Olimpíadas de Tóquio #3 – Tênis de mesa

90

Fala rapazeada, tudo ok? todo mundo se vacinando? espero que sim; Vamos seguir a nossa série de posts olímpicos, hoje vou fazer um até curto, e hoje vou apresenta-los ou relembra-los de um excelente anime e também sobre um esporte muito dinâmico e divertido o popular ping pong ou é claro, Tênis de mesa!.

Esportes x Animes

Então hoje estamos falando de ping pong, sim, mas em sua versão oficial o tênis de mesa , que para quem não sabe, é um jogo que mistura tênis sobre uma mesa ( duh, é claro).

O esporte foi nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. O tênis de mesa, portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de campo.


No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de tesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre a história do esporte no Brasil e no mundo recomendo é claro o site da confederação Brasileira de Tênis de mesa e para as regras oficiais, embora sejam quase aquelas mesmas da época de escola do bom e velho ping pong, recomendo esse bom artigo.

Eu não diria que o tênis de mesa é um esporte popular no Brasil, me arrisco a dizer que fora o futebol, infelizmente nenhum é, mas como vou abordar um pouco mais para frente a campanha histórica protagonizada por Hugo Calderano, pode trazer um holofote a um esporte que sempre vimos como uma brincadeira saudável nas escolas, mas é também muito competitivo e sinceramente, bom demais para ser deixado de lado!.

Mascote oficial do Brasil do Ping Pong ou Tênis de mesa Olímpico, na Rio 2016

E o anime que retrata muito bem a competitividade do esporte, tanto quanto a complexidade do que se pode passar na mente ( é claro de forma leve) na cabeça de um atleta de alto nível ou no caso de pessoas que se espera que possam se tornar estes atletas é Ping pong: the animation.

Tênis de mesa ou ping pong, tanto faz

Sinopse: Por ter uma sinopse um tanto complexa e sinceramente cheia de spoiler, sugiro que leia por conta e risco no MAL
Episódios: 11
Streaming: Infelizmente indisponível oficialmente no Brasil

Ping Pong The animation: A obra suprema de tênis de mesa

Ping pong, é excelente em muitos aspectos, desde o fato de ser uma obra do outrora conceituado bloco Noitmaina, que para quem assiste anime ai a pelo menos uns bons 10 anos, sabe que animes do noitamina da decada de 2010, eram sinônimo de uma ótima obra em sua esmagadora maioria, é claro, e Ping pong um anime de  2014, esteve por ali sendo transmitido nesse bloco.

Um anime que apesar do surrealismo ou o jeito abstrato de sua arte afastar algumas pessoas, com certeza afastou a mim em 2014, a obra tem muito a oferecer, talvez o ‘objetivo’ de ping pong seja o mesmo de diversos animes de esporte por ai, te mostrar a evolução de um personagem, mas a carga dramática de uma intensa jornada de descobrimento pessoal de dois jovens, entre outros personagens, intercalado com boas doses de partidas alucinantes e horas também abstratas de tênis de mesa, mas como o principal objetivo de um anime de esporte, ou de qualquer obra e te prender, Ping Pong faz isso muito bem, e é altamente recomendado.

Momento Meta esportiva

Hugo Calderano astro do tênis de mesa brasileiro

No momento meta esportiva deste post, será algo curto, porém histórico, Hugo Calderano Nº 6 no ranking de mesa-tenistas mundial, fez a melhor campanha da história olímpica brasileira ao chegar as quartas de final na chave simples, superando o também lendário Hugo Hoyama que chegou nas oitavas de final nos jogos de Atlanta em 96, valeu HUGO!

Para acompanhar mais matérias temáticas das olimpíadas entre outras coisas navegue pela vasta galáxia do meta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here