Batuque e as suas referências a capoeira

O interessante mangá sobre capoeira que você precisa conhecer

2
190

Toshio Sako é o autor responsável pela criação da obra conhecida como batuque. Um mangá que aborda uma das manifestações culturais brasileiras mais importantes, a capoeira! Que é considerada inclusive pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

A história do mangá segue com várias referências aos golpes típicos do estilo de luta, como também a história do surgimento da capoeira com os escravos, e outros tantos elementos da nossa cultura.

Ilustração do mangá batuque
Página do mangá que fala sobre a chegada dos escravos no brasil e o surgimento da capoeira
Ilustração do mangá batuque
Página do mangá retratando a história da capoeira

Sinopse

A história de uma garota do ensino médio tentando se encontrar na confusão da adolescência. Ichiri Sanjou, que gosta de skate, pode parecer uma criança normal, mas sempre que vê a lua cheia, é atingida por uma onda de emoção que não consegue compreender.
A história anda conforme ela aprende a arte-marcial Afro-brasileira, a Capoeira.
Protagonista de batuque aplicando um golpe de capoeira

O título é publicado desde 2018 na young jump sendo portanto uma obra de demografia seinen! Ou seja, possui como público alvo aldutos do sexo masculino. Na maioria das vezes essas obras apresentam temas mais sérios e maduros do que os mangás shounen.

Motivos para ler

Vale muito a pena ler se você gosta de mangás que exploram temas como o das artes marciais! Além de que, é um mangá sério, com grande riqueza histórica sobre a nossa cultura.

Outro ponto muito bom sobre a obra é a arte do mangá, dispensa comentários, sem sombra de dúvidas. O único problema é que existem poucos capítulos traduzidos para o português na internet, para quem sabe inglês é mais acessível. Só nos resta esperar que essa obra chegue ao brasil e quem sabe talvez não receba uma adaptação em anime, seria incrível.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here