Home HQ Conheça a HQ Persépolis, de Marjane Satrapi

Conheça a HQ Persépolis, de Marjane Satrapi

HQ Persépolis

Conheça a HQ Persépolis, de Marjane Satrapi

Após 25 anos de todas as suas experiências, temos o livro de memórias em quadrinhos de Marjane, Persépolis, que atraiu leitores globais, vendendo mais de 400.000 cópias somente na França. Através de uma mistura de arte pop e narrativa épica, portanto Marjane traz humor ao drama e faz a ponte entre o Oriente e o Ocidente. E é dessa forma que torna o Irã mais acessível do que poderíamos esperar. Anteriormente, trouxemos a HQ Persépolis, de Marjane Satrapi, em nossa lista de 5 HQs sobre feminismo. Que tal agora falarmos exclusivamente sobre essa obra autobiográfica? Afinal de contas, é uma obra sensacional que precisamos conhecer!

A cidade natal da autora é Rasht, Irã, em 1969, mas agora ela reside em Paris. Seus primeiros anos foram passados ​​em Teerã, onde frequentou o liceu francês. Bisneta de um imperador do Irã, ela cresceu em uma família que misturava os costumes persas tradicionais com os ideais ocidentais e esquerdistas. Embora estabelecida na França como autora e ilustradora, um livro de memórias intitulado Frango com ameixas foi baseado nos relatos de seu avô, aos quais ela voltou. A célebre Persépolis do autor também foi adaptada para um longa-metragem de animação em 2007, com estreia no festival de Cannes.

Aos dez anos, Marjane Satrapi foi obrigada a usar um lenço na cabeça em sua sala de aula só para meninas, uma experiência inicial do controle do regime islâmico sobre seu país. Nascida em uma família moderna e politicamente consciente, então Marjane testemunhou a revolução de 1979 que mergulhou o Irã no regime repressivo do regime xiita, acrescentando uma longa história de opressão persa. E é exatamente essa perspectiva que Marjane Satrapi traz em sua HQ autobiográfica!

Sinopse oficial:

Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Sinopse via Amazon

Ficha técnica

Autora: Marjane Satrapi
Editora Quadrinhos na Cia
Data de publicação: 10 de dezembro de 2007
Idioma:‎ Português
Capa comum: 352 páginas

Adquira o seu exemplar na Amazon (clique aqui para garantir o seu)

Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de conferir nossas resenhas: Resenha de Sin City: O Assassino Amarelo, de Frank MillerResenha de Rain, HQ por Joe Hill, David M. Booher e Zoe Thorogood! Você também pode conferir: Resenha crítica de Érica, a Magnífica, HQ da franquia Stranger Things e Resenha da HQ Vote Loki, por Christopher Hastings, Stan Lee e Larry Lieber. E não podemos nos esquecer de Solo Leveling, a nova sensação sul-coreana!! Se você procura por mangás legais, pode conferir: Resenha de Vênus Invisível: Coleção de Histórias Curtas, com o Melhor de Junji ItoResenha de GoGo Monster, mangá de Taiyo Matsumoto e Resenha de Hitler, mangá de Shigeru Mizuki publicado pela Editora Devir!!  Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile