Jogos Retro Online: A Popularidade dos Clássicosem Plataformas Digitais

Foto de Nik por Unsplash

Se você jogar o termo “Tetris” no Google, vai encontrar dúzias e dúzias de sites que oferecem o jogo clássico; o que não surpreendente quando analisamos sua popularidade, mas por que isso acontece?

Os jogos eletrônicos já existiam há umas boas décadas quando as funcionalidades online se tornaram prevalentes na indústria. Isso significa que um número grande dos maiores games clássicos nunca teve a internet como mediadora da sua experiência com players, o que vem mudando em tempos recentes. 

Estamos falando aquilo do relançamento de games favoritos do público em plataformas digitais, com funcionalidades online ou não. Independentemente da maneira como isso é feito, se oferece ao público um contato com títulos que foram criados antes da internet se tornar a potência que é hoje.

Uma chance de experimentar uma atividade pouco acessível

Não é porque um tipo de jogo fez sucesso no passado que ele ainda é facilmente acessível para quem o busca nos dias de hoje. Isso significa que quando esse título retrô é colocado nas plataformas digitais, ele volta a se tornar uma possibilidade para quem gostava no passado e pode experenciá-lo de novo.

Por exemplo, jogar slots RTP em plataformas especializadas é uma atividade clássica que já foi adaptada para os jogos eletrônicos algumas vezes e ainda faz muito sucesso. Com a internet e o advento das casas de aposta e cassinos online, tornou-se possível aproveitar máquinas caça-níqueis e considerar valores e o return-to-player.

Não é incomum, também, que essas plataformas que oferecem jogos retrô agreguem não apenas um título, mas centenas deles. Pegando como exemplo os slots, os cassinos online oferecem outros gêneros e títulos antigos e populares, como roletas e variados jogos de carta, o que é muito positivo.

O contato de um público completamente novo com o que é “cult”

Não é porque um jogo é clássico que todos o conhecem. Isso significa que, quando fica disponível em uma plataforma digital, uma base de jogadores que nunca tinha experenciado o título tem a chance de jogar pela primeira vez e se apaixonar de maneira similar a quem jogou durante o seu lançamento.

E engana-se quem pensa que novos públicos não são capazes de se interessar por títulos antigos: o movimento dos “demakes” prova isto, se tratando de um exercício em criatividade onde jogos modernos são reimaginados como se fossem retrô, algo encabeçado por millennials e pela geração Z.

Quando um jogo é bom e existe uma boa aceitação por parte do público de que os gráficos não serão equiparáveis a títulos recentes, o sucesso é natural. Nesse sentido, falamos de algo que vai muito além da pura nostalgia daqueles que já conhecem os títulos, alcançando novos públicos que os encontram.

Lucro para as empresas sem precisar investir muito

O que “custa” menos: desenvolver um novo título, do zero, ou relançar um jogo já completo em uma plataforma digital? A resposta é óbvia, certo? É claro que existem custos associados com adaptar um game antigo para consoles ou sites, mas esses valores são muito inferiores a produzir um novo jogo.

Essa é uma das razões pelas quais os jogos retrô são tão vistos em plataformas como o Steam e as lojas exclusivas da Sony, Microsoft e Nintendo: ao mesmo tempo em que se entrega algo que o público almeja, também se lucra sem precisar criar nada completamente novo, algo positivo para as empresas e para os colecionadores que ficam de plantão.

Além disso, o interesse pelo título clássico pode reavivar uma franquia dormente, permitindo que novos jogos sejam feitos. A coletânea “Crash N. Sane Trilogy”, por exemplo, surgiu da observação do número de jogadores que ainda comprava e experenciava os títulos clássicos do primeiro Playstation.

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