Home Anime e Mangá 30 anos de Dragon Ball Z: o anime envelheceu bem?

30 anos de Dragon Ball Z: o anime envelheceu bem?

Embora certamente existam falhas na série, Dragon Ball Z ainda é um clássico que definiu o anime porque se solidificou perfeitamente.

 Dragon Ball Z
30 anos de Dragon Ball Z: o anime envelheceu bem? Reprodução: Dragon Ball Z

30 anos de Dragon Ball Z: o anime envelheceu bem?

Dragon Ball Z certamente é um dos animes mais populares e icônicos já feitos, sendo instantaneamente sinônimo do meio para muitos fãs e muitos otakus. Várias gerações cresceram com a franquia de alguma forma. Aqui no Brasil, muitos de nós assistíamos graças à TV Globinho. Estreando há mais de 30 anos, mas será que o anime Dragon Ball Z envelheceu bem?

Afinal de contas, há quem questione a qualidade real do programa, especialmente ao comparar aos acompanhamentos e programas atuais, incluindo da própria franquia. Claro, a série estabeleceu um caminho para o anime shounen seguir, mas foi aclamada apenas por plantar essas sementes narrativas? Aqui está uma olhada em quão bem Dragon Ball Z realmente envelheceu. E se você gosta da franquia Dragon Ball, obra-prima de Akira Toriyama, ou deseja conhecer melhor, também poderá gostar de ler:

Dragon Ball Z definiu os animes e mangás shounen

A demografia de animes e mangás shounen existia muito antes de Dragon Ball Z. Entretanto, a forma atual da demografia se definiu pela adaptação do mangá de Akira Toriyama. Baseado em torneios de artes marciais, ataques loucos e apostas de fim de mundo, a obra foi o epítome do anime.

Vindo para o passeio com as batalhas épicas estavam todos os tipos de grunhidos e gritos loucos! Isso para não mencionar um poder que viu os combatentes da série se tornando cada vez mais poderosos. Este elenco de Z-Fighters continuaria a crescer, mesmo que apenas alguns poucos – ou seja, os Saiyajins Goku e Vegeta – estivessem realmente focados no final da série. O poder da amizade também era uma coisa, embora não se utilizasse tanto quanto seria em animes posteriores.

Todos esses tropos continuam a proliferar na obra shounen moderna. Naruto tinha um amplo elenco de ninjas, todos os quais continuaram a desenvolver movimentos e técnicas incríveis para se envolver em batalhas implacáveis e desumanas. Ao mesmo tempo, apenas alguns desses personagens realmente tiveram muito destaque, com Naruto e seu rival Sasuke sendo os dois principais. Esses elementos continuaram a funcionar para shounen principalmente porque eles fizeram isso pela primeira vez em Dragon Ball Z.

Quando aqueles que cresceram com Z assistirem animes shounen mais recentes, eles provavelmente se lembrarão de como os tropos empregados lá se assemelham a DBZ. Infelizmente, esse nível de preparar o cenário para o que estava por vir traz a questão de quão boa a série realmente era, especialmente nos dias de hoje.

Ok, mas o que é shounen?

As expressões shounenseinenshoujo e josei servem para indicar uma categoria demográfica (ou demografia). E demografia está relacionado ao público-alvo de cada obra. Shounen é a expressão que diz que as obras são direcionadas ao público juvenil, principalmente os rapazes adolescentes. Uma obra shounen tende a possuir como principais características: muita ação, muitas lutas e personagens poderosos.

Quer compreender melhor sobre as demografias de animes e mangás? Se sim, então confira em em nosso portal:

Dragon Ball Z ainda é tão bom hoje quanto era então

Existem algumas críticas a Dragon Ball Z, especialmente quando visto com uma lente moderna. Por um lado, às vezes parece uma luta com uma história do que uma história de artes marciais. Quase todos os principais pontos da trama e desenvolvimentos de personagens são jogados entre os socos durante as sequências de luta da série. Isso torna as coisas aparentemente sem importância, a menos que ocorram dentro de uma batalha. Isso também faz com que grandes partes da história simplesmente aconteçam fora da tela. Ou seja, o romance e, eventualmente, o casamento de Bulma e Vegeta. Se os espectadores não gostam da tendência do programa de se concentrar em lutar às custas de todo o resto, então esta é uma ótima demonstração disso.

Falando em lutas, por mais rápidas que algumas sejam, há outras que parecem quase arrastadas. Um ótimo exemplo disso seria a batalha de Goku contra o cada vez mais poderoso Freeza, que ocorre em vários episódios. No momento em que termina, ele se transforma em uma série de grunhidos, gritos e superação, muitos dos quais perderam seu brilho a essa altura. Muitos também criticaram a falta de foco em personagens femininas, especialmente devido à natureza lasciva de personagens como Mestre Kame.

Outro detalhe: os animes shounen atuais têm muito mais foco em personagens femininas. Embora nem sempre essas personagens sejam bem escritas, sua mera presença expandida é uma grande melhoria em relação a Dragon Ball Z. Afinal, Bulma é uma mulher brilhante que dirige uma grande corporação. Contudo, muitos veem isso como algo limitado. Sim, foi muito importante um autor trazer uma personagem feminina que não seja apenas para ser sexy e inútil. Ainda assim, poderia ter muitas outras personagens femininas interessantes na obra, mesmo que fossem sexy também.

Dito isto, são detalhes sobre Dragon Ball Z que não removem seu brilho. A série é altamente reverenciada hoje em dia pelo que inspirou, mas ainda era ótima por si só, tanto naquela época quanto agora. Como mencionado, Dragon Ball Z solidificou os tropos do shounen de forma tão eficaz que seu bom desempenho no anime moderno emula como eles foram feitos naquela época.

Esse é especialmente o caso do anime Dragon Ball Super, que é bem-sucedido porque se baseia no que já era uma ótima base. Se não fosse esse o caso, animes atuais como Boruto e My Hero Academia iriam se inspirar mais em sagas de aventuras sombrias, como por exemplo Fist of the North Star. Os fãs ainda adoram assistir a inúmeras batalhas e ataques ridiculamente nomeados porque foi aperfeiçoado no anime shonen com o qual eles cresceram, e esse show acabou de ser Dragon Ball Z. Com sua qualidade e natureza inovadora, Dragon Ball Z continuará sendo um anime clássico e inspirador nos próximos anos.

Você concorda com o texto? Acredita que Dragon Ball Z envelheceu bem? Conte para a gente!

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal InvestigationResenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022)Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos as resenhas da 1ª temporada de Tokyo Revengers2ª Temporada de Tokyo Revengers (2023) e da Resenha da 3ª temporada de Tokyo Revengers. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile