Game Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil
O estúdio independente Baby Robot Games finalmente lançou o de seu tão aguardado título de estreia, Ereban: Shadow Legacy (página no Steam), após 5 anos de dedicação. Este jogo furtivo de ritmo acelerado mergulha os jogadores em uma narrativa rica, combinando visuais deslumbrantes em terceira pessoa com mecânicas inovadoras de fusão com as sombras, em um universo moralmente ambíguo. Ereban: Shadow Legacy apresenta uma nova abordagem ao gênero stealth, permitindo aos jogadores dominarem a arte da fusão com as sombras: Shadow Merge. Esta habilidade confere à protagonista, Ayana, um nível extraordinário de mobilidade e estratégia, essenciais para infiltrar-se nos domínios inimigos e descobrir o destino de seu povo.
Desenvolvido com recursos limitados, Ereban: Shadow Legacy se inspira em renomados títulos furtivos como Assassin’s Creed. Neste jogo, os jogadores assumem o papel de Ayana, a última descendente da raça Ereban, dotada do poder único de se fundir com as sombras e percorrer livremente seu mundo sombrio.
Ao explorar a misteriosa ligação entre a megacorporação de energia Helios e seu povo, os jogadores devem dominar a combinação da agilidade natural de Ayana com seus poderes sombrios místicos e dispositivos de alta tecnologia. Seja evitando habilmente os obstáculos ou enfrentando-os implacavelmente, os jogadores devem usar todas as suas habilidades para desvendar a verdade por trás dos eventos que assolam seu mundo.
Nossos agradecimentos para a Baby Robot Games pelo código para Steam. Este jogo é tão interessante e bonito quanto prometido.
Sobre o que é exatamente Ereban: Shadow Legacy, sem spoilers?
Em Ereban: Shadow Legacy, tudo começa quando a protagonista Ayana está numa empresa chamada Helios para fazer uma espécie de teste. Contudo, nessa trama de ficção científica, nossa protagonista está repleta de dúvidas. Se a empresa promete ser pacífica, então por que precisa de tantos seguranças e está chamando justamente ela, a última Ereban, para uma espécie de entrevista e testes de emprego? Além disso, os membros da Helios parecem saber muito mais sobre os Erebans, praticamente extintos, do que ela mesma. Por que?
Como dizia o meme, “algo errado não está certo” e Ayana acaba percebendo isto. Durante os testes, onde nós jogadores aprendemos como funciona a jogabilidade e mecânicas de Ereban: Shadow Legacy, a protagonista descobre que a empresa possui um equipamento específico até demais: ao jogar o item em alguém do povo Ereban, este alguém não conseguirá mais se transformar nas sombras. Neste momento, não tínhamos dúvidas: a empresa sempre falando que “nós somos a luz”, e impedindo uma raça que naturalmente vive e se transforma nas sombras de fazer justamente isto? Tranformar-se nas sombras não era o natural do povo Ereban? Literalmente da biologia deles, e agora é errado por que? Agora, o que eles fizeram exatamente com o povo Ereban, você precisará jogar para saber.
O que posso dizer é que Ayane deu um jeitinho de zarpar daquela empresa maluca, que imediatamente ela viu como inimigos em potencial. Claro, ela precisou de ajuda de uma mulher que também já tinha notado que aquele discurso de “somos a luz” era maior treta. A mulher é uma piloto talentosa e que te ajudará quando o assunto for pilotagem ou informações, mas não poderá lutar ao seu lado. Agora, você precisará andar por aí como a inimiga da empresa Helios, que parece ter monopolizado uma boa parte do universo com os seus robôs gigantescos…
Eu gravei a introdução do jogo. Assim, acredito que fique mais fácil de ilustrar a proposta e a jogabilidade do jogo Ereban: Shadow Legacy (além de ver como a empresa Helios é uma completa sacana). Confira abaixo:
A mecânica Shadow Merge
A principal questão do jogo é a mecânica Shadow Merge. É um jogo em terceira pessoa, com pouca luta e sendo bastante furtivo. É engraçado, mas me sinto extremamente noob em jogos furtivos – tendendo a preferir a boa e velha porradaria. Ainda assim, não posso negar que achei legal sair um pouco do usual e vir conferir essa mecânica. Conforme a desenvolvedora, Shadow Merge é uma mecânica que remonta a jogos furtivos antigos (e para ser bem fiel aos jogos antigos, o jogo é bem difícil também).
Tradicionalmente, esses jogos utilizam sombras para reduzir a visibilidade do jogador, e agora a grande questão é: E se você pudesse literalmente se fundir com a sombra? É o que esta mecânica promete. É o que essa mecânica faz. Não é como jogar Aragami ou similares, em que você usa as sombras unicamente para se esconder – você também se transforma nas sombras.
A maior vantagem é que quando você está nas sombras, torna-se completamente indetectável. Isso possibilita avançar silenciosamente sob os pés dos inimigos, surgir repentinamente por trás deles caso opte por uma abordagem mais letal, ou desaparecer convenientemente bem diante deles quando estiver em perigo. Desde que não seja iluminado por uma luz direta ou permaneça muito tempo imerso, as sombras oferecem proteção completa. Não sejam tão eufóricos quanto eu: eu morria várias vezes porque queria já chegar dando porrada nos robôs, mas você precisa ser furtivo. Se eles te verem, provavelmente que você quem levará porrada.
Além disso, a habilidade Shadow Merge proporciona uma grande vantagem em termos de mobilidade. Em qualquer lugar onde haja sombras, você pode mergulhar, escalar e alcançar lugares altos que de outra forma seriam inacessíveis. Pode usar objetos em movimento ou até mesmo suas próprias sombras em movimento para atravessar de um lugar para outro. Também pode passar por espaços estreitos, ignorando cercas, barras ou grades, saltar de locais elevados e aterrissar suavemente na sombra, completamente seguro e silencioso… e esses são apenas alguns exemplos!
A habilidade Shadow Merge é extremamente versátil, então cabe a você descobrir e combinar todas as suas possibilidades! Eu gostei bastante do fato de que o jogo conseguiu cumprir com muito do prometido. Claro, não achei a jogabilidade 100% perfeita. Por exemplo, o jogo dá umas pequenas travadas se você tenta pular sem antes parar de correr – você precisa clicar vários botões ao mesmo tempo para fazer algumas coisas, mas o jogo para PC nem sempre entende aquele tanto de funcionalidade de uma vez. Ainda assim, alguns detalhes é só a gente pegar as manhas. Quem está pouco acostumado com jogos furtivos (assim como eu) poderá sofrer um pouquinho, mas gostará da experiência.
Compensa jogar? Demais da conta!
Ereban: Shadow Legacy é uma experiência deslumbrante que mergulha os jogadores em um mundo furtivo de beleza singular. Com visuais deslumbrantes e uma jogabilidade desafiadora, o jogo oferece uma imersão sensacional. A abordagem independente do Baby Robot Games brilha através de sua atenção aos detalhes e narrativa envolvente. Embora desafiador, Ereban: Shadow Legacy recompensa a persistência dos jogadores com momentos de triunfo e descoberta, tornando-se uma adição notável ao cenário dos jogos de aventura furtiva.
Trailer
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review: Sand Land, baseado no mangá de Akira Toriyama, Review Resident Evil 4 Remake, Game Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil e Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo e Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Também não podemos nos esquecer: Meta-review Sea of Stars (PS4) – Onde o clássico e o moderno se complementam com maestria! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.