Gen pés descalços, também chamado de Hadashi no Gen, é um filme animado de 1983, seu autor é Keiji Nakazawa, um sobrevivente do bombardeio ocorrido em Hiroshima. O filme é extremamente chocante, e triste, mas nos revela uma lição importante, de que em uma guerra não a vencedores, e de que os habitantes, sofrem de perto pela loucura das aventuras militares de seus governos.

Contexto histórico

 A Segunda Guerra Mundial na Ásia e no Pacífico desenrolou-se, principalmente, após o ataque a Pearl Harbor, além disso, as crescentes exigências do Japão por territórios chineses desencadearam a insatisfação americana.

Nesse contexto, os Estados Unidos vetaram uma série de reivindicações japonesas, o que deu início à rivalidade japonesa com os EUA. À medida que o nacionalismo ganhou força no Japão, foram surgindo personalidades que defendiam uma guerra contra os Estados Unidos para defender os interesses japoneses na Ásia.

Apesar das vitórias iniciais, a capacidade japonesa de manter as conquistas ou de sustentar uma guerra longa contra os Estados Unidos era duvidosa. A economia americana possuía recursos para a guerra muito maiores que os da economia japonesa. Além disso, o conflito travado na China drenava a economia do Japão desde 1937.

Em 06 de agosto de 1945, um bombardeiro B-29, apelidado de Enola Gay, despejou uma bomba de urânio (ironicamente chamada de “little boy”) sobre a cidade de Hiroshima, que explodiu a 570 metros do solo. Formou-se uma imensa bola de fogo no céu com uma temperatura de 300 mil graus Celsius, gerando uma imensa nuvem de fumaça na forma de cogumelo, que alcançou mais de 18 km de altura. Estimativas indicam que mais de 140 mil pessoas tenham morrido.

Gen
bombardeiro B-29

Sobre o anime

Gen e sua família vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Grande Guerra. Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escassez de alimentos.

Conforme o anime vai se desenvolvendo, podemos observar o quão forte o nacionalismo era presente na população da época, o pai de Gen segue oposto de todo pensamento estabelecido, principalmente pelas campanhas e propagandas do governo, ele acredita que a guerra está perdida.

Gen
Gen e sua família

A maneira como a obra trata o antes e o depois do ataque é o mais impressionante, mesmo sendo um desenho, é algo extremamente pesado.  Os antecedentes ao ocorrido mostram as campanhas e propaganda antiamericanas, enquanto o povo vive amedrontado, em uma ansiedade interminável, sem saber quando o inimigo pode atacar, e como vai atacar.  

Gen

O momento do ataque é forte, um avião sobrevoa a cidade, enquanto alguns moradores olham curiosos, sem imaginar o que lhes espera, um avião que carrega consigo, a arma mais mortal já criada.

Momento da explosão

A bomba finalmente é jogada, o anime mostra em câmera lenta, até o momento em que ela explode nos ares, logo em seguida, uma forte luz branca cobre toda a cidade, depois tudo é varrido, prédios e casas desmancham em segundos como se fossem brinquedos, pessoas e animais derretem instantaneamente, sumindo de forma imediata, sem tempo para reação.

barefoot gen gif - Google Search

Depois da explosão

Vemos Gen e sua família tentando sobreviver, em um cenário infernal, com centenas de mortos no chão, e um calor insuportável, a falta de alimento e água é a nova realidade, sem esperança eles buscam abrigo.

8 Animes e Mangás baseados em histórias da vida real

Vale a pena ver?

Eu recomendo o anime, por ser realista e abordar um acontecimento muito triste para nossa história, ele consegue expressar o sofrimento, a dor. e o desespero como poucos, é uma obra indispensável para os amantes de um bom drama, e histórias de guerra.

Podemos tirar grandes lições com Gen, sobre guerras, e principalmente como governos manipulam através de uma narrativa, a sua população; fazendo com que pessoas se joguem em uma carnificina sem precedentes, tudo em nome do nacionalismo.

Espero que tenham gostado da resenha, até a próxima pessoal.

Jonathan
Sou um grande admirador dos animes e mangas! Comecei a escrever por hobby, e hoje compartilho tudo sobre este universo, quero mostrar o quanto eles podem ser incrivelmente interessantes, para qualquer pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here