuri e dois Almirantes em cena, por exemplo, é totalmente desnecessária. Não preciso nem mencionar Oven e Bruule. Shanks, obviamente, era necessário em cena e trás consigo uma presença que já valeria o ingresso, sem a necessidade do excessivo fan service com todos os personagens que mencionei.

Azul, Vermelho e Verde

As músicas de Uta fazem bem ao filme. São boas, maravilhosamente bem interpretadas e casam com o momento em que aparecem. Mas a escolha de tornar cada música em um clipe prejudica a continuidade do filme. Estes momentos são aproveitados para fazer movimentações estranhas e confusas devido ao estilo “clipe” que as cenas ganham. O excesso de luzes, pra variar (virou um problema no anime como um todo), não facilita em nada acompanhar as mudanças e transições que as músicas trazem.

Tais problemas ofuscam um pouco do brilho das músicas e da belíssima interpretação da cantora (que, confesso, não sei o nome). Por criar momentos desconexos, as músicas acabam criando certa irritação no espectador. Como se fosse uma propaganda interrompendo o que é mais importante. Por fim, as luzes, mesmo que sem o acompanhamento musical, prejudicam e muito na confusa batalha final contra o Tot Musica. Além da criatura não ter sua aparição justificada de forma coerente, ainda é sem graça, mal desenhada e derrotada de forma mais confusa ainda. Não vemos o que a criatura está fazendo ou onde ela está sendo acertada. Nada funciona direito na batalha final e a confusão visual não ajuda em nada o roteiro.

Conclusão sobre One Piece: Filme Red

Um filme com abordagem diferente, que vai além do que os demais filmes de One Piece propunham. Ainda que tenha sua história mais simplória prejudicada pelo inchaço de personagens, o Filme Red consegue manter sua abordagem mais intimista em um nível aceitável. Com ótimas músicas prejudicadas pelas escolhas visuais e com um clímax que falha como shounen, mas emociona como drama, é um dos melhores filmes de One Piece, mas que desperdiça o potencial de ser um dos melhores filmes de animação.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Nota do Filme
7.5
Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!
one-piece-filme-red-analise Oda nos prometeu, ainda em 2022, que o ano passado seria aquele em que Shanks se moveria. Muitos aguardaram este momento no mangá, porém ele veio muito mais em forma de filme, com One Piece: Filme Red. Vendido e sustentado em cima do nome...

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