Golden Kamuy (Segunda Temporada) – Resenha

2
83

A Segunda Temporada de Golden Kamuy é ainda melhor que a anterior.

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha.jpg

Exibição Original: 08 de Outubro de 2018 à 24 de Dezembro de 2018
Título Original: ゴールデンカムイ 第二期 / Golden Kamuy Second Season
Estúdio: Geno Studio | Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 11

Golden Kamuy definitivamente foi um dos animes mais originais que apareceram em 2018. A primeira temporada do anime (que teve sua estreia em abril de 2018) foi uma grata surpresa. Trazia uma trama repleta de personagens interessantes em uma corrida pelo ouro em meio a um Japão pós Guerra contra a Russia. Ao término da primeira temporada, ficou aquele gostinho de quero mais, pois ela termina em um ponto bem interessante da história. Para nossa sorte, a segunda temporada estreou na temporada de outubro / outono de 2018, e assim não tivemos que esperar muito. E para a nossa alegria (sim, me veio a música na cabeça) a segunda temporada de Golden Kamuy está ainda melhor que a primeira. O que já era bom, ficou melhor.

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 01Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 02

Um dos grandes atrativos de Golden Kamuy é o seu contexto histórico e cultural. Em diversos momentos durante a trama, somos apresentados a algum fato histórico do Japão ou algum costume dos Ainus pro exemplo, principalmente na parte de caça e de preparar a comida. Você quase pode tirar uma diploma de sobrevivência após ver o anime. Outo ponto que merece elogios é o visual do anime. Mantendo a qualidade da primeira temporada, o anime consegue ter um bom character design, assim como as paisagens e a trilha sonora. Falando em visual, você pode estar se perguntando se apareceram mais ursos (um trauma da primeira temporada) nessa temporada. Bom, vou deixar no ar para quem ainda não assistiu. Você vai ter que se arriscar.

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 04Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 05

Mas sem dúvida alguma os grandes alicerces de Golden Kamuy são: a trama e seus personagens. Como os personagens principais já haviam sido apresentados na temporada anterior, sobrou tempo para desenvolver os personagens secundários (que são vários) e alguns ganharam bastante notoriedade como Tanigaki, Ogata e Inkarmat. Explorando um pouco do passado dos personagens, ficamos melhor ambientados e assim entendemos mais de suas motivações. Tanto que em alguns episódios Sugimoto e Asirpa mal aparecem, pois eles já eram personagens bem estabelecidos dentro da trama de Golden Kamuy. E saber dosar esse revezamento entre os personagens foi um baita acerto dessa segunda temporada.

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 08Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 09

Enquanto íamos conhecendo mais os personagens secundários a trama em si não parou. Sempre dinâmica e ágil, a narrativa a todo instante sofre algum tipo de reviravolta. Golden Kamuy tem uma trama muito rica (O Golden não é a toa. OK, não teve graça). Ao desenvolver os personagens, o leque de opções que a trama pode seguir aumenta bastante, deixando assim várias possibilidades. Então acompanhar a dinâmica entre os personagens, ver as alianças que até ontem estavam valendo e de repente são jogadas no lixo por conta dos próprios interesses, é no minimo sensacional. Isso é um grande charme de Golden Kamuy, a sua imprevisibilidade. Você até começa a suspeitar quem pode trair quem, mas não dá para “cravar”.

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 06Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 07

Uma outra coisa que funciona em Golden Kamuy são os seus “momentos bizarros”. A trama está indo normal e do nada vira algo digamos, bem estranho, bem peculiar. Pegue por exemplo o episódio de Edogai-kun. Este episódio específico é extremamente bizarro, mas muito bem feito. Essas doses de bizarrice são muito boas dentro da narrativa de Golden Kamuy. É difícil conseguir esse equilíbrio entre ação, uma pegada mais séria (seinen) e momentos de emoção e diversão.

Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 10Golden Kamuy Segunda Temporada Resenha 12

A segunda temporada de Golden Kamuy é praticamente obrigatória se você gostou da anterior. Com mais espaço para personagens secundários e um avanço bem significativo na trama, Golden Kamuy é um dos grandes animes de 2018. Ele tem alguns defeitinhos sim, mas o resultado final é tão bom que você faz vista grossa. Se você embarcar com os personagens nessa corrida pelo ouro, é de certo que vai se divertir demais e ficar ansioso por uma terceira temporada. Já que a o gancho que fica ao termino da temporada é muito bom,  então vamos torcer para que esse anúncio não demore tanto.

Em 2019, a editora Panini anunciou que vai trazer o mangá de Golden Kamuy para o Brasil. Então fique de olho! E lembrando que todos os episódios de Golden Kamuy estão disponíveis na Crunchyroll.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Golden Kamuy (Segunda Temporada)
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.