12 Elfos fortes do universo de Senhor dos Anéis

Provando sua força e maestria em combate, os Elfos mais fortes da franquia O Senhor dos Anéis não temem o mal e nunca hesitam na batalha.

Legolas em O Senhor dos Anéis (Foto: Divulgação / New Line)
Legolas em O Senhor dos Anéis (Foto: Divulgação / New Line)

12 Elfos fortes do universo de Senhor dos Anéis

Os Elfos foram os primeiros filhos de Eru Ilúvatar, o Criador do fantástico mundo de Arda de J. R. R. Tolkien. Seres de beleza radiante e grande poder, os Elfos acordaram na Terra-média milhares de anos antes da jornada de Frodo em O Senhor dos Anéis. Enquanto os homens eram propensos a explorar a tecnologia, os elfos preferiam passar o tempo se aquecendo no calor natural de seu mundo. No entanto, não podemos confundir a atitude dos Elfos com complacência. Pelo contrário, a maioria dos primeiros guerreiros da Terra-média eram Elfos ou então Meio-Elfos, deixando uma marca eterna no mundo dado a eles e moldando a história de Arda.

Galadriel

Galadriel

No período de O Senhor dos Anéis, Galadriel possuía a fama como “a mais poderosa e bela de todos os Elfos que permaneceram na Terra-média”. Em seus últimos anos, Galadriel compensou sua arrogância juvenil oferecendo sua sabedoria e ajuda livre e incondicionalmente.

Ela foi fundamental para manter viva a luta contra Sauron após seu irmão morrer em batalha com o Lorde das Trevas. Galadriel empunhou Nenya, o Elven Ring of Water. Seu espírito estava quase extinto no final da Segunda Era, e ela se aposentou para se tornar a Senhora de Lórien. Galadriel finalmente deixou a Terra-média para o continente de Aman no início da Quarta Era.

Legolas

Legolas

Legolas tem mais tempo na tela do que qualquer outro personagem Elfo, inclusive nos filmes O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, e por um bom motivo. Ele foi inquestionavelmente um dos maiores Elfos da Terceira Era, demonstrando sua incrível proeza de combate em inúmeras batalhas.

Legolas era o membro mais furtivo da Sociedade do Anel. Ou seja, ele poderia facilmente evitar ser detectado pelo inimigo e sua visão provavelmente era melhor do que binóculos de visão noturna. Dessa forma, Legolas ilustrou ainda mais suas proezas de combate empunhando o Arco dos Galadhrim, uma arma poderosa que lhe permitiu derrubar um Oliphaunt.

Elrond

Elrond apareceu na trilogia O Senhor dos Anéis como o Senhor de Valfenda, com uma sequência de flashback revelando seu papel na Guerra da Última Aliança. Ele desempenhou um papel importante na batalha contra Sauron e também testemunhou o fracasso de Isildur em destruir o Um Anel.

Elrond continuou a guiar o povo da Terra-média em um nível moral e emocional. Inclusive, ele até converteu Rivendell em um refúgio seguro para viajantes e aventureiros cansados. Os dias de batalha de Elrond ficaram para trás, mas sua ajuda provou ser crucial em inúmeras ocasiões. Ele ajudou Thorin em sua busca para recuperar Erebor, assim como iniciou a formação da Sociedade do Anel.

Arwen 

Arwen

Possivelmente, subestimamos demais essa personagem. Ela renunciou à sua herança imortal por Aragorn, afirmando orgulhosamente que a dela “é a escolha de Lúthien”. A arma de Arwen, Hadhafang, era a espada pessoal de Idril Celebrindal, a nobre princesa de Gondolin e bisavó paterna de Arwen. Arwen também usou magia élfica para inundar o Vau de Bruinen, neutralizando temporariamente os então equestres Espectros do Anel. Ela é tão corajosa e talentosa quanto qualquer personagem masculino da história.

Fëanor 

Fëanor

Os talentos de Fëanor se estendiam da ferraria ao combate estratégico, tornando-o um dos personagens mais fortes de O Senhor dos Anéis. Ele construiu as icônicas Silmarils capturando a luz inefável de Laurelin e Telperion, as Duas Árvores dos Valar. Nunca mais vimos este nível de habilidade na Terra-média ou além.

Infelizmente, Fëanor escolheu o caminho da vingança após o assassinato de seu pai Finwë nas mãos de Melkor antes que este se tornasse o primeiro Dark Lord Morgoth. Fëanor perseguiu o vilão para restaurar seu orgulho e recuperar as Silmarils. Ele ajudou a inaugurar a calamitosa Primeira Era da Terra-média, enquanto as Silmarils se tornaram artefatos lendários.

Ingwë

Ingwë

O Grande Rei dos Elfos e governante de toda a raça élfica de sua sede em Valinor, Ingwë estava entre os primeiros elfos nativos das costas de Cuiviénen. Ele representou os Vanyar quando Oromë, o Vala, convocou os Elfos para visitar o continente de Aman, uma jornada da qual Ingwë nunca mais voltou.

A força, beleza e sabedoria de Ingwë eram incomparáveis, e ele vivia na Montanha Sagrada de Taniquetil. Ele nunca teve a oportunidade de testar sua coragem de combate, mas poucos sobreviveriam a um confronto com um dos seres mais antigos existentes. A sobrinha de Ingwë, Indis, é avó de Galadriel e tataravó de Elrond, ambas figuras importantes em O Senhor dos Anéis.

Ecthelion

Ecthelion

O nobre Ecthelion foi um dos Elfos mais poderosos a agraciar a Terra-média. Músico e cantor, ele sempre encantou a cidade élfica de Gondolin com seus talentos artísticos. A invasão de Morgoth na Cidade Oculta do Rei Turgon forçou Ecthelion a pegar em armas e lutar por seu povo.

Vestido com uma armadura cristalina brilhante, Ecthelion lançou gritos de guerra com sua voz avassaladora. Ele encontrou seu destino contra o aparentemente invencível Gothmog, mas não antes de afogar o Senhor dos Balrogs na Fonte do Rei. Essa façanha lhe rendeu o título de Ecthelion of the Fountain.

Eärendil

Eärendil

Eärendil, o Marinheiro, foi o fator decisivo na Guerra da Ira que quebrou para sempre o domínio de Morgoth sobre a Terra-média. O império ilícito de Morgoth transformou-se em pó e seus exércitos foram dispersos até que Sauron assumiu seu lugar como o novo Lorde das Trevas.

Esse elfo lutou e derrotou Ancalagon the Black, um dos maiores dragões das obras de J. R. R. Tolkien. Ele continua a circundar o céu em seu navio voador Vingilótë, derramando sua gloriosa luz sobre a Terra-média. Eärendil deixou seus filhos gêmeos, Elrond e Elros, para continuar seu legado e cuidar das raças de elfos e homens.

Lúthien

Lúthien Tinúviel por zharino
Lúthien Tinúviel por zharino

Nascida de uma Maia e uma Elfa, Lúthien Tinúviel irradiava um poder incalculável de todos os poros de seu ser. Ela recebeu o nome de “a mais bela de todas as Crianças de Ilúvatar”, não apenas por sua aparência visual, mas também por seu notável triunfo sobre o mal. Lúthien, com a ajuda do cão de caça de Oromë, Huan, envergonhou Sauron e o forçou a fugir de sua presença.

Lúthien dançou para Morgoth em um estupor, permitindo que seu amor Adan Beren tivesse acesso à Coroa de Ferro do vilão e suas Silmarils. Se esses feitos não fossem impressionantes o suficiente, Lúthien reverteu o Dom dos Homens concedido por Ilúvatar para restaurar a vida de Beren. Foi a primeira e única vez que um Homem ressuscitou em toda a história do mundo do Senhor dos Anéis.

Fingolfin

Morgoth e Fingolfin / Arte por Helgecbalzer
Morgoth e Fingolfin / Arte por Helgecbalzer

Fingolfin viajou para a Terra-média com seu meio-irmão Fëanor como uma obrigação para com sua família. Nos séculos seguintes, ele liderou suas forças à vitória em várias batalhas contra Morgoth durante a Guerra das Joias. No entanto, a Batalha da Chama Repentina destruiu o já desgastado relacionamento entre os Elfos e os Homens. Como resultado, Fingolfin entrou em ação.

Ele avançou furiosamente até os Portões de Angband e exigiu que Morgoth saísse e lutasse contra ele. O Lord das Trevas ficou apavorado, mas aceitou o desafio para não parecer fraco diante de seus asseclas. A morte de Fingolfin é um dos eventos mais tristes da Primeira Era, mas ele conseguiu infligir uma lesão permanente em Morgoth antes de morrer devido aos ferimentos.

Arondir

Arondir
Reprodução: Amazon Prime Video

A série Os Anéis de Poder da Prime Video introduziu alguns novos personagens que não apareceram nas obras de JRR Tolkien. O elfo chamado Arondir foi um dos mais amados dessas adições. Um Elfo Silvestre na Segunda Era, Arondir se apaixonou por uma humana chamada Bronwyn. Arondir recebeu a missão de vigiar as Terras do Sul e garantir que os humanos de lá esquecessem suas alianças ancestrais com Morgoth. Ele era um guerreiro talentoso cujas provações e tribulações apenas fortaleceram sua resolução e determinação.

Celebrimbor

Celebrimbor
Reprodução: Amazon Prime Video

Fãs dos jogos da franquia, como Middle-earth: Shadow of Mordor, podem reconhecer o nome Celebrimbor como o Elf Wraith ligado ao Ranger Talion. No entanto, esse personagem tem uma história complexa que os fãs puderam notar melhor após o lançamento da série Os Anéis de Poder da Prime Video. Celebrimbor era o governante de Eregion, um reino élfico que abrigava os célebres ferreiros élficos.

Disfarçado de Annatar, Sauron tentou enganar Celebrimbor para forjar os Anéis do Poder. Eles finalmente conseguiram forjar os Sete e Nove Anéis, respectivamente designados para os governantes dos Anões e dos Homens. No entanto, Celebrimbor deu a sua raça élfica uma vantagem quando ele criou os Três Anéis Élficos em segredo. Na série, teve algumas alterações dos livros originais de Tolkien, mas ainda assim é relevante falarmos de Celebrimbor.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here