Aníkúlápó – Netflix

Ano: 2022
Título Original: Aníkúlápó
Direção: Kunle Afolayan
Roteiro: Kunle Afolayan

Desde seu lançamento em outubro, a produção da Netflix Aníkúlápó ganhou destaque no streaming, chegando a ficar até dentro do TOP 10 mais asisstidos do Brasil. O longa nigeriano traz um pouco de como são elaborados e desenvolvidos os filmes da famosa Nollywood (Cinema Nigeriano), mas com um toque de Netflix.


Resumo


Pode conter spoilers


Aníkúlápó conta a história de Saro, um tecelão viajante, que ao chegar no reino de Oyo se envolve em um romance proibido. Isso leva ele a dar de encontro com a morte, porém com uma intervenção ele acaba por ganhar o poder de ressuscitar os mortos. Poder detido pelo pássaro mítico chamado de Akala. Com o passar do tempo Saro recebe o nome de Aníkúlápó (aquele que carrega a morte no bolso) e tem que lidar agora com os desejos do povo e suas próprias vontades e ego.


Trama


O que é interessante de se ver em Aníkúlápó, para além de uma cultura estruturalmente em raíz muito diferente da nossa, são alguns traços que podem ser reconhecidos aqui no Brasil, muito por conta da herança deixada nas religiões de matrizes africanas. O longa nigeriano se passa em um tempo no passado, mas que ainda exibe alguns dos costumes e tradições muito presentes na Nigéria.


As relações políticas e sociais, ainda que sirvam de base e suporte para Saro e seu dilema, são sempre perpassados para dar um contexto maior sobre os desafios no decorrer do filme. Seja com os conflitos com outras aldeias, as relações de como recebem visitantes, o início da invasão europeia nas cidades nigerianas, etc. A forma como é construída a sociedade e família também é muito explorada, deixando muito explícito no longa sobre os pensamentos de como uma sociedade e seus membros devem prosperar: crescer, ter filhos e serem boas pessoas/terem bom caráter.


Considerações


Aníkúlápó traz de forma resumida como eram moldadas algumas sociedades nigerianas antigamente, que ainda servem de base para de agora, enquanto conta em forma de longa contos e histórias que antes só ficavam na oralidade. Tendo agora um dedo da Netflix, Aníkúlápó pode ter aberto um caminho para maiores investimentos da Nollywood, que já possui narrativas diversas e ricas, mas que possuem pouca repercussão fora da bolha.

Siga o Meta no Twitter e Instagram e veja aqui mais resenhas sobre filmes.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Aníkúlápó
anikulapo-resenha-netflixApesar do mote da história ser bem interessante e intrigante, por vezes ainda falta um pouco de dinamismo. Mas ainda assim entrega uma boa proposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here