Os 10 monstros de D&D mais estranhos, classificados
Todo jogador de Dungeons and Dragons tem uma história para contar sobre monstros, seja sobre atravessar hordas de goblins ou contos de matar dragões poderosos. Naturalmente, o jogo gerou muitas criaturas próprias. De manipuladores mestres como os devoradores de mentes a ameaças incomuns como um monstro de ferrugem que força o grupo a improvisar, os fólios de inimigos de D&D têm muito a oferecer. Aproveitando inclusive o sucesso da série Stranger Things da Netflix, que trouxe o D&D como tema, portanto decidimos trazer os monstros mais estranhos do RPG.
Mas nem todo monstro é abençoado com um status tão icônico. Eles ainda podem ter algum nível de infâmia, mas muitos se perderam no tempo. Embora um coelho de pato não tenha muito a oferecer em termos de potencial de TPK, pode ser interessante olhar para os monstros mais estranhos da longa história de D&D. Sem mais delongas, então confira os 10 monstros de D&D mais estranhos, classificados!
10. Serpentes da Seda Assombram os Céus de Athas
Os anciões da seda possuem um conjunto bastante incomum de habilidades. Eles voam apesar de suas cascas grossas usando seus poderes psiônicos e podem se transformar em sombras serpentinas para perseguir suas presas. Quando eles seguram uma vítima, em vez de apenas devorá-la, eles a envolvem em camadas de seda como uma aranha, drenando seu corpo de água ao longo dos dias.
Em um ambiente mais normal, os anciões da seda provavelmente seriam uma ameaça temida. Mas essa cobra voadora não se compara a algumas das outras ameaças no mundo de Dark Sun, desde os reis-feiticeiros que contaminam a paisagem até o dragão emaciado que assombra as areias.
9. Grell são mais do que parecem – e certamente são alguns dos monstros de D&D mais estranhos
Um aventureiro sábio não deve deixar a aparência cômica do grell enganá-los. Grells vivem para caçar, e entre seus bicos cruéis e tentáculos venenosos, eles são adeptos de seu trabalho. Se suas habilidades físicas não fossem suficientes, os grells também possuem vastos intelectos, e os mais fortes podem exercer poderes psíquicos aterrorizantes contra qualquer inimigo que os subestime.
Grell viu pela primeira vez a luz do dia, ou melhor, a escuridão de uma masmorra, na White Dwarf Magazine #12, estreando ao lado dos githyanki. Embora ambos tenham assistido a todas as edições do jogo, o grell eternamente caçador e que vive em colmeias nunca pegou tanto quanto seus primos que viajam de avião.
8. Cubos gelatinosos mantêm as masmorras limpas
O cubo gelatinoso faz jus ao seu nome, sendo literalmente um cubo quase perfeito de geleia viva que vagarosamente serpenteia pelos corredores coletando e consumindo lentamente qualquer coisa que fique presa dentro de seu corpo. O contexto é a chave para o cubo, já que corredores quadrados de três metros por três metros eram onipresentes no início de D&D, explicando a forma estranha da criatura.
Aparecendo em todas as versões de D&D, e até mesmo Pathfinder e outras mídias de fantasia, o cubo gelatinoso tem uma longa história e é de longe o lodo mais famoso em jogos de mesa. Geralmente não é uma ameaça tão grande por si só, um cubo gelatinoso ainda pode ser um encontro divertido se um herói entrar em um por acidente.
7. Esporos de gás fazem uso de mimetismo inteligente
Contos aterrorizantes de tiranos de olhos matando grupos inteiros de heróis são abundantes, assim como histórias de masmorras profundas e escuras construídas para atrair os tolos para sua destruição. O esporo de gás de alguma forma faz uso disso, imitando a forma de um observador para se defender dos fracos e atrair os incautos para atingi-lo e liberar seus esporos no ar.
Esse mimetismo é abundante no mundo real, embora principalmente entre animais, em vez de plantas ou fungos. Algumas flores são conhecidas por fazer uso dele. As orquídeas-martelo se assemelham a abelhas, enquanto as flores de cadáver e a raflésia copiam o cheiro de carne podre para atrair várias criaturas.
6. Hamsters espaciais gigantes vagam pelas estrelas
Originalmente criados como bestas de carga e gado a bordo de um tipo de spelljammer conhecido como sidewheeler gnômico, os hamsters espaciais gigantes se espalharam por todo o multiverso. Seria Boo, o fiel companheiro do ranger Minsc, que consolidaria a espécie como a favorita dos fãs, mesmo que a criatura diminuta seja apenas uma versão “em miniatura”.
Embora os hamsters espaciais gigantes em miniatura sejam a raça mais conhecida, há rumores de que uma grande variedade de outros também existe, desde o abominável hamster espacial gigante peludo ao covarde tyrannohamsterus rex. Talvez o mais ameaçador seja o hamster espacial gigante doppleganger da fase cuspidora de fogo, possuidor de grande inteligência e capacidade de alternar entre os planos também.
5. Caracóis Mangual são o pior inimigo de um mago
Os caracóis de mangual certamente têm um nome cativante, mas há mais nessas feras do que apenas um apelido memorável. Um caracol, mesmo um gigante, pode não evocar muito pavor, mas os manguais de mesmo nome no topo de sua cabeça podem mudar isso rapidamente, e suas conchas antimágicas também adicionam uma camada de defesas fortes.
Mais inteligentes do que se poderia esperar de um gastrópode, os caracóis mangual podem se comunicar com um paciente o suficiente para aprender a fazê-lo, ou com um mago capaz de superar sua concha reflexiva. Embora seja improvável que tais insights revelem muito, eles mostram que eles são mais do que meras feras vagando por cavernas sem rumo.
4. Flumphs são excepcionalmente heróicos
Certamente um dos monstros mais estranhos que o D&D tem a oferecer! O flumph também se tornou um tanto emblemático do lado mais bobo do jogo. Como aberrações legais e boas, os flumphs já seriam estranhos o suficiente. Contudo, eles completam isso com suas formas bizarras, parecendo uma água-viva voadora com hastes de olho no topo e espinhos escondidos dentro de seu sino.
A ecologia Flumph apenas adiciona mais mistério, com lendas dizendo que eles chegaram de fora do planeta, apenas para depois habitar as cavernas mais escuras. Flumphs também foram um dos muitos monstros clássicos a receber uma participação especial no set “Adventures In The Forgotten Realms” de Magic: The Gathering, ao lado de criaturas como trolls e dragões.
3. Modrons acreditam em uma ordem geométrica perfeita
Modrons são seres de ordem pura, sua sociedade espalhada por todo o plano leal-neutro de Mechanus. Esse é lar também compartilhado com os inevitáveis intimidantes e os espíritos enigmáticos das engrenagens que cuidam das infinitas engrenagens mecânicas que compõem esse mundo.
A fisiologia do Modron assume a forma de formas geométricas, sendo as mais comuns esferas, cubos e pirâmides, todas apresentando um número específico de membros, olhos e rostos. Se isso não fosse estranho o suficiente, sua psicologia parece depender de sua forma: quanto mais complexa sua forma, mais complexa sua mente e menos robótica sua personalidade.
2. Ankheg parece uma barata gigantesca
O ankheg era um enorme monstro insetóide com muitos membros delgados e grandes antenas. Ele se enterra no subsolo e caça por baixo. Além disso, Ankhegs são cobertos por uma forte armadura de quitina. Ankhegs podem ver na escuridão, assim como detectar vibrações na terra, de até 18 metros de distância. O ácido de “ataque” faz parte do sistema digestivo da criatura, então não consegue digerir comida por seis horas após uma descarga.
Uma área típica pode ter um ankheg solitário, um par, ou um conjunto de ankhegs. Ankhegs que viviam em áreas mais frias hibernavam durante o inverno. Durante este tempo, um ankheg tomou nutrientes através de sua concha e sua antena.
1. Entre os monstros de D&D mais estranhos, Wolf-In-Sheep’s-Clothing parece inócua no começo
Poucas criaturas de D&D ganharam o título de “monstro desajustado” como o lobo em roupa de ovelha. Parece bastante inócuo no início, um coelho, esquilo ou outro animal pequeno em cima de um toco. Contudo, o verdadeiro horror se desenrola rapidamente quando um aventureiro azarado se aproxima demais, quando as raízes do toco começam a chicotear e uma mandíbula terrível se revela.
O monstro apareceu pela primeira vez em Expedition to the Barrier Peaks, uma aventura que viu heróis padrão de D&D mergulhando em uma nave espacial abatida para impedir ataques ao vizinho Ducado de Geoff. Ao longo do caminho, eles encontram vários robôs, monstros bizarros e estranhas tecnologias alienígenas vistas em nenhum outro lugar do mundo de Greyhawk.
Em conclusão, esses são os 10 monstros de D&D mais estranhos! Conte para a gente: você conhece outros monstros estranhos do RPG Dungeons & Dragons? Acha que poderiam fazer parte dessa lista?
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review de Souldiers, um Metroidvania Soulslike de respeito, Game Review de SILT, mergulhe e resolva puzzles ao estilo Limbo e Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões! Além disso, você também podem ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.
Eu acrescentaria o Achaierai. É um tipo de “outsider” que mais parece um pintinho, só que gigantesco. É inteligente, muito ágil, e resistente a magia.
A primeira vez que me deparei com um desses, todos do grupo eram novatos, e quase que ele causa uma TPK sozinho…
Imagino que o Achaierai tenha traumatizado o grupo inteiro. Sempre algum monstro traumatiza a gente KKKKKKKKKKKKKKKKKKK