Home HQ Kauira Dorme (HQ) – Resenha

Kauira Dorme (HQ) – Resenha

Resenha da HQ Kauira Dorme dos autores Diego Torres e Lucas Andrade

kaiura-00

Ano Publicação Original: 2019
Título Original: Kauira Dorme
Roteiro: Diego Torres e Lucas Andrade
Ilustração: Lucas Andrade
Selo: Independente
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Uma das melhores coisas que o PerifaCon (acontecido no dia 24 de março) foi o Beco dos Artistas. Uma sessão com diversos artistas selecionados com suas artes: quadrinhos, ilustrações, cadernos, livros, adesivos, esculturas, etc. Dentre muitos desses artistas da periferia, aconteceu o lançamento da HQ Kauira Dorme dos autores Diego Torres e Lucas Andrade.

A HQ é uma narrativa sobre Kauira, um ser de luz nascido do amor entre dois deuses. A garota mora em um local chamado Itapera, a morada dos deuses, onde lá eles regem o universo visível e invisível. A trama começa a se movimentar quando, depois de viver momentos felizes e de grandes interações, Kauira precisa decidir qual será a sua vocação.

Há uma “tradição” que quando os seres de luz completam sua 16ª era (equivalente aos 16 anos de idade), eles mesmos precisam decidir quais serão as suas vocações. Que deuses eles serão. O que acontece é que Kauira, próxima a esse momento, ainda não sabe qual a sua vocação. A garota ainda não sabe qual aptidão e interesse.

Indicada por sua mãe, Ivitú a deusa da terra, Kauira vai até Mitala (deus da dúvida) para sanar as suas questões. Depois de diversas atribulações, é indicado a garota que ela mesmo saia em busca de suas respostas. É então que plot twis da série acontece. Kauira encarna no corpo de uma humana de 16 anos, no meio de uma periferia de São Paulo, tendo a missão de descobrir a sua vocação.

Toda a narrativa da HQ traz à tona sobre a vida de uma pessoa na periferia. Toda a sobrevivência dos moradores é exibida nas ótimas ilustrações e falas dos personagens. A grande questão a ser debatida também é sobre como o jovem periférico, em meio a poucas escolhas (as vezes quase nenhuma) busca ser alguém ou a sua vocação na vida. Tendo que passar por diversas adversidades no trabalho, escola ou até mesmo em casa para apenas entender quem ele é no mundo.

A obra aproxima-se da realidade ao utilizar dos termos e gírias utilizados nas periferias, sem forçar a barra. Sem contar também pequenas referências a trechos de alguns raps. As cores e ilustrações utilizadas para representarem certas cenas dos quadrinhos são de muita qualidade e criatividade.

Kauira Dorme nasceu de rabiscos em um guardanapo, logo após com uma campanha de financiamento coletivo no Catarse e trouxe para quem lê uma realidade ilustrada de quem vive marginalizado e sempre posto a prova de tudo. A HQ traz uma mensagem de força e luta para quem a lê.

Confira outras resenhas de HQs aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais e se inscreva no nosso canal!

Análise Crítica
Data
Título Original
Kauira Dorme
Nota do Autor
5

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile