Hashiras de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba: como poderia funcionar uma relação de mestre-aprendiz?
Cuidado, pois o texto possui leves spoilers da obra! Os Hashiras de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba: como poderia funcionar uma relação de mestre-aprendiz? Atualmente, a série em anime está disponível pela Netflix e pela Crunchyroll.
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é uma série shounen de ação popular que ocorre no Japão da era Taisho. A obra mostra matadores de demônios com espadas e que arriscam suas vidas todas as noites para exterminar os demônios. Este é um trabalho difícil mesmo para matadores experientes, que estão em desvantagem natural contra os poderes sobrenaturais dos demônios.
O corpo de exterminadores de demônios faz muito para apoiar seus lutadores, como pousadas onde os exterminadores podem passar a noite de graça e o uso de corvos mensageiros. Dada a frequência com que os assassinos comuns são mortos no cumprimento do dever, talvez eles precisem de algum treinamento extra e orientação dos nove Hashira, os caçadores de elite. Na verdade, o corpo de caçadores de demônios poderia pegar emprestado algumas idéias de Star Wars, de todas as coisas.
Os benefícios comprovados de um sistema mestre-aprendiz
Até agora, o protagonista Tanjiro Kamado passou por muito treinamento, mas ele também teve que descobrir muitas coisas por conta própria no meio do combate mortal, como aprender a usar um elemento da respiração solar. Tanjiro passou por um treinamento rigoroso, mas genérico, com Urokodaki. Mesmo quando ele e seus amigos treinaram na propriedade das borboletas, nada do que Tanjiro aprendeu foi especialmente único ou especial. Tanjiro pode ser um matador de demônios autodidata impressionante, mas a maioria dos outros matadores de demônios precisará de mais do que isso para ter sucesso e sobreviver como exterminadores de demônios. O que o corpo de caçadores de demônios precisa é de um sistema de mestre-aprendiz como os encontrados em Naruto, Guerra nas Estrelas e outras franquias.
Em franquias como Naruto, não basta um grupo ou nação ter lutadores de elite ao seu lado. Essas elites eventualmente perecerão ou se aposentarão e, se não aceitarem um aprendiz, tudo o que sabem pode morrer com elas. Um bom exemplo é Jiraiya, o sábio sapo, mentor de longa data de Naruto Uzumaki e figura paterna. Jiraiya e seus aliados sapos ensinaram a Naruto tudo sobre controle de chakra, a técnica Rasengan, Modo Sábio e muito mais. São coisas que Naruto nunca poderia ter aprendido com a academia ninja ou mesmo Kakashi Hatake. Desta forma, Naruto cresceu rapidamente como um shinobi especializado e garantiu que as melhores técnicas de Jiraiya vivessem nele.
Da mesma forma, em Star Wars, Mestres Jedi como Qui-Gon Jinn ensinam tudo o que sabiam a aprendizes como Obi-Wan Kenobi. A Ordem Jedi rotineiramente designa Jedi veteranos para treinar seus aprendizes adolescentes e jovens adultos, o que é uma oportunidade para transmitirem sua sabedoria suada e técnicas de combate. Dessa forma, os discípulos passam por treinamento no templo. Os Jedi são totalmente treinados somente depois de serem treinados individualmente por mestres e os seguirem por anos. Um Mestre Jedi pode passar seu conhecimento e habilidades únicas para seu aprendiz – algo que não é possível com o treinamento no templo – e o Demon Slayer pode aprender com isso. Muitos matadores de demônios de baixo escalão morrem porque seu treinamento básico não é suficiente. Eles precisam de seus próprios Mestres Jedi – os nove Hashira.
O Melhor Hashira para Mentorar o Esquadrão de Tanjiro
Infelizmente, não há Hashira suficiente para que um seja atribuído a cada novo matador de demônios. Entretanto, ainda há algumas soluções. Outros matadores de demônios de alto escalão podem ser companheiros de viagem e mentores para os novatos, enquanto matadores de nível médio, como matadores de tsuchinoto ou tsuchinoe, provaram ser dignos de ter um mentor Hashira próprio. Esses matadores de nível médio provaram seu valor, mesmo que ainda tenham um caminho a percorrer. Dessa forma, um Hashira pode ajudá-los a se tornarem caçadores verdadeiramente extraordinários. No entanto, a compatibilidade em termos de técnicas de espada e personalidades deve ser considerada.
Tanjiro Kamado se beneficiaria de ter Giyu Tomioka, Hashira da água, ou então com Kyojuro Rengoku, Hashira das Chamas, como seu mentor. O primeiro poderia ensinar a Tanjiro a verdadeira extensão da respiração aquática e ajudar Tanjiro a inventar novas técnicas, enquanto o último poderia ser o modelo pessoal de Tanjiro e ensiná-lo a lutar com convicção e fé ardentes. Afinal, Tanjiro e Kyojuro se deram bem no arco da história “Mugen Train”. Se Kyojuro tivesse sobrevivido, ele poderia ter sido o Qui-Gon Jinn de Tanjiro, e se Kyokuro estiver morto, Giyu deveria assumir. Mesmo que Tengen Uzui tenha aprendido a respeitar Tanjiro mais tarde, o estilo de luta ninja de Tengen e sua personalidade barulhenta não combinam bem com o estilo ou personalidade de luta de Tanjiro.
Enquanto isso, Zenitsu parece ser o futuro material de Hashira. Se ele conseguir o mentor certo, ele pode perceber seu potencial como um guerreiro que respira trovão. Ele também pode se dar bem com Kyojuro Rengoku, dadas as técnicas agressivas e diretas de Kyojuro e sua personalidade amigável, embora Zenitsu também possa aprender algumas técnicas especiais de Sanemi Shinazugawa, Hashira do Vento. Relâmpagos e ventos são mais ou menos semelhantes em técnica, afinal.
Inosuke Hashibira faria bem com a Hashira do Amor, Mitsuri Kanroji. O estilo de Mitsuri depende de sua imensa força e densidade muscular para funcionar. Contudo, considerando a força bruta de Inosuke, técnica de combate ágil e ênfase em padrões de ataque brutais, ele poderia aprender muito com Mitsuri e desenvolver novas técnicas baseadas em Mitsuri. A atitude honesta e sincera de Mitsuri também combina bem com Inosuke, que está bem sintonizado com seus instintos e emoções.
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal Investigation, Resenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022), Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos as resenhas da 1ª temporada de Tokyo Revengers, 2ª Temporada de Tokyo Revengers (2023) e da Resenha da 3ª temporada de Tokyo Revengers. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.