Resenha de Evangelion 3.0+1.0: A Esperança (2021)
A animação Evangelion 3.0+1.0: A Esperança, produção do gênero mecha lançada em 2021, está disponível atualmente na Prime Video, como continuação dos filmes anteriores. Como uma fã de animes, certamente não podera deixar de assistir e lançar a resenha. Entretanto, será que realmente compensou assistir? Confira tudo aqui na resenha! Cuidado, pois há spoilers na resenha de Evangelion 3.0+1.0: A Esperança!
Válido ressaltar que os filmes são baseados especificamente na série em anime Neon Genesis Evangelion. Também há o mangá Neon Genesis Evangelion, publicado pela Kadokawa Shoten e pela Editora Conrad, no Brasil.
Ficha técnica
Ano | 2021 |
Título original | Evangelion 3.0+1.0 Thrice Upon a Time |
Direção | Hideaki Anno, Kazuya Tsurumaki, Mahiro Maeda |
Roteiro | Hideaki Anno |
Data de lançamento | 8 de março de 2021 (Japão) |
Duração | 2h 35min |
Classificação | 16 anos. Nudez e violência. |
Sinopse:
Enredo de Evangelion 3.0+1.0: A Esperança
Os filmes vieram para dar um novo final para a série de anime transmitida pela TV Tokyo de 4 de outubro de 1995 a 27 de março de 1996. Entretanto, ficou dividido entre os que amaram o final dos filmes e os que odiaram (e não deixe de comentar se você amou ou odiou).
No filme anterior, mostra que Shinji Ikari passou por um grande trauma: anteriormente, ele desobedeceu a ordem de pilotar novamente o EVA e causou o Quase Terceiro Impacto. Mesmo sendo um “quase”, isso deu o maior problema para as pessoas ao seu redor e destruiu muitas famílias. Ou seja, tudo ficou ainda pior! Para quem não sabe ou não se recorda, os Impactos anteriores deixaram o mundo numa era apocalíptica. Muitos animais foram extintos, e muitos adolescentes mal conhecem os animais que sobreviveram, como por exemplo os gatos ou os pinguins. E ocorre enfim bastante coisa durante esse filme.
Rei Ayanami, uma das principais dos filmes e amiga do protagonista Shinji, é então uma clone criada apenas para ser um vaso humano da alma de Lilith. E aqui mostra uma outra clone apelidada de “senhorita Cópia” e começamos a entender o mistério por trás das clones. A senhorita Cópia ficou um bom tempo trabalhando e ajudando as pessoas por onde ela viveu, descobrindo coisas novas como os sentimentos humanos e sobre os animais, mas simplesmente deu um erro e explodiu na frente de Shinji. E certamente foi uma cena tensa do filme, e também não demora para percebermos que as clones foram feitas para gostarem do Shinji.
Shinji Ikari finalmente acorda para a vida!
No mesmo dia da explosão da Cópia que o Shinji começou a acordar para a vida. Seus amigos estavam irritados, pois continuava o mesmo rapaz solitário e depressivo e que acreditava que não merecia sequer estar ali. Chegou ao ponto de Asuka, a garota que também pilota um EVA, precisar forçar o rapaz a se alimentar. Mesmo tendo salvo muitas pessoas, o rapaz não reagia. Enfim, ele foi atrás de saber sobre o que estava ocorrendo, principalmente entender o seu pai, Gendo.
No final das contas, Gendo era um cara estranho que parecia não saber se queria ser eternamente solitário, dominar o mundo ou unir todas as pessoas. Ao mesmo tempo que está na vibe de que a humanidade toda pode acabar, ele quer que todos sejam unidos como uma só alma. Então, você demora a compreender melhor o personagem e o porquê de todas as suas atitudes. Por sinal, ele quem criou as clones e foi com o rosto de sua esposa porque nunca conformou com a morte dela, e não se importou nada por ter sido um pai cruel a vida inteira. Irônico o fato de amar a esposa e ser cruel com o filho, ao ponto de sempre arriscar a vida do rapaz durante as batalhas.
Sendo assim, o protagonista pegou novamente seu EVA para pilotar, mesmo que muitas pessoas fossem contra isso, e foi para a batalha final. O rapaz covarde enfim inaugurou uma era de paz. Para inaugurar a paz, ele precisava fincar a Lança de Gaius em si mesmo e no EVA 01 para dar início ao novo mundo e reverter o Terceiro Impacto. A alma de Yui que o salva no final da batalha. Infelizmente, sua amiga Misato não sobreviveu para ver a era pacífica e voltar para o seu filho… Posteriormente, Shinji e Mari vão juntos para uma nova jornada e um novo começo.
Considerações finais sobre Evangelion 3.0+1.0: A Esperança
Conforme dito anteriormente, este e os filmes anteriores foram baseados na série em anime, vindo então para dar um novo final para a série. Aparentemente, o público não havia gostado do final da série, sendo assim os produtores optaram fazer a saga de filmes. Pelo mesmo motivo, ficará extremamente confuso se você assistir aos filmes sem ter assistido à série ou lido os mangás. Diferente de muitos filmes inspirados em mangás e animes e que explicam melhor todo o universo, esse já presume que você acompanhava a obra e não se preocupa com explicar determinados detalhes.
Para quem não sabia do anime, assim como eu: se você quer assistir ao filme Evangelion 3.0+1.0: A Esperança para entender melhor todos os anteriores, com os questionamentos de sobre os anjos e toda aquela tecnologia, certamente você ficará chateado. E além disso, o filme perde muito tempo com cenas lentas e pouca explicação.
Acredito que foram tantas cenas lentas (e muitas vezes mostrando apenas cenário) que poderiam ter sido aproveitadas para cenas de lutas ou maiores explicações para o público novo. Afinal, por que o mundo está nesse apocalipse? Lilith? Adão? O filme é tão comprido, e explicou pouco sobre as tecnologias alienígenas. Quem acompanhava anteriormente a obra garante existir maiores explicações e até mesmo mais tipos de anjos, então recomendam ao menos assistirmos os animes!
E ainda deixou muita confusão para o seu público
Também há a dificuldade de entender sobre o mundo real e o mundo das ideias assistindo apenas aos filmes. Conforme discussões em redes sociais e em outros portais, muitas pessoas também ficaram confusas com a toda a obra. Então, muitos precisaram recorrer a matérias que explicassem o final e muitos debatiam que acaba sendo a interpretação pessoal de cada um.
E há outro detalhe que pode incomodar algumas pessoas: sensualizaram demais as garotas, que são apenas adolescentes. A obra não é para o público juvenil, o que torna bizarro ver garotas de 14 anos nuas ou com roupas sensuais. Portanto, apenas esse detalhe faz a obra ser bastante polêmica.
Trailer oficial
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal Investigation, Resenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022), Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos as resenhas da 1ª temporada de Tokyo Revengers, 2ª Temporada de Tokyo Revengers (2023) e da Resenha da 3ª temporada de Tokyo Revengers. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.