Pokémon Go: Como obter todas as evoluções do Eevee
Como uma fã da franquia, nem sei porque nunca fiz tantas publicações relacionadas, mas hoje decidi trazer Como obter todas as evoluções do Eevee em Pokémon Go! Ainda mais que acredito que Pokémon GO é uma ótima introdução à franquia. Eevee tem se destacado como um dos Pokémon mais queridos na franquia. Desde os primórdios em que Eevee e suas várias evoluções inovaram o sistema de evolução, até as inúmeras opções disponíveis nos dias atuais, essa criatura percorreu uma jornada significativa e agora rivaliza até mesmo com o Pikachu como mascote. Essa popularidade não se limita apenas aos jogos principais; títulos como Pokémon Go e Pokémon Café ReMix colocaram Eevee no centro das atenções, assim como seu papel principal em Pokémon: Let’s Go, Eevee!
Embora muitos dos métodos de evolução do Eevee tenham sofrido mudanças ao longo dos anos, o Pokémon Go é notável por ter mantido esses métodos mais ou menos intactos. Com um total de oito evoluções, cada uma representando um tipo diferente, é conveniente incluir uma evolução do Eevee (ou Eeveelution, como é carinhosamente chamada) em praticamente qualquer equipe. Contudo, o primeiro passo é adquirir um Eevee em si.
Eevees não são exatamente comuns no mundo de Pokémon Go e, fora dos Dias da Comunidade, os jogadores precisam planejar cuidadosamente qual evolução desejam buscar. Isso se torna ainda mais crucial no caso de variantes raras, sejam elas com aparência diferente ou na forma brilhante. Os jogadores devem agir com precaução ao decidir entre os três originais: Flareon, Jolteon e Vaporeon.
Flareon, Jolteon e Vaporeon
Flareon, Jolteon e Vaporeon permanecem como algumas das evoluções mais emblemáticas de Eevee. Não só são as primeiras formas evoluídas que Eevee pode assumir, mas também fazem parte do elenco original apresentado em Red e Blue. Dada a sua importância inaugural, o método de evolução nos jogos principais é direto: basta utilizar as respectivas pedras elementares – fogo, trovão ou água. Mesmo após mais de 25 anos, esse método permanece inalterado, incluindo em Scarlet e Violet.
No entanto, apesar da simplicidade e clareza desse sistema, Pokémon Go optou por adicionar um elemento de aleatoriedade. Ao invés de evoluir Eevee através de pedras ou iscas (mecânica que seria introduzida posteriormente), os jogadores dependem da sorte para determinar a evolução. Com chances iguais de obter um Flareon, Jolteon ou Vaporeon, pode ser necessário várias tentativas até alcançar o resultado desejado, especialmente quando se busca uma forma brilhante.
Felizmente, existe uma alternativa, embora limitada. Cada evolução de Eevee pode ser obtida de maneira garantida uma vez por treinador, através do uso de um nome específico. Flareon, Jolteon e Vaporeon não fogem a essa regra. Ao nomear um Eevee como Pyro, Sparky ou Rainer, o jogador assegura a obtenção da Eeveelution desejada. Esses nomes são uma homenagem aos Irmãos Eevee, personagens do início do anime Pokémon, cada um deles possuindo uma das três evoluções.
Espeon e Umbreon
Pokémon Gold e Silver introduziram uma série de recursos que se tornariam pilares na série, desde Pokémon Brilhantes até novos tipos de criaturas. No entanto, para Eevee, o mais impactante foi a implementação do ciclo de dia e noite. A evolução de Eevee para Espeon ou Umbreon é agora determinada pelo horário do jogo, sendo Espeon durante o dia e Umbreon à noite. Além disso, é necessário manter um alto nível de Amizade, embora o valor exato possa variar.
No universo de Pokémon Go, há um passo adicional: os jogadores devem percorrer pelo menos 10 km, o equivalente a pouco mais de seis milhas, com Eevee como seu companheiro ativo. Embora a distância não seja excessiva, é crucial ponderar qual evolução se deseja obter primeiro. Felizmente, o custo para fazer um Pokémon seguir como companheiro é bastante acessível. Apenas três frutas são necessárias para algumas horas de acompanhamento.
Assim como com o trio original (e futuramente com outros), existe também um truque de nomenclatura para garantir a evolução em Espeon ou Umbreon. Nomear um Eevee como Sakura ou Tamao resultará prontamente em um Espeon ou Umbreon, independente do horário no jogo. Novamente, esses nomes são uma homenagem ao anime, representando as cinco Irmãs Kimono da Cidade de Ecruteak, cada uma associada a uma das cinco evoluções do Eevee daquela época.
Glaceon e Leafeon
A maioria das evoluções em Pokémon manteve-se relativamente constante ao longo dos anos. Pequenos ajustes podem ser feitos nos valores das estatísticas, como amizade, mas isso é praticamente tudo. Isso também se aplicava à linha evolutiva do Eevee até o lançamento de Pokémon Sword and Shield. Tanto Leafeon quanto Glaceon sofreram alterações, assim como outras evoluções baseadas em locais específicos, como a evolução de Magneton para Magnezone.
Antes da Geração 7, Leafeon e Glaceon evoluíam quando ganhavam um nível próximo a uma rocha musgosa ou gelada, respectivamente. Esse método permaneceu intacto em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. No entanto, a partir de Sword and Shield, eles evoluem utilizando pedras elementares, seguindo o mesmo padrão do trio original, utilizando neste caso as Leaf Stones e Ice Stones.
Felizmente, o Pokémon Go optou por manter os métodos de evolução mais simples, embora sejam bem específicos. Basta utilizar um Lure Musgoso ou Glacial e então realizar a evolução. Para evitar isso, os nomes Linnea ou Rea podem ser empregados; uma vez mais, esses nomes fazem referência aos nove treinadores NPC de Eevee em Pokémon Sun e Moon, sendo que cada um possuía um membro da família Eevee altamente treinado.
Sylveon
Como a Evolução do Eevee mais recente a ser adicionada, Sylveon trouxe uma mecânica de evolução distintamente única, especialmente em seus primeiros dias. Em Pokémon X e Y, um Eevee sempre se transformará em Sylveon se tiver uma relação de pelo menos dois corações. Dado que o Pokémon Amie permaneceu exclusivo desses jogos, todas as gerações subsequentes passaram a exigir que o Eevee possuísse um alto nível de Felicidade, juntamente com pelo menos um movimento do tipo Fada.
No contexto de Pokémon Go, uma combinação de ambas as abordagens é empregada. Embora não seja necessário que um Eevee possua um ataque do tipo Fada, ele precisa construir um vínculo forte, que é representado pelo total de corações. Para realizar a evolução com êxito, um Eevee deve acumular pelo menos 70 corações, os quais podem ser obtidos por meio de batalhas, exploração ou simplesmente fornecendo-lhes muitas guloseimas.
Embora atingir a marca de 70 possa parecer um desafio inicialmente, a contagem aumenta rapidamente uma vez que o jogador começa a interagir. Para aqueles que desejam alcançar rapidamente um Sylveon, basta nomear um Eevee como “Kira”. Assim como ocorre com Leafeon e Glaceon, esse nome também é uma referência aos nove Usuários de Eevee de Alola, neste caso relacionado a um jovem treinador em Seafolk Village.