Junji Ito Collection (Anime) – Resenha

junji-ito-collection-resenha-poster

Junji Ito Collection – Resenha do anime de 2018

Junji Ito Collection é a antologia animada que adapta alguns dos contos do mestre do horror japonês Junji Ito, criador do aclamado mangá Uzumaki, publicado no Brasil pela editora Conrad. O anime baseia-se no mangá homônimo, publicado no nosso país com o nome Junji Ito: Fragmentos do Horror pela Darkside Books.

Sem uma trama corrente, a série traz dois diferentes contos a cada um de seus doze episódios, sem que estes tenham necessariamente alguma ligação. Tratam-se de estórias curtas que possuem seu arco fechado; uma amostra das dezenas de contos já publicados pelo autor.

junji-ito-collection-resenha-01

Ficha Técnica de Junji Ito Collection

Título Original: Ito Junji Collection/Itō Junji “Korekushon”/ 伊藤潤二『コレクション』
Ano: 2018
Estúdio: Deen| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom)

Sobre o que se trata

Como a maior parte das obras episódicas, Junji Ito Collection possui algumas ótimas estórias e outras nem tão memoráveis assim. Ito navega entre os mais diferentes temas, boa parte deles mexendo com o horror enraizado em alguns aspectos da cultura japonesa, como nos contos “Honored Ancestors” e “Bridge”.

Junji Ito Collection traz boas sacadas e, de modo geral, estórias que encontram o fator predominante do gênero de horror em qualquer parte do mundo: a curiosidade pelo mal, levando seus personagens a, fatalmente, se meterem onde não deviam.

junji-ito-collection-resenha-03

Embora muitos contos tenham finais previsíveis, a criatividade por trás de cada estória  – há contos sobre circo, lendas urbanas, dimensões paralelas e o que mais puder imaginar – é, sem dúvida, um dos principais pontos fortes, somado à sensação de mal estar e até mesmo de reflexão que algumas destas são capazes de proporcionar.

junji-ito-collection-resenha-04

A animação, embora pitoresca ao ponto de combinar com o clima da obra, deixa a desejar, passando a impressão de que foi pouco trabalhada, ou mesmo de que o estúdio não contou com orçamento suficiente para a produção. O mesmo não pode-se dizer da abertura – uma das mais legais e bem feitas desta temporada.

Considerações finais sobre Junji Ito Collection

junji-ito-collection-resenha-02

Em linhas gerais, Junji Ito Collection é uma boa pedida para os amantes do gênero, fãs de antologias ou a quem procura um anime descompromissado para passar o tempo, além de conhecer um pouco sobre um dos autores mais aclamados de terror. O anime está disponível na Crunchyroll.

Se você gosta de quadrinhos de terror, leia em nosso portal: Guia: Todas as Obras de Junji Ito. Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil. Além disso, também temos 5 quadrinhos franceses para conhecer e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips!

Gostou de nosso conteúdo? Se sim, então aproveite para nos seguir no Twitter Instagram.

Junji Ito: Histórias Macabras do Japão

Você sabia? Junji Ito: Histórias Macabras do Japão já estreou via Netflix, contando com um total de 12 episódios.

ASSINATURA
Análise Crítica
Data
Título Original
Junji Ito Collection
Nota do Autor
31star1star1stargraygray
Diego Betioli
Escritor, publicitário, louco por esportes e entretenimento. Autor de A Última Estação (junto com Rodolfo Bezerra) e CEP e um dos fundadores do Meta Galáxia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here